Reconstruindo o Lar: um Estudo em NeemiasSample
Como fazer uma declaração de missão familiar?
Na política, nos negócios e na religião, as ordens costumam vir de cima para baixo. Em Neemias 10, testemunhamos um derramamento do Espírito Santo e a resposta do povo se comprometendo a viver em aliança com Deus e uns com os outros. A resposta deles não é de cima para baixo, mas de dentro para fora. Seus corações e desejos são transformados ao ouvirem a Palavra de Deus sendo pregada e se arrependerem de seus pecados e o povo de Deus publicamente se compromete a viver sob os princípios de Deus.
Em alguns sentidos, esse capítulo de Neemias parece uma declaração de missão familiar com a qual muitas famílias concordaram para que vivessem unidas como povo de Deus na missão de Deus. Uma vez que uma declaração de missão é adotada, as decisões seguintes podem ser tomadas à luz dos princípios e prioridades que guiam a vida. Imagine uma nação sem uma base de documentos legais que legitimam a forma de governo, um negócio sem uma declaração de missão, uma liga esportiva sem um livro de regras e se pergunte se você e sua família têm uma declaração de missão que guia as tomadas de decisão.
Aqueles que assinaram a aliança incluíam o líder Neemias e seu assistente, junto com os sacerdotes (como se fossem os pastores de hoje) que são listados pelos nomes das famílias, porque assinam em nome de seus parentes (10:2-8), os Levitas (como se fossem líderes e funcionários da igreja) que ajudavam os sacerdotes a ensinar e cuidar das pessoas (10:9-13), seguidos por 44 famílias de liderança proeminentes, junto com todo mundo que servia a Deus fielmente nessa Igreja do Antigo Testamento em vários ministérios (10:28-29). Essencialmente todo o povo de Deus concordou em assinar uma aliança que os ligava a certas obrigações, não porque tinham que, mas porque queriam por amor a Deus e pelo outro.
Para resumir a declaração de missão da família unida, ela diz basicamente:
- Nós vamos obedecer as Escrituras.
- Nós vamos liderar nossas famílias.
- Nós vamos adorar nosso Deus.
- Nós vamos doar generosamente.
- Nós vamos priorizar a igreja.
- Nós vamos nos casar apenas com cristãos.
- Nós vamos fazer negócios de forma ética.
As pessoas estavam dedicando suas vidas espirituais, famílias, agendas, finanças e sexualidade completamente a Deus sem reservas. Quando um movimento verdadeiro de avivamento do Espírito Santo de Deus acontece, todos os aspectos da vida são afetados. Pelo fato de o Rei Jesus ser Senhor sobre tudo, não existe uma divisão entre coisas sagradas e seculares. Quando o Senhorio dEle é vivido por Seu povo, não há aspecto da vida que permaneça inalterado e não afetado. Quando o verdadeiro avivamento acontece, os vícios e crimes diminuem, a prosperidade econômica aumenta, a saúde mental melhora, a agitação social diminui e o Reino de Deus começa a se mostrar na terra como no Céu. A verdade é que todos vivem em uma cultura e existem duas fontes primárias onde as culturas são criadas. Uma, muitas pessoas vivem o inferno na terra: vivendo a cultura da amargura, vingança, egoísmo, orgulho, vício e destruição. Outra, algumas pessoas vivem o Reino na terra convidando o Espírito Santo para trazer o Céu para a terra com os frutos do Espírito se manifestando em suas vidas, famílias e comunidades de uma cultura. Isso é o que vemos acontecer em Neemias 10.
Já que isso era tudo muito público, os maridos e pais que assinaram a aliança estavam prometendo ser homens de Deus. Isso permitiu que suas esposas e filhos os encorajassem a cumprir a promessa, e também permitiu que os homens incentivassem uns aos outros no amor e nas boas obras. Dessa forma, o povo de Deus estava abrindo mão do egoísmo para que pudessem viver, trabalhar e adorar juntos como uma grande família formada por famílias menores. Nisto, eles estavam demonstrando fé que Deus proveria para eles todos os dias.
Por gerações, essas famílias haviam professado uma fé que não praticavam, e muitas vezes não tinham. Eles falavam de Deus com a boca mas não viviam um estilo de vida condizente. A Bíblia havia sido ignorada, os cultos de adoração haviam cessado, as pessoas não dizimavam, estavam se casando com pagãos e ímpios, mas agora estavam progredindo sem olhar para trás. Hoje, os cristãos enfrentam o mesmo tipo de tentação de se tornarem apáticos e mornos, abandonando a adoração a Deus em troca de negócios e oportunidades recreativas, não doando generosamente para a causa de Jesus Cristo e vivendo vidas que não são muito diferentes se comparadas às de pessoas que não conhecem a Deus. A boa notícia do relato de Neemias é que tudo pode mudar rapidamente e de maneira sobrenatural se o povo de Deus se arrepender do pecado e obedecer Sua Palavra enquanto Deus graciosamente e generosamente derrama Suas bênçãos sobre Seu Povo.
Anteriormente, as pessoas viviam de maneira independente e agora caminham rumo à unidade. Eles não priorizavam Deus e a igreja, mas agora priorizam. Eles não pensavam nem planejavam em termos de legado geracional para seus netos e bisnetos, mas tudo isso estava para mudar. Esse capítulo relata o resultado do arrependimento. As pessoas param de brigar com Deus e começam a seguir a Deus. As pessoas param de discutir com Deus e começam a concordar com Deus. As pessoas mudam suas vidas porque Deus mudou seus corações, mentes e desejos.
Reflexão:
Sua família tem uma declaração de missão que guia as tomadas de decisão ao longo da vida? Se não, você estaria disposto a criar uma?
Scripture
About this Plan
Neste plano de 13 dias, você estudará o livro de Neemias, que destaca a ideia de Cristo x cultura e a colisão entre Deus e o governo. Esperamos que você aprenda a ser um líder cheio do Espírito e persevere no chamado de Deus para a sua vida, apesar da oposição dos outros.
More