YouVersion Logo
Search Icon

Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 18-19Sample

Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 18-19

DAY 6 OF 6

TEXTO BÍBLICO

MATEUS 19.16-30

O jovem rico

16Um jovem se aproximou de Jesus e lhe perguntou:

― Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?

17― Por que você me pergunta sobre o que é bom? — Jesus respondeu —. Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos.

18― Quais? — perguntou.

Jesus respondeu:

― “Não assassine, não adultere, não furte, não dê falso testemunho, 19honre o seu pai e a sua mãe” e “ame ao seu próximo como a você mesmo”.

20O jovem lhe disse:

― A tudo isso tenho obedecido. O que ainda me falta?

21Jesus respondeu:

― Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga‑me.

22Ouvindo isso, o jovem afastou‑se triste, porque tinha muitas riquezas.

23Então, Jesus disse aos seus discípulos:

― Em verdade lhes digo que é difícil a um rico entrar no reino dos céus. 24E digo ainda que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus.

25Quando os discípulos ouviram isso, ficaram perplexos e perguntaram:

― Então, quem pode ser salvo?

26Jesus olhou para eles e respondeu:

― Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis.

27Então, Pedro lhe respondeu:

― Nós deixamos tudo para seguir‑te! Que será de nós?

28Jesus lhes disse:

― Em verdade lhes digo que, quando o Filho do homem se assentar no seu glorioso trono, na renovação de todas as coisas, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, pai, mãe, esposa, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e herdará a vida eterna. 30Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros.

ENTENDENDO O TEXTO

V.16 Este trecho tem ensinos profundos, preste bem atenção. Um jovem rico faz uma pergunta a Jesus, pergunta essa que todos nós deveríamos fazer: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?”. Esse jovem cria que poderia ser salvo por suas próprias obras.

V.17 Jesus respondeu: “Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos.”

V.18-19 Jesus cita vários mandamentos, e termina com o resumo deles: “amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

V.20 O jovem afirma que tudo isso tinha feito, mas o que faltava?

V.21 Cristo fez uma proposta interessante e pede para o jovem rico vender tudo o que ele tinha, dar aos pobres o dinheiro e depois O seguir. O jovem disse que estava obedecendo todos os mandamentos, mas na verdade, fazia isso como obrigação, com a motivação errada, não era de todo o coração. O jovem rico acreditava que fazendo boas obras ele poderia ser salvo. Eu também fui ensinada assim, esta é a cultura em nosso país, quem é bonzinho “merece” ir para o céu. Porém, preciso lhe dizer algo muito importante: em nenhum lugar da Bíblia está escrito que os nossos pecados são compensados por nossas boas obras. Essa ideia de fazer o bem para merecer o céu é algo inventado pelo inimigo para nos enganar e tirar nosso foco do único e verdadeiro Salvador que é Jesus!

Todos nós somos pecadores, e Romanos 6.23 diz que “o salário do pecado é a morte”, a morte eterna. Merecíamos a morte, porém o versículo continua dizendo “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus.” Esse texto é muito profundo e deve ser uma das bases da nossa fé. Todos pecamos, todos merecíamos a morte, mas Cristo morreu no nosso lugar. O homem sem pecado, morreu por nós pecadores e por isso, através dEle podemos ter a vida eterna!

Cristo nos oferece a vida eterna de graça, e só pela graça podemos recebe-la. Paulo nos explica melhor isso no texto de Efésios 2.8-10: “Pois pela graça vocês são salvos, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque fomos feitos por Deus, criados em Cristo Jesus, para boas obras, as quais Deus preparou previamente para que andássemos nelas.” Nós só podemos receber a vida eterna através da graça de Deus, por meio da fé. Diferente do que o jovem rico acreditava. Nada que façamos pode comprar a salvação, pois foi Jesus quem pagou o preço para nos salvar.

Gosto de explicar de maneira simples como podemos fazer para receber a salvação:

1- Você precisa reconhecer que é pecador e se arrepender verdadeiramente dos seus pecados.

