Reconstruindo o Lar: um Estudo em NeemiasSample
Você lida melhor com pessoas ou com coisas?
Uma família é composta de coisas e pessoas. Por exemplo, uma família precisa viver em algum tipo de lar físico. Nesse lar, os membros da família têm relacionamentos. Um sem o outro não é uma família saudável e segura. O que é verdade sobre a família também se aplica à família da igreja de Deus.
Um bom líder sabe como administrar tanto as coisas (ex.: finanças, propriedades, tecnologia, equipamentos), quanto as pessoas (ex.: relacionamentos, cultura de liderança, dinâmicas de equipe, saúde organizacional). Em sistemas familiares, essa diferença seria entre o lar, a agenda, o orçamento com o qual a família vive e a comunicação interpessoal e relacionamentos entre familiares. Ambos são muito importantes.
Até agora, em Neemias, vimos ele trabalhar principalmente com coisas (levantamento de recursos, documentos legais, empilhamento de pedras, construção da muralha, colocação dos portões, segurança e relações públicas). Com muito desse trabalho agora concluído, o foco dele muda para as pessoas e para como recebê-las na cidade e na igreja, cuidar delas, ensiná-las sobre Deus e ajudá-las a construir famílias saudáveis e relacionamentos interpessoais juntamente com Esdras (para aprender mais, leia o livro de Esdras na Bíblia). Basicamente, Neemias passa de trabalhar na parte de fora da organização para trabalhar na parte de dentro.
Como lição de liderança, Neemias começa com líderes que vão construir as próprias equipes para concluir suas respectivas partes da missão. Esses líderes e equipes incluem:
- Porteiros – vigiando partes da cidade como líderes geográficos para cuidar das pessoas da igreja quando estão espalhadas durante a semana;
- Cantores – guiando o povo de Deus em adoração conjunta quando se reúnem;
- Levitas – basicamente pastores e líderes de ministério com assistentes confiáveis que cuidam das pessoas, ajudando-as a amadurecer no relacionamento com Deus e com os outros.
Supervisionando essas equipes estavam dois líderes primários que se reportavam diretamente a Neemias: Hanani e Hananias. Hananias supervisionava a segurança da cidade e da igreja. Em uma igreja, Hanani seria como um pastor administrativo, e nos negócios, ele seria um gerente financeiro ou vice-presidente. Esse homem era irmão de Neemias e estava com ele desde o início do projeto (1:1-2). Ele foi escolhido porque temia a Deus e havia se provado durante todo o projeto, sabia-se que ele não iria sabotar Neemias nem ser convencido pelos inimigos. O princípio de liderança aqui é que a maioria dos líderes no poder precisam passar por longos períodos de testes antes de receberem a autoridade para liderar outros líderes e equipes, ou nas palavras do Novo Testamento, ser “testado e aprovado”.
Além dos líderes, Neemias também começou a liderar através de políticas para governar o povo e garantir o bem-estar de todos. Essas políticas incluíam definir os horários em que os portões da cidade seriam abertos, colocar vigias a postos e preparar o povo para o crescimento da cidade e da igreja. À medida em que uma organização cresce, o líder começa a liderar menos através do contato pessoal e mais através de líderes assistentes nomeados e políticas, para que as coisas não atrapalhem o relacionamento com o líder sênior. Para algumas pessoas, essas mudanças podem ser difíceis porque elas se sentem deslocadas, sem ter acesso direto ao líder sênior, mas é o único jeito de liderar uma organização em expansão.
Tendo concluído a muralha e estabelecido a liderança para cuidar do povo, da cidade e da igreja, estava tudo pronto para que as pessoas chegassem e se convertessem ao Deus da Bíblia. O princípio de liderança aqui é que um líder trabalha para estabelecer estruturas, líderes, cuidado e sistemas que possam receber, evangelizar e discipular pessoas. As pessoas que Deus trouxe para a cidade e para a igreja são listadas neste capítulo de Neemias porque todos são conhecidos e cuidados por Deus.
