Em guarda: Defenda sua fé com razão e precisãoMuestra
O que é apologética?
“Apologética” vem do grego apologia, que significa defesa, como a que se faz em um tribunal. A apologética cristã implica em fazer uma defesa em favor da verdade da fé cristã. A Bíblia nos recomenda que tenhamos essa defesa pronta para oferecer àquele que nos pedir a razão de nossa fé. A passagem de 1Pedro 3.15 diz: “Estai sempre preparados para responder a todo o que vos pedir a razão da esperança que há em vós. Mas fazei isso com mansidão e temor”.
É de vital importância que os cristãos de hoje sejam treinados em apologética. Por quê? Permita-me oferecer três razões para isso.
1. Para influenciar a cultura. O evangelho nunca é ouvido em isolamento. Ele sempre é ouvido em contraste com o pano de fundo da cultura na qual nascemos e fomos criados. Alguém que tenha sido criado em uma cultura que olhe para o cristianismo com simpatia será aberto ao evangelho de um modo que outra pessoa, criada em uma cultura secular, não será.
2. Para fortalecer os que creem. Em primeiro lugar, saber em que e por que você crê vai lhe dar mais confiança na hora de compartilhar sua fé. Em segundo lugar, a apologética também poderá ajudá-lo a manter sua fé em tempos de dúvidas e tribulações. O terceiro benefício é que o estudo da apologética fará de você uma pessoa mais profunda e interessante.
3. Para ganhar os incrédulos. Não devemos esperar que um incrédulo, já na primeira vez que ouvir nossa defesa apologética da fé, vai logo cair prostrado! É lógico que ele vai relutar. Pense bem no que está em jogo para ele. Mas devemos plantar e regar a semente, com paciência, na esperança de que com o tempo ela floresça e dê frutos.
Escrituras
Acerca de este Plan
Você fica preocupado quando alguém lhe faz uma pergunta sobre sua fé e você não sabe como responder? O que fazer quando você mesmo enfrenta dúvidas relacionadas à sua fé? Neste plano de leitura adaptado do livro "Em guarda", William Lane Craig oferece argumentos plausíveis para a defesa da fé cristã e aborda questões como a existência de Deus, a historicidade da ressurreição de Jesus e o problema do sofrimento.
More