Fazendo negócios à maneira de DeusSample
Dia dois: mordomia piedosa produz crescimento
Deus nos chamou para sermos reis (governantes) e sacerdotes (intercessores), e o que quer que destrua ou prejudique uma dessas possibilidades não provém de Deus. Sem a mordomia responsável da propriedade privada, perde-se a capacidade de autogoverno e produtividade. Esse é o efeito prático do socialismo — ele destrói as capacidades de autogoverno do homem e a sua iniciativa pessoal. Deus nos ajuda a crescer dando-nos responsabilidade que começa com o exercício de autoridade sobre alguém, algum talento ou alguma tarefa. Sem isso, colocaríamos em prática muito pouca verdade. A medida da minha maturidade está diretamente relacionada à maneira como eu cuido do que Deus confiou a mim.
Deus nos colocou em Sua oficina terrena para nos ajudar a fazer crescer e expandir o Seu Reino. Os obstáculos, tanto dentro quanto fora de nós, formam os “halteres” que precisamos levantar para desenvolver os nossos músculos espirituais. Responsabilidade é a rotina de treino do Senhor Jesus e de todos os sócios minoritários da franquia que o seguem.
Deus deu a cada um de nós, no mínimo, cinco ativos pelos quais teremos de prestar contas a Cristo:
- O nosso corpo físico.
- A nossa consciência.
- Os nossos relacionamentos.
- Os nossos talentos.
- Os nossos bens.
Esses itens nos foram emprestados por Deus; nós devemos seguir a Sua Palavra ao administrá-los, e devolvê-los a Ele com acréscimo. O crescimento está diretamente relacionado à responsabilidade; portanto, é difícil crescer sem ter coisa alguma sob os nossos cuidados! Examinemos dois ativos que Ele nos concedeu para administrarmos.
Primeiro — No seu ambiente de trabalho, como você está se relacionando com os clientes, funcionários e colegas? Você está extraindo e desenvolvendo as capacidades e a sabedoria deles? Uma “empresa cristã” não é simplesmente uma empresa honesta ou que paga seus impostos devidamente; antes, é uma empresa empenhada no desenvolvimento de seres humanos, porque esse é o coração do Pai. Bons líderes ajudam pessoas a descobrirem os planos e as visões que Deus tem para elas (veja Provérbios 20:5).
Se você deseja a bênção do Pai sobre o que você faz, tornará prioritário descobrir os dons dos outros, sejam eles salvos ou não, e atraí-los para o que Deus os criou para serem — não meros funcionários ou colegas de trabalho, e sim membros da divina sociedade Todo-Poderoso & Família. Você cuida dos negócios do Pai. À medida que você começar a ajudar os outros a discernir os próprios dons e a cumprir o próprio chamado pelo poder do Espírito Santo, os ímpios serão salvos e os salvos crescerão em maturidade. É a isso que se referem o evangelismo econômico e o discipulado.
Segundo — O amadurecimento na mordomia de bens é uma parte importante do treinamento na nossa vida espiritual. Bons líderes ajudam seu pessoal a se tornarem melhores mordomos. Jesus revelou três princípios ao dizer:
Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês? — Lucas 16:10-12
Nós crescemos: 1) do pequeno para o grande, 2) do natural para o espiritual, e 3) da gestão das coisas de outra pessoa para a gestão das suas próprias.
Como sábio Empregador/Pai, Deus leva os Seus servos a um relacionamento maduro com Ele, tornando-os Seus parceiros de trabalho. A unidade vem de compartilhar objetivos, responsabilidades e tempo juntos. A intenção original de Deus sempre foi a de construir conosco. Pensar que Deus projetou a ordem criada para entregar aos cuidados do homem é realmente inspirador!
Pensamento do dia: Nós crescemos ao cuidar de pessoas e de coisas. O crescimento está diretamente relacionado à responsabilidade.
About this Plan
Deus Pai quer introduzir você no “negócio da família”. Como uma franquia Deus espera que administremos os recursos confiados a nós a Maneira Dele. Veja o que a Palavra diz sobre dinheiro, propriedade privada, riquezas, liderança e os princípios de mordomia aplicáveis a todas as áreas da vida. Descubra possibilidades de levar bênção às pessoas e situações ao seu redor.
More