Em guarda: Defenda sua fé com razão e precisãoMuestra
Podemos ser bons sem Deus?
Uma outra maneira de colocar a questão é: “Se Deus não existe, é possível reconhecer a existência de valores e deveres morais?” Se Deus não existir, então não existe um fundamento para os valores e deveres morais objetivos. Tudo se torna relativo. Se Deus não existir, qual é a base dos valores morais? Em particular, por que pensamos que os seres humanos possuem valor moral? A forma mais popular de ateísmo é o naturalismo, que sustenta que as únicas coisas que existem são aquelas descritas pelas nossas melhores teorias científicas. Mas a ciência é moralmente neutra; não se pode encontrar valores morais em um tubo de ensaio. Segue-se imediatamente que os valores morais não existem na realidade; eles são meras ilusões dos seres humanos.
Na visão ateísta não parece haver nada a respeito do Homo sapiens que faça dessa moralidade algo objetivamente verdadeiro. Se pudéssemos voltar o filme da evolução humana à origem e começar tudo de novo, pessoas com um conjunto de valores morais bem diferente poderiam muito bem ter evoluído.
O naturalismo não explica a contento a existência de valores e deveres morais objetivos. A melhor explicação para eles é a existência de um Deus legislador que é a fonte de toda a moralidade e que estabelece o certo e o errado.
Escrituras
Acerca de este Plan
Você fica preocupado quando alguém lhe faz uma pergunta sobre sua fé e você não sabe como responder? O que fazer quando você mesmo enfrenta dúvidas relacionadas à sua fé? Neste plano de leitura adaptado do livro "Em guarda", William Lane Craig oferece argumentos plausíveis para a defesa da fé cristã e aborda questões como a existência de Deus, a historicidade da ressurreição de Jesus e o problema do sofrimento.
More