Reconstruindo o Lar: um Estudo em NeemiasSample
Como descobrir a vontade de Deus através da oração e do planejamento?
Quando minha esposa, Grace, e eu nos casamos, percebemos rapidamente que resolvíamos problemas de jeitos bem diferentes. Ela passava muito tempo orando para se acalmar, se encher de fé e confiar que Deus cuidaria de nós. Eu passava meu tempo planejando, pesquisando, olhando calendários e orçamentos e tentando montar uma estratégia para superar nossas frustrações e ter um futuro melhor. No começo do nosso casamento, a oração dela e o meu planejamento se tornaram um ponto de discordância. Ela sentia que eu não era espiritual o bastante. Eu sentia que ela não era prática o bastante. Estando casados há mais de três décadas, nós aprendemos um com o outro. Eu oro muito mais antes e durante nosso planejamento. A Grace ainda ora, mas aprendeu a também me ajudar com o planejamento.
E você? Você é melhor em orar ou em planejar?
Assim como um pé esquerdo e um direito, a caminhada de Neemias com Deus envolve oração e planejamento. Em Neemias 1, Deus deu a ele o coração de Jesus por uma cidade devastada e uma igreja devastada naquela cidade. Tragicamente, aquele cenário estava inalterado há 141 anos, apesar dos muitos esforços fracassados de reviver tanto a cidade quanto a igreja. Então, Deus chamou Neemias para liderar a reconstrução e o avivamento. Neemias começa orando pela sabedoria de Deus, pelo favor e pelas finanças do rei, enquanto desenvolve um plano estratégico compreensível.
Diante do rei, Neemias não conseguia esconder seu fardo. Era esperado que qualquer um que estivesse na presença do rei, especialmente se a rainha estivesse presente também, tivesse um espírito alegre e não trouxesse um fardo. O pedido de Neemias de deixar seu trabalho para reconstruir uma cidade e uma igreja é ousado porque colocaria a vida do rei em risco. Então, ele para rapidamente para orar mais uma vez. O que torna esse pedido ainda mais audacioso é que 13 anos antes, o mesmo pedido foi feito para reconstruir a mesma cidade e igreja, e o pedido foi negado pelo mesmo rei para quem Neemias estava pedindo! O rei queria saber o plano de Neemias e quanto tempo levaria (incríveis 12 anos). (5:14, 13:6).
Neemias formulou seu plano, pedindo cartas do rei como proteção militar para a jornada. Ele também pediu ao rei que financiasse o projeto pessoalmente com madeira de sua floresta particular, além de uma residência pessoal para servir de base segura para operações. De forma impressionante, a grande oração de Neemias (1:11) foi respondida. Deus recebe todo o crédito por todo o sucesso.
Quando Deus age, Satanás reage. Pela primeira vez na história, uma oposição unida se levanta contra Neemias e seus críticos são os primeiros a “cumprimentá-lo” em Jerusalém. Líderes políticos de áreas vizinhas se juntaram para atacar Neemias e sua missão de reconstruir a cidade e a igreja. Até mesmo líderes humildes, que estão agindo em obediência a Deus, sempre vão encarar críticas e oposição, como também aconteceu com Jesus.
A jornada de 160km até Jerusalém levou alguns meses. Ao chegar, Neemias curiosamente não começa a trabalhar imediatamente, mas tira três dias para orar e descansar. Ele estava sabiamente reunindo energias para um tempo longo e cansativo de trabalho e oposição.
Neemias começou seu trabalho no escuro para investigar discretamente, em primeira mão, as condições da muralha. Líderes tomam decisões baseadas em informações, e sem informações precisas, um líder toma decisões ruins. Então, Neemias viaja para Jerusalém e inspeciona a muralha inteira sozinho. Os vários portões quebrados eram, basicamente, as entradas da cidade, e sem uma muralha e portões reconstruídos, o povo de Deus não poderia retornar à cidade e adorar como igreja.
Nessa parte do relato de Neemias, aprendemos duas lições importantes sobre liderança. Primeira, um líder precisa aceitar a realidade. Neemias usou as palavras “quebrado” e “destruído” para descrever o quanto as coisas tinham ficado terríveis. Segunda, um líder só vai ser capaz de inspirar outros a seguirem-no se estiverem convencidos de que estão seguindo o chamado de Deus. Apesar dos 141 anos de tentativas frustradas, falta de experiência para o trabalho, uma tarefa gigantesca e apenas um grupo pequeno de ajudantes desmotivados, enfrentando críticas poderosas, Neemias continua porque foi “o que o meu Deus havia posto no meu coração para eu fazer” (2:12). O chamado de Deus significava que ele não desistiria.
Finalmente pronto para passar a visão de Deus para o povo, Neemias falou a eles diretamente e do coração. Primeiro, ele se identifica com o povo, dizendo repetidamente “nós”. Segundo, sua motivação é humilde, e não orgulhosa, e seu objetivo é poupar o povo de Deus de mais escárnio. Terceiro, ele garante que Deus já respondeu suas orações e que a mão dEle está com eles. Quarto, ele relembra a vitória que Deus já lhes havia dado com o apoio do rei, provando que Deus estava com eles. Quinto, ele olhou o povo nos olhos, falou a eles diretamente e respondeu as perguntas deles para ganhar a confiança de todos.
Corajosamente, o povo que vivia sem sucesso e sem esperança há muitos anos, acreditou na visão que Deus deu a Neemias, confiou na integridade dele e concordou em trabalhar juntos. A missão era monumental. Estima-se que a muralha tinha entre 1,5 e 4 km de circunferência, aproximadamente 1 metro de espessura e entre 4,5 e 6 metros de altura, estava destruída há muitos anos, as grandes pedras espalhadas e os portões incendiados.
Ao invés de permitir que as críticas tivessem a palavra final, Neemias falou sabiamente para encorajar o povo de que Deus lhes daria sucesso, assim engrandecendo o nome dEle e zombando de quem O criticava. O povo seguiu o líder, focando em Deus e na missão ao invés das críticas e dos inimigos.
Reflexão:
Neemias está constantemente orando pelo ministério que Deus o chamou para realizar. Como você pode orar pelo ministério que Deus chamou você para realizar?
Scripture
About this Plan
Neste plano de 13 dias, você estudará o livro de Neemias, que destaca a ideia de Cristo x cultura e a colisão entre Deus e o governo. Esperamos que você aprenda a ser um líder cheio do Espírito e persevere no chamado de Deus para a sua vida, apesar da oposição dos outros.
More