Depois de terminar a muralha que rodeava Jerusalém em apenas 52 dias, o povo finalmente podia habitar a cidade, que anteriormente havia estado em ruínas por 141 anos. A maior parte de Neemias 7 é uma repetição da mesma lista de pessoas mencionada em Esdras 2:1–64. Enquanto muitos comentaristas pulam essa parte da Escritura inspirada, ela mostra quanto do ministério gira em torno de cuidar das multidões de pessoas e administrar dinheiro e outros recursos.
Enquanto não somos bem informados sobre cada um desses líderes, a Escritura diz que Zorobabel era um líder civil proeminente e que Jesua era um líder religioso notável de quem vieram 14 gerações seguidas de sumos sacerdotes. Ambos aparecem com destaque nos livros de Ageu e Zacarias.
Essa longa lista é de pessoas comuns que voltaram para a cidade para adorar a Deus. O equivalente dessa lista hoje é simplesmente aqueles que são cristãos e vivem a fé na sua igreja e nas igrejas ao seu redor.
Neemias lista pouco mais de 4000 sacerdotes que eram descendentes de Arão, irmão de Moisés. Junto com eles estão os Levitas, que descendiam de um dos 12 patriarcas de Gênesis e ajudavam os sacerdotes no trabalho pastoral de cuidar do povo.
Os cantores que guiavam o louvor na cidade são citados pelo menos 18 vezes em Neemias. Nisto, vemos a importância da adoração musical e da produção que inclui cantar com o povo de Deus.
Os porteiros eram líderes escolhidos para vigiar os vários bairros da cidade onde os portões estavam. Por esses portões as pessoas entravam e saíam da cidade e eram a porta para a igreja do Antigo Testamento onde Deus seria encontrado e adorado.
Enquanto os sacerdotes ministravam como pastores graças à ajuda dos levitas, que eram como líderes de apoio do ministério, os levitas também eram ajudados pelos servos do templo e pelos servos dos filhos de Salomão. Esses servos trabalhavam fielmente assim como membros frutíferos de uma igreja.
Também havia uma lista de pessoas que chegaram em Jerusalém dizendo ser líderes religiosos e membros de famílias proeminentes. Entretanto, o que eles diziam não podia ser comprovado, então não foram colocados na liderança sem a confirmação de Deus. Sempre haverá pessoas que se colocam como líderes espirituais, mas a menos que as alegações possam ser comprovadas, elas não devem receber o poder de liderança. Só porque alguém já liderou em outro lugar, não quer dizer que esteja pronto para liderar num lugar novo até que seja conhecido, provado e convidado.
A cidade e a igreja cresceram muito e rápido. Para custear todo o ministério, muito dinheiro foi generosamente doado pelo povo de Deus. Felizmente, não só o povo doou generosamente, mas também as pessoas mais ricas que foram capazes de garantir uma boa parte das despesas do ministério urbano com presentes que valeriam milhões de dólares hoje em dia. Todos deram, e quem tinha mais deu mais.
Por último, nesse capítulo aprendemos muitos princípios sobre Deus e sobre as pessoas, incluindo os seguintes:
- Deus fez as pessoas e salva as pessoas porque, em Sua misericórdia, Ele se importa conosco;
- Deus nos conhece pelo nome e tem Seu povo registrado (ver também as palavras de Jesus em Lucas 10:20);
- Deus cuida do Seu povo através de líderes e sistemas;
- Deus manda que todo o Seu povo sirva o bem-estar da igreja e da cidade de alguma forma;
- É bom para uma igreja/ministério buscar crescer recebendo e servindo mais pessoas;
- Uma organização em crescimento deve amadurecer e mudar para permanecer saudável e efetiva;
- Deus sendo adorado pelo Seu povo em tudo é o motivo pelo qual nós fomos criados e a fonte da nossa alegria;
- Deus ser adorado inclui nossa contribuição generosamente para o custeio do ministério.
Reflexão:
Você é melhor em administrar coisas ou pessoas?
Scripture
About this Plan
Neste plano de 13 dias, você estudará o livro de Neemias, que destaca a ideia de Cristo x cultura e a colisão entre Deus e o governo. Esperamos que você aprenda a ser um líder cheio do Espírito e persevere no chamado de Deus para a sua vida, apesar da oposição dos outros.
More