Cânticos de Louvor - 01Sample
EM ESPÍRITO, EM VERDADE, ...
Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. - João 4.24
Primeiramente vamos recordar a letra deste cântico: “Em espírito, em verdade te adoramos! / Rei dos Reis e Senhor, te entregamos nosso viver! / P’ra te adorar, ó Reis dos Reis, foi que eu nasci, ó Rei Jesus! / Meu prazer é te louvar, meu prazer é estar nos átrios do Senhor, meu prazer é viver na casa de Deus onde flui o amor.”
Como vocês podem perceber este hino trata de dois temas: fala-nos da "verdadeira adoração" nos primeiros versos, e em seguida, do "prazer em estar na casa de Deus".
Vamos meditar sobre o primeiro tema, a “verdadeira adoração”, usando um texto extraído do Evangelho de João. Leiam João 4.20 e observem que Jesus conversa com uma mulher que, por ser samaritana, tinha costumes religiosos diferentes dos judeus. Os samaritanos eram muito mal vistos pelos judeus e costumavam adorar a Deus no monte Gerizim e não em Jerusalém, como estes. Havia entre esses dois povos sérias divergências, e entre outras coisas, sobre o modo de adoração; neste diálogo Jesus fala àquela mulher e também a nós sobre a verdadeira adoração: ela deve ser feita “em espírito e em verdade”!
Em contraste com a adoração "feita em um local", que aparece na pergunta feita pela mulher, Jesus refere-se à adoração que deve ser feita em “espírito e em verdade”. Jesus mostra a necessidade de se abandonar o princípio da adoração feita em um “determinado” lugar. Ele deixa claro que a adoração não era, e não é, um ato apenas externo; a adoração a Deus é um ato espiritual, sendo que, a “forma exterior” dessa homenagem não é pré-requisito nem garantia para a verdadeira adoração. Por outro lado, a “adoração interna e espiritual” não pode ser incompatível com sua expressão exterior, podendo nos levar à formas diferentes desta expressão de louvor e adoração.
Vocês, principalmente os jovens, são e serão em muitas oportunidades desafiados a mudar de igreja, sob a alegação de que esta ou aquela comunidade é mais espiritual, tem uma expressão de fé mais autêntica ou está mais perto de Deus. Muitos lhes dirão que a igreja que frequentam, é aquela onde se adora com mais propriedade, com mais amor ou com um louvor mais perfeito. Neste instante a dúvida poderá levantar-se: adorar aqui ou ali, adorar em Jerusalém ou no Monte Gerizim? A mulher samaritana questionou Jesus exatamente sobre este assunto!
Tenham sempre em mente que a verdadeira adoração vem da profundidade da alma, mas também dos atos do ser humano; vem de um coração quebrantado e submisso mas também do testemunho de uma vida correta diante de Deus; vem da presença magnífica do Espírito de Deus na vida do ser humano, em todas suas áreas, tanto no louvar como no agir.
A verdadeira adoração não se prende nem se prenderá ao fato de ser aqui ou ali, em Jerusalém ou em Gerizim. Foi assim que Jesus falou! Falô?
Americana, 14 de Outubro de 1996
Scripture
About this Plan
Breves reflexões, feitas em cima das letras de antigos cânticos de louvor. Muitos chamavam de Corinhos... Escrevi estes textos e planos de leitura para meus filhos, quando ainda adolescentes.
More