YouVersion Logo
Search Icon

Identidade: chamados para a família de DeusSample

Identidade: chamados para a família de Deus

DAY 1 OF 6

Famílias perfeitas?

Se você procura por personagens perfeitos, não será na Bíblia que vai encontrá-los. A narrativa bíblica não traz super-heróis humanos. Todos têm suas falhas expostas.

Adão e Eva formaram a primeira família da humanidade. Em vez de aproveitarem a doce presença de Deus, o casal deu ouvidos a Satanás e desejou algo além do que havia sido destinado a eles. Consequência? Foram separados de Deus. Tal decisão trouxe consequências. A primeira delas foi a perda do privilégio de ter a companhia do Senhor. A segunda foi a chegada dos conflitos.

Adão e Eva tiveram filhos: Caim e Abel. A Bíblia diz que no tempo da colheita, no momento da apresentação das ofertas ao Senhor, Deus aceitou o que Abel apresentou, mas não o que foi ofertado por Caim. Após um desentendimento, Caim acabou por matar Abel. O sangue de um inocente estava sobre a terra. Fruto da queda de Adão e Eva, de quem somos “sócios” no pecado, uma vez que o pecado deles está cravado em nós até os dias de hoje.

Ainda em Gênesis, temos a história de Jacó e Esaú, filhos de Isaque e Rebeca. Deus revelou à mãe, que haveria um conflito entre os irmãos. “Os filhos em seu ventre se tornarão duas nações. Desde o começo, elas serão rivais. Uma nação será mais forte que a outra e seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo” (Gn. 25.23).

Mais à frente, é possível ver o quanto a relação dos irmãos foi complicada. Esaú deu seu direito de primogênito (uma responsabilidade e um destaque maior em relação aos demais filhos) a Jacó por um ensopado. Depois, com apoio de Rebeca, Jacó “pegou” para si a bênção especial de primogênito que Isaque (já bem velho e enganado por alguns de sua família) tinha para anunciar a Esaú. Este exemplo nos mostra os riscos da mentira e da ganância. Caímos em um círculo em que mentir será sempre preciso para sustentar o que fizemos de forma inadequada.

Por fim, há ainda o exemplo de Davi. Neste trecho, ele comete adultério com Bate-Seba, esposa de Urias, um dos fortes guerreiros de seu exército. Logo depois, ele tramou a morte de Urias e acabou por tomar Bate-Seba por mulher. O primeiro filho deles, cujo nome a Bíblia não revela, morreu. A repreensão do profeta Natã e a doença da criança afetaram fortemente Davi, que confessou seu pecado. Tempos depois, viria de Bate-Seba o sucessor do trono davídico (Salomão), mas isso não quis dizer que as coisas seriam fáceis. Os demais filhos de Davi tiveram muitos problemas (Amnom abusou de Tamar e acabou assassinado por Absalão; Absalão tentou dar um golpe e tomar o lugar de Davi e Adonias forjou o reinado sobre Israel no lugar de Salomão). O pecado traz consequências que podem ser devastadoras.

Como visto, famílias perfeitas não existem. A perfeição está apenas na família que Deus faz para si, quando nos torna seus filhos em Cristo. Nossos pecados, erros e falhas precisam ser confessados e tratados. Em muitos casos, haverá consequências, mas Deus nos mostra que será possível passar por elas quando abrimos o nosso coração e dizemos: “Pai, reconheço que a sua vontade é perfeita e sei que faz o melhor para mim e para a minha família em todas as coisas. Nos fortaleça, nos ajude a não mais tropeçar e que tiremos uma importante lição a partir dos erros”.

Para reflexão

- Ore ao Senhor e peça a Ele que abra os seus olhos com relação aos pontos em que tem errado na vida e com a sua família.

Day 2