YouVersion Logo
Search Icon

Reconstruindo o Lar: um Estudo em NeemiasSample

Reconstruindo o Lar: um Estudo em Neemias

DAY 4 OF 13

Como você pode construir sua vida e protegê-la dos seus inimigos?

Alguns anos atrás, eu estava no carro com um pastor cristão muito conhecido, cuja vida teve muitos altos e baixos. Ele já viu Deus aparecer e fazer coisas incríveis e sobrenaturais, como também já viu Satanás aparecer e fazer coisas demoníacas e vis. Tendo suportado muitos mais ataques públicos do que eu vou ter que suportar, ele atiçou minha curiosidade ao perguntar se eu gostaria de saber o segredo para nunca mais ser caluniado publicamente. Ele me disse que as chaves para não ser atacado, criticado ou contrariado são: 1— não dizer nada; 2 — não fazer nada; 3 — não ter nada.

As palavras dele foram esclarecedoras e tranquilizadoras. Se você quer defender algo, ter algo ou fazer algo, você precisa pagar algo. Quanto mais você espera ter, mais precisa dar. Neemias tem uma visão dada por Deus, cobertura militar e apoio financeiro do rei, se mudou de Susã para Jerusalém e tem o apoio de um grupo pequeno, mas crescente, que confia na liderança dele. Como toda guerra espiritual, inimigos aparecem tentando quebrar tudo que Neemias e o povo estão tentando construir. Desde o primeiro dia em que Neemias chegou na cidade, alguns o odiaram, odiaram sua mensagem e odiaram sua missão (2:10). O que começou como o equivalente a críticas em blogs e redes sociais se transformou em uma multidão perigosa que nunca vai embora, a menos que Neemias deixe de obedecer o Senhor e comece a obedecer a multidão.

Quando Deus estiver com você, é certo que Satanás e outras pessoas estarão contra você. Quando Deus colocar as mãos sobre você, é certo que Satanás e outras pessoas levantarão os punhos contra você. Quando Deus lhe der o que você precisa, é certo que Satanás e outras pessoas tentarão roubar de você. Quando você compartilhar sua visão, é certo que Satanás e outras pessoas zombarão de você.

A respeito dos motivos para prejudicar uma obra de Deus, as pessoas se tornam inimigas por razões diversas.

  1. Pessoas inseguras são ameaçadas pelo sucesso de um líder/organização.
  2. Pessoas invejosas cobiçam o sucesso de um líder/organização.
  3. Inimigos têm uma agenda que conflita com a missão de um líder/organização.
  4. Pessoas soberbas exigem controle sobre um líder/organização.
  5. Pessoas inflexíveis se opõem a mudanças e atacam qualquer líder/organização que promovam mudanças.
  6. Pessoas demoníacas atacam qualquer coisa ou pessoa que esteja fazendo o bem para Deus.
  7. Pessoas impenitentes atacam um líder/organização que diz a verdade que eles detestam.

Neemias 4 é um estudo de caso sobre liderar pessoas em meio a calúnias, ataques e mentiras para mantê-las na mensagem e na missão. Em algum ponto, toda igreja, ministério, negócio ou outra organização que busca fazer o bem terá que suportar oposição para continuar na bênção.

A oposição começa no nível psicológico, com zombaria e piadas, antes de o trabalho começar, e fica bastante pessoal para desencorajar as pessoas (4:1-3). Hoje, a internet só multiplica esse problema. O anti-movimento tinha dois líderes visíveis, como dois canos em uma arma (2:10). Sambalate era um governador poderoso de uma cidade vizinha que se importava apenas com o próprio poder, prazer e lucro. Tobias provavelmente se casou com uma mulher judia para enganar o povo de Deus, assim como Judas. Pessoas como Tobias são confusas porque dizem que são crentes, e aí batem de frente com a visão de Deus e atacam os líderes colocados por Deus.

