Cânticos de Louvor - 01Sample
CANTAI AO SENHOR, UM CÂNTICO NOVO...
Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim... - Isaías 29.13
Nós, os evangélicos, tradicionalmente gostamos muito de música e por isso é uma experiência alegre, poder cantar em nossas Igrejas. Os jovens e adolescentes, de forma muito especial, gostam dos chamados “cultos de louvor”; eles cantam sempre que têm uma boa oportunidade. Isso é sempre muito bom e agradável, e sem dúvidas, é uma manifestação da alegria de todo povo cristão. Existe um ditado popular que afirma: “Quem canta seus males espanta!”; será?
Ocorre que quando estamos louvando a Deus através dos chamados cânticos espirituais, estamos, também, nos comunicando com Ele. Por isso, precisamos entender claramente aquilo que estamos falando, ou seja, o que estamos cantando. Por outro lado, também, nós precisamos agir em conformidade com o nosso cantar e nosso falar, visto que a Palavra de Deus condena a hipocrisia. Não podemos e não devemos, agir de forma diferente daquilo que cantamos, daquilo que falamos e daquilo que cremos. Não podemos usar máscaras, visto que fazer o “papel de...”, trata-se de fingimento hipócrita.
Jesus Cristo ensinou a respeito da hipocrisia dos fariseus, homens religiosos de sua época, dando ênfase em Mateus 15.8 àquilo que Isaías já dissera, no passado. Se nós entendemos claramente o que cantamos, não devemos agir de forma diferente. Não podemos usar da hipocrisia.
Para que a verdade transpareça, o nosso louvor precisa ser estudado e entendido, visto que, às vezes, o que estamos cantando não fica suficientemente claro para alguns. É verdade que, em certos cânticos nós entendemos claramente a mensagem, porém não sabemos exatamente onde essa mensagem está na Bíblia. Em outros casos, podemos até não concordar inteiramente com o que estamos cantando, ou seja, com a doutrina declarada no cântico... Mas, continuamos cantando!
Por causa disso proponho fazermos breves meditações sobre letras de alguns dos corinhos ou cânticos que temos entoado com tanta alegria; assim não teremos desculpas, se algum dia formos repreendidos por alguém da mesma forma como o foram os fariseus no passado.
“Cantai ao Senhor um cântico novo. / Cantai ao Senhor todas as terras. / Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome, proclamai a sua salvação! / Anunciai entre as nações a sua glória. / E entre todos os povos as suas maravilhas. / Porque grande é o Senhor, e mui digno de ser louvado; mais temível do que falsos deuses! / Glória e majestade estão diante dele / Força e formosura no seu santuário (Salmos 96.1-6)".
Americana, 27 de Setembro de 1996
Scripture
About this Plan
Breves reflexões, feitas em cima das letras de antigos cânticos de louvor. Muitos chamavam de Corinhos... Escrevi estes textos e planos de leitura para meus filhos, quando ainda adolescentes.
More