Pecado Grande, Graça Muito MaiorSample
No infame livro de Apocalipse, no capítulo 3, lemos uma carta de Jesus à igreja de Laodiceia que é também para nós. A Igreja é acusada de não ser quente nem fria, mas morna. Destino de Jesus para ela, se mantiver a temperatura? Ser vomitada por Ele. Este Jesus, só é agradável mesmo para quem não o lê.
Laodiceia estava situada junto a duas cidades: Colossos, que dispunha de uma fonte de água fria nas montanhas, e Hierápolis, por sua vez com águas térmicas (quentes) medicinais. Laodiceia, desgraçada, montou tubos ao longo de quilómetros para se abastecer da água de Hierápolis, que chegava morna e pouco potável ao seu destino.
Mas a mornidão em causa, percebemos no versículo 17, é espiritual: "pois dizes, sou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu." Mornidão é dizer, no pior sentido, que não precisamos de mais nada do que temos. Não precisamos mais de Jesus. Estamos bem com o que já somos e temos. Não falo de contentamento, mas de autossuficiência.
O que é que nos tem levado a crer, como esta igreja, que estamos bem como estamos? O que é que nos faz ler a Bíblia à pressa ou ter orações sempre com os minutos contados? O nosso trabalho, seja por estarmos à procura de um reconhecimento que nunca mais vem ou por já termos encontrado esse reconhecimento que nos enche as medidas? A nossa família, seja por nos sentirmos completamente arrasados pelas tarefas familiares que não nos sobra nada para Deus, ou por nos sentirmos tão cheios por ela que não sentimos a necessidade de nos encher com mais nada? Talvez até a nossa igreja, ou por estarmos tão fora dela que usamos isso como desculpa para não termos como aprofundar mais a nossa fé, ou por nos sentirmos tão dentro que damos todas estas coisas por garantidas, por lições passadas ou por conhecimento já ganho?
A mim e a ti, Jesus diz: acorda. Eis que estou à porta e bato. Deixa-Me entrar na tua casa, come Comigo e, um dia, sentar-te-ás Comigo no trono. Responda à voz de Jesus e abra a porta.
Senhor, livra-nos do conformismo e de nos satisfazermos com o que alcançamos no presente! Livra-nos de nós mesmos e coloca-nos em constante vigilância, nesta estrada da santificação. Queremos viver numa insatisfação com o nosso pecado, dependentes de Ti a cada dia.
Scripture
About this Plan
Dor, inconstância, frustração, ingratidão, autossuficiência. A lista poderia continuar, são muitas as emoções com que nos deparamos na nossa caminhada cristã, que nos levam a pecar. Neste plano de 10 dias, será convidado a questionar o porquê de sentir o que sente, em tantos momentos, e de como a Bíblia tem encorajamento para si, hoje. O seu pecado é grande, mas a graça de Deus é maior.
More