Pecado Grande, Graça Muito MaiorSample
Porque nos sentimos tão frustrados com filhos que desobedecem, patrões que não agradecem, com o trânsito parado ou doenças que chegam sem convite? Ficamos surpreendidos quando as coisas correm mal como se o normal fosse o contrário. Se o dia-a-dia nos pesa, o Livro de Eclesiastes é o que precisamos. O texto não ladra, mas morde. Não é pessimista, mas mostra a realidade que não aparece nas revistas.
Vaidade, enfado, aflição de espírito são o resumo dos nossos dias. A vida parece um carro avariado, à espera de reboque. O sofrimento não é a exceção, nem a dor uma coisa improvável - o mundo foi mortalmente deformado pelo pecado e todos os dias somos lembrados disso. A realidade que teimosamente tentamos governar, afinal está além de qualquer remendo. O Livro cura-nos de expetativas adolescentes para não cairmos como Ícaro. Em vez de conquistar a vida, podemos entregá-la ao único que a pode consertar.
Mas se o texto parece encalhado na realidade terrena, o final mostra-nos que a visão certa não perde de vista o eterno. É o futuro que nos corrige o presente e é a morte que nos ensina a viver. Não entregamos as armas, mas mudamos a estratégia da batalha: não mais contra a carne e sangue, mas contra a maldade que nos consome! Em vez de egos falidos ou ânimos quebrados, Eclesiastes chama-nos a lutar melhor olhando para o fim.
Por fim, o Livro não é otimista, mas oferece uma saída cheia de festa - come e bebe porque isso é dom de Deus! Não é atraente, mas tem poesia. O prazer pagão é superado pelo "carpe diem" cristão, pois até comida e bebida são presentes d'Ele! E se a vida nos dá trabalho, Ele oferece-nos descanso.
E tudo isto encarna em Cristo... Se a morte dos homens nos alerta para a vida, só a morte do homem Deus torna a vida possível. A desilusão do Calvário permitiu a esperança, e vestiu de vitória a derrota. Foi a dor d'Ele que nos abriu a porta para a festa! O Inverno é real, mas o Verão será eterno.
Obrigado, Senhor, porque o nosso presente reside na certeza do amanhã! Ajuda-nos a entregar a nossa vida toda a Ti!
Scripture
About this Plan
Dor, inconstância, frustração, ingratidão, autossuficiência. A lista poderia continuar, são muitas as emoções com que nos deparamos na nossa caminhada cristã, que nos levam a pecar. Neste plano de 10 dias, será convidado a questionar o porquê de sentir o que sente, em tantos momentos, e de como a Bíblia tem encorajamento para si, hoje. O seu pecado é grande, mas a graça de Deus é maior.
More