Fazendo negócios à maneira de DeusSample
Dia sete: discipulado e o mercado de trabalho
Os princípios que já discutimos neste devocional não terão poder em nossa vida se não os seguirmos de maneira consistente e consciente. O conhecimento da verdade só tem poder quando aplicado de maneira adequada, consistente e com explicação às pessoas que estão sendo afetadas pela sua aplicação. Para multiplicar a verdade, precisamos ser capazes de ensinar aos outros como compreendê-la e utilizá-la. Sem isso, não podemos esperar mudar o nosso ambiente imediato, muito menos a nossa empresa ou comunidade.
O verdadeiro cristianismo é a informação que leva à transformação. A suprema marca de Cristo naqueles que Ele tocou foi que, após a Sua partida, as pessoas estavam diferentes. Um discípulo é um aprendiz disciplinado, que está na jornada em direção ao domínio de verdades que conquistaram o seu coração. Embora Cristo tenha claramente chamado todos os cristãos a serem e a fazerem discípulos, muitos não estão vivendo como tais. O nome cristão, um termo aplicado a nós por meros homens, é utilizado apenas três vezes nas Escrituras, enquanto discípulo é usada mais de 250 vezes!
O discipulado como um estilo de vida, não como um “programa”, é maravilhosamente adequado ao mercado de trabalho, porque a lei da semeadura e colheita atua mais rapidamente nos negócios do que em qualquer outra esfera de atividade humana coordenada. As ideias e ações empresariais tendem a uma rápida execução, manifestando-se em resultados conclusivos e palpáveis. Assim, buscar descobrir, aplicar e dominar os conceitos de Deus no mundo empresarial apresenta enormes possibilidades a curto prazo para confirmar que a Palavra de Deus realmente funciona.
Muitos cristãos atuam primariamente com uma estratégia “interior” de motivação pessoal, que gira predominantemente em torno do bem-estar deles mesmos e das pessoas que lhes são mais próximas. Contudo, um cristão “exterior” é motivado a viver a vida em tal nível, que lhe permite ser usado para impactar outros para Cristo. Sua busca de domínio é impulsionada por uma visão de glorificar a Deus e o Seu reino, às custas de sua própria vida e conveniência pessoal. Os cristãos limitados em lidar com os conflitos da alma vão para o céu. Os cristãos que atuam fora das 4 paredes transformam o mundo ao longo do caminho.
Se não aprendermos a viver como discípulos, podemos esperar que o nosso grau de influência seja muito modesto. Em contraste, corações em chamas levarão a franquia Todo-Poderoso & Família por toda a terra e para a eternidade. A verdade não modelada nem encarnada é abstrata e, portanto, relativamente inútil.
Ouça o meu coração: nós não precisamos simplesmente de ministérios cristãos de mercado de trabalho em busca de validação espiritual, ou de cristãos que se tornam financeiramente bem-sucedidos por aplicar as leis de Deus. O que precisamos desesperadamente é de cristãos com uma cosmovisão bíblica do mercado de trabalho, que reeducarão milhões de pessoas, através da atuação nas suas esferas de influência, uma por vez.
Estou certo de que você está tentando aplicar tudo que sabe em suas esferas de influência, tanto em geral quanto, especificamente, no seu local de trabalho — pelo menos quando você está “mandando bem”. Porém, todos nós poderíamos usar a ajuda de Deus para fazer isso de maneira mais consistente, autoconsciente e eficaz. Por “consistente” me refiro a manter bons hábitos e a livrar a nossa mente da tirania do urgente, para podermos crescer diariamente nos Seus propósitos. Por “autoconsciente” me refiro a saber o que estamos fazendo, por que o estamos fazendo e como determinar a sua eficácia.
Aprofunde o seu tempo com Deus em reflexão. O ritmo (acelerado de vida pode “congestionar” a sua alma e não lhe dar tempo suficiente para atuar estrategicamente por meio de princípios espirituais em vez de simples pragmatismo empresarial.
Que Deus nos ajude a responder ao Seu chamado e que possamos declarar “Eu preciso me levantar e edificar. Preciso levar a verdade ao meu lar, ao setor privado e onde mais eu tenha influência. Preciso expressar esses princípios e usá-los para impactar pessoas para Cristo. Ajuda-me, Senhor, a compartilhar a mensagem transformadora de vida de Todo-Poderoso & Família”.
Pensamento do dia: Os cristãos precisam viver como discípulos. Um discípulo é um aprendiz disciplinado.
Este plano devocional apresenta conteúdo extraído do livro, “Fazendo Negócios à Maneira de Deus”, de Dennis Peacocke. Para solicitar uma cópia integral do livro, acesse: www.gostrategic.org/pt
Scripture
About this Plan
Deus Pai quer introduzir você no “negócio da família”. Como uma franquia Deus espera que administremos os recursos confiados a nós a Maneira Dele. Veja o que a Palavra diz sobre dinheiro, propriedade privada, riquezas, liderança e os princípios de mordomia aplicáveis a todas as áreas da vida. Descubra possibilidades de levar bênção às pessoas e situações ao seu redor.
More