YouVersion Logo
Search Icon

Reconstruindo o Lar: um Estudo em NeemiasSample

Reconstruindo o Lar: um Estudo em Neemias

DAY 6 OF 13

Qual é o melhor jeito de lidar com inimigos cruéis?

Em qualquer evento esportivo competitivo, os últimos minutos são os mais intensos e empolgantes. Um time está próximo da vitória e o outro reúne toda a coragem para tentar impedir. O que é verdade nos esportes também é verdade nos negócios, na política e no ministério: sempre há uma luta perto do fim.

Em Neemias, enquanto o povo de Deus estava tendo sucesso na reconstrução da cidade e da igreja na cidade, a oposição aos esforços do povo escalou. Com as muralhas de proteção praticamente reconstruídas, faltando apenas os portões, os inimigos surgiram para impedi-los. Neemias foi escolhido para o ataque porque era o líder. Jesus citou o princípio do Antigo Testamento de que o melhor jeito de espalhar as ovelhas é atingir o pastor, e Satanás também conhece essa passagem e é por isso que a pessoa no comando acaba sendo atingida. Deus não só aponta líderes, mas Satanás e seus servos também os atacam. Ser um líder piedoso requer disposição e habilidade de suportar ataques pessoais e dificuldades sem desistir, ficar amargurado ou se desviar da missão. Neemias 6 é um estudo de caso sobre liderança, assim como sobre táticas comuns que o Inimigo e os inimigos usam contra os líderes escolhidos por Deus. Neemias terá que aumentar sua tolerância à dor para terminar o trabalho.

Os críticos que foram contra o ministério de Neemias desde que ele chegou pela primeira vez à cidade se reuniram para desviá-lo da missão. À primeira vista, o que parece ser uma mudança de intenção, querendo encontrar com Neemias para uma conversa em uma cidade entre as duas frentes de guerra, nada mais é que uma armadilha para matá-lo. Neemias respondeu com discernimento, sabendo que eles não queriam sua amizade, mas seu fracasso. Desperdiçar alguns dias numa reunião lhe custaria o término do trabalho. Então, ele rejeitou a oferta repetidas vezes. Dizer não para inimigos insistentes, dissimulados e mentirosos que exercem pressão pública é uma lição fundamental de liderança.

Sem sucesso em distraí-lo, seus inimigos passam a atacar Neemias pessoalmente. Um líder sempre sofre as investidas públicas mais duras e frequentes porque, assim como no campo de batalha, o caminho mais curto para vencer uma guerra é atingir o oficial de patente mais alta. Os inimigos de Neemias eram líderes políticos ricos e poderosos, então seus ataques pessoais foram muito sérios. Por causa do caráter impecável de Neemias, seus inimigos se voltaram para a tática demoníaca de fabricar mentiras – que ele se colocaria como rei (mesma mentira usada mais tarde sobre Jesus em Lucas 23:1-5). A rebelião poderia ter resultado na prisão de Neemias em Susã e possivelmente em pena de morte. Neemias encarou o cenário tenebroso de completar sua missão ou salvar sua vida.

Para piorar, as mentiras foram comunicadas em uma carta aberta legal, que gerou credibilidade. Documentos legais antigos eram selados para serem lidos apenas pelo destinatário. Ao enviarem uma carta aberta, os inimigos de Neemias estavam circulando a mentira publicamente. Na linguagem de hoje, seria como lançar uma campanha de difamação nas redes sociais, através de e-mails, mensagens, blogs, jornais e artigos sem base com manchetes sensacionalistas e um advogado suspeito preenchendo a papelada. Neemias ignora a maioria das mentiras, refuta as piores mentiras e ataca as intenções de seus inimigos como táticas políticas movidas por medo. Ele não se reuniu com seus inimigos, mas se reuniu com seu Deus em oração por sabedoria e coragem.

