YouVersion Logo
Search Icon

Identidade: chamados para a família de DeusSample

Identidade: chamados para a família de Deus

DAY 2 OF 6

Relações mais saudáveis

Em sua primeira carta aos Tessalonicenses, no capítulo 5, o apóstolo Paulo decidiu dar valiosos conselhos à igreja que ali se formou e crescia na cidade grega. As orientações, apesar de terem sido originalmente dadas aos cristãos de Tessalônica, trazem princípios que podem contribuir muito com nossas relações na atualidade, sobretudo, no aspecto familiar.

Paulo pede para aqueles irmãos para que “cuidem que ninguém retribua o mal com o mal, mas procurem sempre fazer o bem uns aos outros e a todos” (1 Ts 5.15).

Grande parte do processo de amadurecimento passa por saber lidar com adversidades e temperamentos difíceis. Crescemos quando não pagamos na mesma moeda que recebemos. Como cristãos, pode haver situações em que sejamos zombados ou provocados por aqueles de quem menos esperávamos algo do tipo. Deus não quer que nos vinguemos ou que desejemos o mal para ninguém.

Fomos chamados para viver uma nova ética. Nesta nova perspectiva moral, o bem é o objetivo mais desejado e a única coisa que vale ser praticada.

Isso requer de nós um esvaziamento de nós mesmos. Apenas Cristo consegue nos transformar e nos fazer agir sob esta ética restaurada.

Paulo continua e diz “Estejam sempre alegres. Nunca deixem de orar. Sejam gratos em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Ts 5.16-18).

Esta orientação é importante tanto para as nossas relações com os de dentro (família) quanto com os de fora (amigos e colegas). Devemos refletir a alegria que temos em Cristo. Sempre perseverantes na oração. A perseverança na oração pode ser exemplificada a partir da história de David Wilkerson, um pastor norte-americano (falecido em 2011). Em meados da década de 1960, Wilkerson iniciou um grande projeto evangelístico voltado a alcançar jovens que eram diariamente aliciados por gangues nas periferias de Nova York. Ele conheceu e passou a orar por Nick Cruz, líder de uma das mais populares e perigosas gangues da época. O pastor foi ameaçado e intimidado por Cruz e por sua turma, mas não retrocedeu. David tomou a iniciativa audaciosa de orar por aquele rapaz na presença dele.

Em testemunho disponível pela internet, Cruz relata que houve um momento no qual percebeu que Wilkerson clamava de coração e repetia que aquele jovem era seu motivo de oração há semanas. Ele foi impactado pelo testemunho, pelo amor e pela perseverança que aquele pastor demonstrou.

Por fim, devemos ser gratos a Deus em todo o tempo e em todas as circunstâncias. O Senhor coloca pessoas em nossas vidas que nos desafiam. Muitas vezes, elas moram debaixo do mesmo teto que o nosso. Nas dificuldades temos o nosso caráter moldado. Devemos ser gratos também pela disposição dos outros em nos fazer algo. Por menor que nos possa parecer o gesto feito, ele custou algo à outra pessoa. Reconhecer é valorizar os detalhes.

Como vimos, então, relações mais saudáveis são construídas a partir de quatro pilares: bondade, oração, alegria e gratidão.

Para reflexão

- O que você faz para as pessoas da sua família é baseado nos quatro pontos listados acima?

Day 1Day 3