Neemias sabiamente escolhe não escutar as críticas porque, se você escutar, vai se irar (4:4-5). Neemias não alimentaria um fogo de conflito para se distrair da missão que Deus lhe havia dado. Ao invés de acumular frustrações, ou explodir de raiva com as críticas, Neemias corre para Deus em oração continuamente. Primeiro, ele ora por bênçãos para o povo de Deus. Segundo, ele ora por julgamento para seus inimigos, que estão efetivamente lutando contra o próprio Deus.

Deus ouviu e respondeu a oração de Neemias muito rapidamente, e o povo superou o medo de avançar em unidade (4:6). Ao invés de gastar energia com as críticas e mentiras, o povo investiu energia na missão.

Vendo a determinação e o sucesso do povo de Deus, os oponentes (liderados por Sambalate e Tobias) recrutaram mais inimigos para a luta, reunindo uma aliança de baderneiros e desordeiros (4:7-8). Infelizmente, alianças ímpias se formam muitas vezes com o único propósito de criar oposição a um líder e sua missão. Eles rodearam a cidade inteira com Sambalate ao norte, Tobias ao sul e os amonitas ao leste, Gesém (2:19) e os árabes ao sul e os homens de Asdode, da cidade filisteia, ao oeste. Foi uma ameaça de guerra vinda de todos os lados.

Ao invés de responder às críticas ou perder tempo em negociações sem sentido, Neemias chamou o povo para orar. Ele também nomeou seguranças para vigiar o tempo todo em caso de ataques. Isso trouxe conforto ao povo de Deus e um alerta para os inimigos. Visto que lutamos tanto no nível espiritual quanto no físico, eles oraram e ficaram de guarda (4:9).

Apesar da resposta um tanto pacífica de oração e segurança defensiva, os inimigos começaram a fazer ameaças de morte contra os cristãos, as coisas começaram a escalar e indicar um conflito sangrento. Neemias tinha que estar estressado. Até os cristãos que eram a favor do projeto tiveram medo de que seriam atacados simplesmente por estarem associados com Neemias. Para piorar as coisas, as pessoas estavam cansadas do trabalho e possivelmente teriam que defender a si mesmos e suas famílias (4:10-12).

Em resposta às ameaças e ao perigo iminente, Neemias colocou famílias inteiras em vários pontos de vulnerabilidade em torno da muralha. Neemias estava colocando um fardo pesado sobre os pais e seus filhos de proteger suas famílias, porque o que estava em risco era mais do que só uma cidade ou uma igreja, mas o legado dos homens e suas famílias terem um futuro como adoradores de Deus (4:13-14).

Um herói fora da Escritura é o grande pregador Charles Haddon Spurgeon (1834-92). Sua revista “A Espada e a Espátula”, lançada em 1865, teve o nome inspirado em Neemias 4. Tudo que construímos com Deus (ex.: vida espiritual, casamento, filhos, negócios, ministério) exige trabalho, como simbolizado pela espátula dos construtores. Já que os inimigos adoram destruir o que construímos, também devemos ter uma espada na outra mão para defesa. À luz dessas imagens poderosas, duas perguntas importantes devem ser consideradas:

  1. Espátula: o que Deus incomodou você para construir? (Uma vida espiritual? Casamento? Filhos? Negócio? Ministério?)
  2. Espada: Como você pode defender o que está construindo?

Reflexão:

Por que era importante que o povo se mantivesse unido e apoiando uns aos outros em Neemias 4? Como você pode buscar isso com sua família e/ou amigos cristãos?

Scripture

Day 3Day 5

About this Plan

Reconstruindo o Lar: um Estudo em Neemias

Neste plano de 13 dias, você estudará o livro de Neemias, que destaca a ideia de Cristo x cultura e a colisão entre Deus e o governo. Esperamos que você aprenda a ser um líder cheio do Espírito e persevere no chamado de Deus para a sua vida, apesar da oposição dos outros.

More