YouVersion Logo
Search Icon

Reconstruindo o Lar: um Estudo em NeemiasSample

Reconstruindo o Lar: um Estudo em Neemias

DAY 12 OF 13

Como a nossa adoração a Deus serve de testemunho para os outros?

Para a maioria das pessoas, as partes mais monótonas da Bíblia são as listas de nomes. Francamente, pode ser difícil se empolgar e aprender verdades profundas com páginas que parecem listas telefônicas antigas. O ministério cristão acontece quando Deus executa a obra de salvação em alguém, depois executa a obra de santificação em alguém, que resulta numa obra de serviço através de alguém. A lista de nomes em Neemias 12 inclui os novos líderes que estavam se levantando para ajudar a liderar o ministério urbano, como uma cidade dentro da cidade. As múltiplas listas de nomes espalhadas pelo livro de Neemias mostram que um ministério saudável precisa de um fluxo contínuo de novos líderes com novas habilidades para buscarem novas oportunidades que possam garantir a saúde e o sucesso contínuo do Ministério.

Por trás da simples lista de nomes de Neemias 12 está uma série de desafios complexos. A ascensão de novos líderes significa que alguns líderes antigos estavam sendo remanejados na organização baseado em performance, novos líderes em ascensão subiam a escada de influência rapidamente, havia assentos disponíveis na mesa da liderança sênior para novos líderes e líderes que já estavam em atividade receberam novas tarefas. Obviamente, era mais uma temporada de reorganização e das dores complexas que acompanham um movimento que deseja continuar avançando. Assim como as pessoas haviam juntado as pedras para reconstruir a muralha, Deus está agora juntando os santos. Cada nome listado é, de certa forma, uma pedra importante que Deus escolheu para trazer sabedoria, entendimento, serviço e conselhos para a cidade dentro da cidade para que pudesse permanecer um ministério vibrante.

Neemias 12:27-43 então relata o enorme culto de louvor em honra a Deus para celebrar tudo que Ele havia realizado no meio deles através do sacrifício e dedicação deles. O grande objetivo de reconstruir as muralhas e a cidade e trazer os cristãos de volta para a cidade era renovar a adoração a Deus.

A adoração a Deus é o grande tema da Bíblia inteira. A adoração cristã não é só um estilo musical, uma questão religiosa, algo que acontece em uma igreja, ou algo que começa e para, apesar de incluir todas essas coisas. A Bíblia diz, “Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” De certa forma, a adoração envolve todos os aspectos da vida.

Hebreus 13:15-17 diz, “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Não se esqueçam da prática do bem e da mútua cooperação, pois de tais sacrifícios Deus se agrada. Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois zelam pela alma de vocês, como quem deve prestar contas. Que eles possam fazer isto com alegria e não gemendo; do contrário, isso não trará proveito nenhum para vocês”.

Nessa seção vemos que a adoração inclui:

  1. Louvor: quem ou o que você louva com mais paixão e com mais frequência?
  2. Proclamação: com que frequência e clareza você confessa Jesus Cristo nas palavras que você fala, digita e canta?
  3. Serviço: você serve os outros com alegria em resposta à fidelidade de Deus? Ou você é alguém que prefere ser servido do que servir? Você serve quando não é conveniente, quando ninguém está vendo ou quando não está motivado?
  4. Amor: você é um participante ativo na vida da sua igreja e comunidade? Você doa seu tempo e talento para compartilhar o amor de Deus de maneiras tangíveis para os outros?
  5. Generosidade: por quem ou pelo que você sacrifica seu tempo, saúde, emoção, dinheiro e energia? O que esses atos de adoração revelam sobre o que você decidiu idolatrar em sua vida?
  6. Submissão: você é submisso às autoridades impostas por Deus ou você tende a ignorar ou se rebelar contra elas (ex.: pais, professores, pastores ou chefes)? A palavra “dedicação” vem da palavra latina que significa “oferecer” ou “dar”. A dedicação que ocorre em Neemias 12 é parte da adoração deles a Deus. Provavelmente incluiu limpezas cerimoniais, leituras da Escritura, arrependimento de pecados e possivelmente abstenção temporária da intimidade sexual conjugal para focar em Deus.

A dedicação deles incluía as três categorias seguintes:

  1. Líderes - como líderes dão o exemplo e definem o ritmo de um povo, era importante estabelecer líderes conhecidos e tementes a Deus que são citados em Neemias 12, com a menção de que eles obedeciam o que a Bíblia mandava.
  2. Pessoas – enquanto as pessoas se dedicavam a Deus em Neemias 12, a alegria e unidade delas são enfatizadas mostrando-as como o povo santo de Deus, que significa que elas eram devotas a Deus e separadas por Deus para bênçãos e alegria.
  3. Coisas – porque o dinheiro e as coisas em nossas vidas devem ser usados de forma que Deus seja glorificado, enquanto vivemos como administradores. Em Neemias 12 o povo doava suas primícias generosamente e todo mundo e tudo era administrado sabiamente. Como resultado da dedicação, o povo de Deus estava mostrando que a adoração era, para eles, um estilo de vida diário com implicações incrivelmente práticas e marcado pela alegria. Em muitas religiões, há uma notável falta de alegria entre os adoradores. Em algumas religiões as pessoas cantam alguns refrãos que mais parecem cantos fúnebres. Em outras religiões, os líderes religiosos cantam mas o povo não participa das canções para Deus. Entretanto, no cristianismo, a adoração em grupo inclui canções alegres e apaixonadas em resposta a quem Deus é e ao que Ele fez e faz por nós através de Jesus Cristo. No exemplo de Neemias 12, vemos essa verdade se destacar de três maneiras.

Primeira, havia alegria nos corações das pessoas por quem Deus é e pelo que Ele havia feito no meio deles. Como resultado, as Escrituras usam as palavras “alegria”, “ações de graças”, “graças”, “regozijo”, “grande alegria”, e “alegria” em várias traduções.

Segunda, havia instrumentos nas mãos das pessoas. Pratos, harpas, liras, trombetas e outros instrumentos não citados.

Terceira, havia canções nos lábios das pessoas. Como resultado, lemos que, os corais e as pessoas cantavam com prazer, nas palavras “cantando”, canções de “gratidão” e “grandes sacrifícios.” Resumindo esse grande evento, Neemias 12:43 relata, “No mesmo dia, ofereceram grandes sacrifícios e se alegraram, pois Deus os havia enchido de alegria. Também as mulheres e as crianças se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém podia ser ouvida de longe.” Ao se reunirem para adorar a Deus através de canções alegres, eles estavam mostrando que não adoravam a Deus só quando estavam espalhados, mas também quando estavam reunidos como Seu povo para celebrar tudo que Ele havia feito por todos.

Em resumo, o povo que havia sido amado e servido por Deus respondeu se dedicando e dedicando seus bens a Deus para que adorassem a Deus em tudo e todos os dias. Eles se reúnem para deleitar-se na bondade de Deus cantando com alegria sobre seu bom Deus. Todos e tudo são para Deus, que é a marca de um avivamento real.

Reflexão:

Por que a adoração em grupo, onde o povo de Deus se reúne sob ensinamentos e liderança, tem importância vital?

Scripture

Day 11Day 13

About this Plan

Reconstruindo o Lar: um Estudo em Neemias

Neste plano de 13 dias, você estudará o livro de Neemias, que destaca a ideia de Cristo x cultura e a colisão entre Deus e o governo. Esperamos que você aprenda a ser um líder cheio do Espírito e persevere no chamado de Deus para a sua vida, apesar da oposição dos outros.

More