Identidade: chamados para a família de DeusSample
Filhos que melhoram o mundo
Uma pesquisa da Pew Research Center feita nos Estados Unidos mostra que 44% das pessoas com idades entre 18 e 49 anos que ainda não são pais, não acreditam e não caminham em direção a uma mudança neste quadro. Em outras palavras, filhos não são um tema em discussão em suas vidas.
Este é um problema e tanto, uma vez que a recomendação bíblica é para que os humanos “Sejam férteis e multipliquem-se. Encham e governem a terra…” (Gênesis 1.28).
O mal deste tempo é que muitos veem filhos como dor de cabeça e gasto desnecessário. A Bíblia nos convida, contudo, a vê-los como presente de Deus.
Sobretudo, à luz do Antigo Testamento, filhos e família simbolizavam a bênção de Deus. É o que vemos, por exemplo, no caso das parteiras Sifrá e Puá, que desobedeceram a ordem do faraó de matar todos os meninos hebreus que nascessem no Egito. “E, porque as parteiras temeram a Deus, ele deu a cada uma delas a sua própria família” (Êxodo 1.21).
Se os filhos são uma bênção de Deus, por que muitos não querem tê-los? Porque muitos não entendem esta visão. Pais e mães enfrentam, todos os dias, desafios enormes na criação de seus filhos. Crianças, adolescentes e jovens estão, cada vez, mais expostos à violência, aos riscos da dependência e da maldade humana. Isso é argumento suficiente para decidir por não ter filhos? Complicado dizer, mas é preciso refletir.
Para os pais cristãos, o chamado é bem claro: é preciso criar filhos que contribuam para a melhora, de alguma forma, do mundo.
A Bíblia aponta para isso em Isaías 54.13 “Ensinarei seus filhos, e eles terão grande paz”. Este é o maior presente que filhos podem ter: crescer em paz. Filhos que conhecem a paz de Deus são mensageiros desta paz e do amor que receberam. Crianças ensinadas e com o caráter moldado a partir da ética de Cristo tornam-se cidadãos que contribuem para um mundo melhor: serão funcionários éticos e dedicados, maridos e esposas comprometidas, pais e mães amorosos, seres humanos mais empáticos.
A questão é que filhos que fazem bem ao mundo não são formados sozinhos. Eles dependem da influência dos pais. É por isso que pais devem investir tempo de qualidade com eles. Seja com leituras, passeios, brincadeiras em família e conversas sérias quando necessário. Bons filhos são frutos de bons pais.
“O pai dos justos tem motivos para se alegrar; é uma grande alegria ter filhos sábios” (Provérbios 23.24).
Para reflexão
- Quais as qualidades e contribuições de meus filhos ao mundo?
About this Plan
Deus nos chamou para a sua família. À luz da Bíblia, vamos entender o valor deste chamado e o quanto isso nos ajuda a ter o nosso caráter moldado por Cristo.
More