Logo de YouVersion
Ícono Búsqueda

Em guarda: Defenda sua fé com razão e precisãoMuestra

Em guarda: Defenda sua fé com razão e precisão

DÍA 4 DE 9

Por que o universo começou?

Por séculos — ou melhor, por milênios — a humanidade lutou com a ideia de um passado infinito e com a questão de ter havido ou não um começo absoluto. Os antigos filósofos gregos acreditavam que a matéria era necessária, não criada e, portanto, eterna. Deus podia ser responsável por colocar ordem no universo, mas ele mesmo não o havia criado.

Essa visão grega sobre o assunto contrastava com o pensamento judaico, ainda mais antigo. Escritores hebreus defendiam que não existira sempre, mas fora criado por Deus em algum momento do passado. Como está escrito no primeiro versículo das Escrituras hebraicas: “No princípio, Deus criou os céus e a terra”.

Como estabelece a filosofia e a ciência, o universo tem que ter tido um princípio. Contudo, como nada surge do nada, deve ter tido um Criador transcendente. É necessária uma causa fora do próprio universo que o trouxe à existência. Essa causa tem de ser ela mesma não causada, deve transcender o tempo e o espaço, uma vez que foi ela quem criou a ambos. Logo, deve ser imaterial e não física. E deve ser inimaginavelmente poderosa, uma vez que criou toda matéria e energia. Essa causa é Deus.

Día 3Día 5

Acerca de este Plan

Em guarda: Defenda sua fé com razão e precisão

Você fica preocupado quando alguém lhe faz uma pergunta sobre sua fé e você não sabe como responder? O que fazer quando você mesmo enfrenta dúvidas relacionadas à sua fé? Neste plano de leitura adaptado do livro "Em guarda", William Lane Craig oferece argumentos plausíveis para a defesa da fé cristã e aborda questões como a existência de Deus, a historicidade da ressurreição de Jesus e o problema do sofrimento.

More