YouVersion Logo
Search Icon

Identidade: chamados para a família de DeusSample

Identidade: chamados para a família de Deus

DAY 3 OF 6

É hora de perdoar

Exercitar o perdão é parte natural do processo de compreender a nossa identidade em Cristo. Ele se entregou para nos libertar de todo os nossos erros, nos purificar e nos tornar seu povo “inteiramente dedicado às boas obras” (Tito 2.14). Se antes, o perdoar era algo difícil, em Cristo, torna-se algo fundamental em meio às boas obras esperadas de alguém que diz ser nova criatura.

Talvez você não tenha a dimensão da seriedade que isso representa. Quando a Bíblia nos alerta a perdoar, não é um perdão seletivo. É um perdão inspirado no perdoar colocado em prática por Deus através de Jesus. Ele perdoou todos as nossas falhas.

Isso exige uma mudança de mentalidade nossa para com aqueles que erram e fazem o mal contra nós. É assim que Paulo nos ensina em Colossenses 3.13: “Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender. Lembrem-se de que o Senhor os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar”.

Você está preparado a perdoar a quem violentou, feriu ou matou alguém que você ama? E perdoar a quem é sangue do seu sangue e lhe fez algo de ruim? Por nós mesmos, somos incapazes de perdoar. A nossa natureza humana é vingativa. Deus, porém, nos chama a Ele. Isso significa que apenas por e com Ele teremos condições para, de fato, perdoar alguém.

Certa vez, um fariseu criticou a Jesus porque uma mulher pecadora estava aos seus pés e ele nada fez. Em uma grande lição sobre perdão, Cristo comentou: “Eu lhe digo: os pecados dela, que são muitos, foram perdoados e, por isso, ela demonstrou muito amor por mim. Mas a pessoa a quem pouco foi perdoado demonstra pouco amor” (Lucas 7.47). Era uma confrontação àqueles que se achavam melhores e mais dignos. Se os fariseus pouco (ou nada) se enxergavam como pecadores, aquela mulher rasgou o seu coração. Ela entendeu a dimensão do grande perdão que a alcançou.

Apenas em Cristo temos a compreensão do que foi perdoado de nosso passado. É um grande desafio que temos: perdoar porque fomos perdoados. Apenas com perdão podemos ter relacionamentos mais maduros e fortalecidos. Crescer exige sepultar o próprio orgulho.

Para reflexão

- Qual o seu maior desafio na hora de perdoar?

Day 2Day 4