2- Você precisa aceitar que por você mesmo não consegue ser salvo, já que o salário do pecado é a morte. Por isso precisa assumir e aceitar que Jesus morreu em seu lugar e é seu Salvador!

3- Você precisa além de ter Jesus como seu Salvador, te-Lo como Senhor da sua vida. Jesus te ensina e você deve seguir os Seus passos. A obediência, as boas obras devem ser consequência de uma vida transformada por Jesus e não o contrário. Não podemos fazer como o jovem rico, que obedecia aos mandamentos para ser salvo. Nossa motivação não deve ser alcançar a salvação através de boas obras, mas se você já tem Jesus como seu único Salvador e Senhor, as boas obras serão praticadas por gratidão e não mais como sacrifício.

V.22 O jovem era rico... e o amor a riqueza o impediu de ter a vida eterna. Destaco que o problema não é o dinheiro em si, mas sim o amor ao dinheiro, acima do amor de Deus. Nós provamos nosso amor a Deus através do que fazemos. Lembra-se de Abraão? Ele foi provado e aprovado! Deus lhe pediu sacrificar o seu único filho, o que ele tinha de mais precioso. Abraão preparou tudo para oferecer seu filho em sacrifício e isso provou que ele realmente amava a Deus acima do seu próprio filho e Deus vendo a intenção dele, salvou o menino da morte e providenciou um animal para ser sacrificado no lugar. Se quiser leia Gênesis 22. Entenda, Deus não nos pede sacrifício de pessoas, porém Ele nos pede para entregarmos a nossa vida, vivendo para Ele.

V.23-24 Jesus ainda afirma que realmente é difícil um rico entrar no Reino dos céus, pois estes apoiam sua confiança nas riquezas ao invés de amar e se apoiar em Deus. Atenção, não é pecado ser rico ok? Salomão, filho do rei Davi, pediu a Deus sabedoria e Deus o abençoou com sabedoria e muitas riquezas. O erro está em amar o dinheiro mais do que a Deus.

V.25-26 Os discípulos perguntaram a Jesus quem poderia ser salvo. Cristo mostrou que realmente não era fácil, mas Cristo mesmo responde: “Para Deus, tudo é possível!”. Eu creio nisso!

V.27 Pedro afirma que eles deixaram tudo para seguir Jesus e pergunta o que seria deles então?

V.28 Cristo diz que eles teriam uma recompensa. Quando Ele se assentasse no trono, também teriam doze tronos para os Apóstolos.

V.29 Todos os que abriram mão de algo em favor de Cristo, receberão cem vezes mais e... receberão a tão sonhada, vida eterna! Vale a pena seguir a Cristo!

V.30 Muitos que acham que estarão em primeiro lugar, estarão em último e outros que se sentem em último lugar serão os primeiros. Os que se acham merecedores da salvação pelas suas próprias obras não entrarão na vida eterna, mas aqueles que assumem ser pecadores e buscam em Jesus a salvação, entrarão na vida eterna!

PAUSA PARA MEDITAR

E você? Onde tem colocado sua fé e confiança? Já entendeu que por você mesmo não pode ser salvo? Lembre-se dos passos para conseguir a vida eterna:

1-Reconhecer e se arrepender dos seus pecados,

2-Ter Jesus como único Salvador,

3-Ter Jesus como Senhor da sua vida!

___________________________________________

Terminamos aqui o oitavo plano de leitura do Evangelho de Mateus. Te convido para continuar lendo conosco os próximos capítulos e também os planos de leitura de outros livros aqui mesmo no aplicativo: AMIGA BÍBLIA YOUVERSION

Conheça mais sobre o Projeto Amiga Bíblia. Fale conosco, conheça nosso canal do Youtube e nosso perfil no Facebook e Instagram, para isso, clique no link https://linktr.ee/AMIGABIBLIA

Day 5

About this Plan

Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 18-19

Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto, meditar e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.

More