Apesar dos esforços fracassados de distrair e arruinar Neemias, seus inimigos continuaram atacando, tentando enganar as pessoas que o apoiavam. Eles colocaram sua fé em Deus contra ele. Um “profeta” que alegava falar em nome de Deus chamou Neemias para uma reunião em sua casa para entregar uma “profecia”. A falsa profecia do falso profeta era que Neemias seria morto naquela noite, e Deus queria que ele fugisse para o templo para ficar isolado e se esconder em segurança. Essa tática, popular desde sempre, consiste em pagar um líder religioso para mentir e contrariar o líder temente a Deus que fala a verdade. Neemias não foi enganado por esse charlatão. Só porque alguém é espiritual, ou até foi bastante usado por Deus no passado, o que ele disser não deve ser imediatamente aceito, deve-se confirmar a veracidade. Jesus, Paulo e João prometeram que falsos profetas viriam em nosso tempo, assim como aconteceu no tempo de Neemias.

Entrar no Templo como o falso profeta havia recomendado seria suicídio. A pena seria morte, e até o Rei Uzias, pela misericórdia de Deus, foi punido apenas com lepra por fazer a mesma coisa.

A resposta final de Neemias às tentativas de distração, destruição e engano é exemplar. Primeiro, ele teve coragem para continuar insistindo. Segundo, ele teve discernimento e não foi convencido por ameaças, mentiras nem manipulação. Terceiro, ele orou incessantemente por sabedoria e poder para si mesmo e por uma vingança vinda de Deus para seus inimigos.

Neemias perseverou sem esposa, amigos, alguém que o consolasse, encorajasse ou aliviasse o peso dos ataques constantes. Liderança é solitária, e Neemias orava muito porque Deus era tudo que ele tinha. Enquanto muitas alegrias e prazeres são tirados de um líder (ex.: sono, uma vida calma, descanso, segurança, privacidade, encorajamento e amizades), Deus bondosamente Se dá a eles em um relacionamento mais profundo do que os cristãos normalmente têm.

Esta cena é uma transição importante porque a muralha está pronta. Em menos de um ano desde o chamado de Deus, Neemias completou a primeira e mais difícil tarefa, reconstruir a muralha da cidade para reforço. Neemias trabalhou em oração e planejamento, ganhou permissão legal do rei, levantou recursos, se mudou de Susã para Jerusalém, suportou críticos externos além de ameaças de morte internas e externas. A reputação de Neemias foi atingida, junto com seu bolso, uma vez que ele não recebeu salário e pagou por boa parte do trabalho. No entanto, depois de quase 141 anos de tentativas fracassadas a muralha foi terminada, o povo de Deus foi recebido e Deus pôde ser adorado.

Curiosamente, o término da muralha é relatado de passagem, com pouca reflexão sobre os sentimentos de Neemias. Talvez ele tenha mantido o foco na próxima tarefa, passando de coisas (pedras, muralhas, portões) para pessoas (novos moradores e novos convertidos). Líderes tendem a passar rapidamente de um sucesso para as novas oportunidades e obstáculos que vêm a seguir.

Alguns dos que criticavam Neemias perderam a coragem quando a muralha ficou pronta. O sucesso de um líder talvez seja sua melhor defesa contra ataques e críticas. Ao terminar a missão que Deus lhe havia dado, Neemias provou que Deus estava com ele. Com o sucesso, Neemias permaneceu humilde, dando todo o crédito a Deus. Nem todos os contrários a Neemias, no entanto, desistiram e seguiram suas vidas. Tobias, que provavelmente era judeu, se estabeleceu como o principal inimigo de Neemias, em guerra até o final do livro. Um líder de negócios público e poderoso, ele até se casou com a filha de Mesulão, que havia ajudado a reconstruir a muralha para ganhar pontos com o povo de Deus (3:4, 30). Para piorar, Tobias aparentemente também contratou uma empresa de marketing para melhorar sua imagem pública.

O princípio da liderança neste capítulo é que às vezes as pessoas que mais deveriam estar com você estão contra você. Se não há nada que você pode fazer para trabalhar com elas, você precisa ignorá-las e continuar sua missão, que é exatamente o que Neemias fez.

Reflexão:

Neemias estava sozinho e orava bastante. Como os membros de uma igreja podem orar uns pelos outros, para que não estejam sozinhos?

Scripture

Day 5Day 7

About this Plan

Reconstruindo o Lar: um Estudo em Neemias

Neste plano de 13 dias, você estudará o livro de Neemias, que destaca a ideia de Cristo x cultura e a colisão entre Deus e o governo. Esperamos que você aprenda a ser um líder cheio do Espírito e persevere no chamado de Deus para a sua vida, apesar da oposição dos outros.

More