Identidade: chamados para a família de DeusSample
Família de Deus
A leitura de hoje (Mateus 12.46-50) pode causar dúvida. O leitor pode pensar: será que Jesus não valorizava sua família e, neste ponto, chegou a rejeitá-la, substituindo-a por seus discípulos?
Contudo, quando olhamos com atenção para a Bíblia, percebemos que não é assim. Ele tinha sua família em grande conta. Obedecia a seus pais (Lucas 2.51) e, mesmo na cruz, chegou a demonstrar carinho especial por sua mãe, deixando-a aos cuidados de um dos discípulos (João 19.25-27). A família, por sua vez, mostrava-se envolvida com ele. Vejam que também uma das tias dele estava presente à crucificação (João 19.25). A família se preocupava, em especial, porque a dedicação dele à obra era total.
Em ocasiões como esta, em que eles o procuraram e o encontraram em uma casa repleta, Ele não conseguira nem mesmo se alimentar (Marcos 3.20-35). Então, o ponto tratado aqui não é a rejeição à família, instituição bastante valorizada pela Bíblia e criada por Deus, mas mostrar quem faz parte da verdadeira família de Jesus.
Aproveitando a ocasião, ao receber o recado de sua família, que o aguardava fora da casa, Jesus ensina que os seus seguidores são os verdadeiros membros de sua família, pois são os que procuram fazer a vontade do Pai.
Essa declaração deve ter soado como um bálsamo para quem o ouviu naquele momento, e assim soa em todos os tempos. Nem todos têm o privilégio de fazer parte de uma boa família, algo tão importante para o bom desenvolvimento, segurança e realização humanas. Mas, ao mesmo tempo, todos, independentemente de suas famílias de origem, famosas, comuns, boas ou não, podem fazer parte da melhor de todas as famílias: a de Jesus. O caminho é procurar fazer a vontade de Deus. Em outras palavras, ser, verdadeiramente, um discípulo de Jesus.
(Mensagem originalmente publicada do devocional Presente Diário nº 26 - ano referência 2023 -, da RTM)
About this Plan
Deus nos chamou para a sua família. À luz da Bíblia, vamos entender o valor deste chamado e o quanto isso nos ajuda a ter o nosso caráter moldado por Cristo.
More