Fazendo negócios à maneira de DeusSample
Dia um: Deus está construindo uma empresa familiar
O que Deus está fazendo na terra hoje? O que Ele tem feito desde o início? Com demasiada frequência, a resposta é que Ele está trabalhando freneticamente para salvar um grande número de pessoas antes do fim do mundo, ou antes que elas morram, para que Ele possa povoar o céu. Porém, se fosse assim, Deus poderia ter dispensado a maior parte das Escrituras, que aborda as nossas responsabilidades aqui na terra, e ido diretamente ao plano de aposentadoria que nos espera no futuro.
O estilo de vida predominante em grande parte do mundo evangélico revela uma atitude de “Nós temos a nossa salvação e, uma vez que Deus controla a História, apenas cuidemos dos nossos próprios assuntos pessoais, evitemos grandes pecados, testemunhemos quando possível, construamos 'igrejas de sucesso' e, depois, saiamos daqui”.
O que Deus quer não é isso. Eu gosto de dizer que Deus é um homem de negócios e está construindo uma empresa. Por mais nova que essa linguagem possa parecer, ela é bíblica. Em Gênesis 1:26-28, Deus afirma que nós somos criados à Sua imagem e semelhança para ter domínio sobre a terra e tudo que nela existe. Isso significa que nós somos criados para ter os mesmos objetivos, ambições e desejos intrínsecos de Deus, e que eles devem ser realizados primeiramente na terra antes de nos formarmos para o futuro. Deus pretende colocar a vida na terra sob a Sua ordem e usar os Seus filhos para fazê-lo. É por isso que devemos buscar “em primeiro lugar o Reino de Deus” (Mateus 6:33) e orar “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10). A nossa missão não está no céu; o trabalho a ser feito é aqui na terra.
Quando você nasceu de novo, nasceu em uma família. Tornou-se coerdeiro com Cristo na empresa (leia Romanos 8:17). A partir desse momento, o Pai começou a preparar você para ocupar o seu lugar na empresa familiar, juntamente com todos os outros membros da família. Por que nos referimos à obra de Deus no mundo como empresa familiar? Porque é assim que Cristo fala na parábola das minas (leia Lucas 19:11-27). A parábola retrata a maneira como Cristo governa o Seu reino e distribui trabalho — o tipo de trabalho associado à gestão de uma empresa — aos Seus filhos servos.
Se você está em Cristo, é chamado a expandir a franquia do Seu reino na terra, como sócio minoritário. Você é chamado a descobrir os Seus princípios de gestão referentes a vida, relacionamentos e administração presentes nas Escrituras; a praticá-los individualmente e com os outros; e a deixar o Espírito Santo lhe treinar quanto ao uso adequado e às aplicações apropriadas deles. Tal qual Jesus, você deve buscar todas as possíveis oportunidades de oferecer a vida e as bênçãos do Pai a todos os homens e em todas as situações. Você, amigo, está no programa de MBA de Deus e a única questão é que tipo de aluno/funcionário você será.
Sob as disciplinas da vida terrena, algum dia Deus nos chamará totalmente para si, não como escravos, mas como herdeiros (leia Gálatas 4:7). Tendo sido treinados, durante a nossa visita terrena, para lidar com vida, realidade, desafios relacionais e problemas de gestão material, estaremos prontos para mais treinamento e responsabilidade. O poder é guardado por problemas. O que quero dizer com isso? Dado que o crescimento é quase sempre acompanhado por resistência, com frequência Deus usa problemas para nos capacitar. Por meio de resolução eficaz de problemas, nós crescemos e amadurecemos. Todos nós, como “estagiários da franquia”, teremos uma grande oportunidade de aprender a aplicar a Palavra de Deus na resolução de problemas aqui na Terra.
A Terra é a nossa oficina designada por Deus; nós não estamos aqui simplesmente para nos guardarmos contra pecar. Estamos aqui também para afastar o pecado e anular o seu efeito na ordem criada. Precisamos edificar segundo o padrão de Deus. Ele muda o mundo de dentro para fora, começa pequeno e cresce até ficar grande, transforma todos os aspectos da vida e usa pessoas que têm coração de servo. A obra a que precisamos nos entregar é aprender a aplicar a Palavra de Deus de maneira prática à nossa esfera de influência e usar os nossos problemas como bases para o nosso crescimento.
Pensamento do dia: A Terra é a nossa oficina e está repleta de provas, desafios e oposição, todos eles planejados por Deus para o nosso crescimento.
About this Plan
Deus Pai quer introduzir você no “negócio da família”. Como uma franquia Deus espera que administremos os recursos confiados a nós a Maneira Dele. Veja o que a Palavra diz sobre dinheiro, propriedade privada, riquezas, liderança e os princípios de mordomia aplicáveis a todas as áreas da vida. Descubra possibilidades de levar bênção às pessoas e situações ao seu redor.
More