Reconstruindo o Lar: um Estudo em NeemiasSample
Como visualizar que as guerras políticas e sociais são, na verdade, guerras de adoração?
Sendo pastor, viajando o país e o mundo, meu coração é partido muitas vezes quando vejo uma igreja que já foi linda, tendo sido negligenciada há anos e não tendo mais a bela família que fazia parte dela. Fico impressionado ao ver que, por muito tempo, tantas pessoas do povo de Deus, vivendo na comunidade, ignoram a necessidade, ou que as pessoas que cuidavam da propriedade não têm a visão de reconstruir e recomeçar o ministério.
Vemos algo similar acontecendo no primeiro capítulo de Neemias. Embora a cidade de Jerusalém estivesse destruída e suas muralhas quebradas há 141 anos, ele teve um momento emocional profundo e repentino quando ouviu as notícias, causando choro, lamento, jejum e oração por 3 a 4 meses (2:1 está em Março-Abril). Alguns já especularam que Neemias estava respondendo a novas notícias devastadoras, mas é mais provável que ele estivesse apenas vendo e sentindo as notícias velhas de um jeito novo.
Por vivermos em culturas não menos quebradas espiritualmente do que a Jerusalém do tempo de Neemias, deveríamos sentir o que ele sentiu e orar como ele orou. Antes de fazer um plano ou começar um projeto, Neemias passou meses orando e jejuando para que Deus fosse adiante dele e o preparasse para a tarefa de reconstruir um lar para o povo de Deus se reunir e adorar livremente.
Em todo o livro de Neemias, ele ora repetidamente para ter a visão de Deus e o papel que Deus tinha para ele no cumprimento dessa visão. Sem fazer da oração de Neemias um protótipo rígido, é útil aprender com seu exemplo, que inclui:
- A adorar a Deus (1:5);
- A arrepender-se do pecado (1:6-7);
- A aceitar as promessas de Deus (1:8-9 ecoa Deuteronômio 12:5, 9:29, 28:64, e 30:1-4);
- A ansiar pela bênção de Deus (1:10-11).
Neemias ocupava uma posição estratégica na corte do Rei Persa Artaxerxes, que era o terceiro filho de Assuero e Vasti, que foram citados no livro de Ester. Um homem brutal, “Artaxerxes matou Artabano e assassinou seu irmão mais velho, Dário, o herdeiro do trono. Ele então derrotou seu outro irmão Histaspes em batalha. Artaxerxes suprimiu duas grandes rebeliões nos primeiros anos de seu reinado.”
No exemplo de Neemias, aprendemos como o povo de Deus pode ocupar posições estratégicas nos negócios e no governo. Um jeito é se tornar líder. Outro jeito é se aliar a um líder em ascensão, como assistentes fiéis e confiáveis que acompanham o líder humildemente. Neemias, assim como José no Egito e Daniel na Babilônia, é uma ilustração do segundo jeito. Embora Neemias fosse, essencialmente, um escravo, seu caráter e sua lealdade o elevaram ao círculo mais próximo dos assistentes de mais confiança do rei.
Tentativas de assassinato contra o rei eram comuns, então um copeiro garantia a segurança do rei. Vigiando as compras e o armazenamento dos vinhos do rei, eles também provavam os vinhos para garantir a segurança. Esse trabalho perigoso exigia uma pessoa muito confiável, já que a vida do rei estava literalmente nas mãos de Neemias. Um dicionário da Bíblia acrescenta: “Copeiros podiam ter outras funções, como indicado no livro de Tobias 1:22: ‘Aicar tinha sido copeiro-mor, ministro da justiça, administrador e tesoureiro’”.
O papel de Neemias pode ter exigido que ele fosse castrado, como acontecia muitas vezes (por exemplo, Daniel, de acordo com Isaías 39:6-7 e Daniel 1), e isso explicaria por que ele tinha acesso à rainha frequentemente (2:6). Sem saber que Deus usaria sua posição no governo um dia, Neemias serviu humildemente e fielmente um homem ímpio por anos com caráter e integridade, o que lhe permitiu ser liberado para reconstruir Jerusalém: “O rei persa provavelmente apontou Neemias como governador da Judeia porque ele queria um súdito local para governar esta poderosa área localizada diretamente entre a Babilônia e o instável Egito.”
O ponto do primeiro capítulo é que os testes de caráter que encaramos hoje estão nos preparando para nosso testemunho amanhã.
Reflexão:
Neemias passa muito tempo orando e escrevendo. Quanto tempo da sua vida você investe orando e lendo a Bíblia?
Scripture
About this Plan
Neste plano de 13 dias, você estudará o livro de Neemias, que destaca a ideia de Cristo x cultura e a colisão entre Deus e o governo. Esperamos que você aprenda a ser um líder cheio do Espírito e persevere no chamado de Deus para a sua vida, apesar da oposição dos outros.
More