Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 18-19Sample
TEXTO BÍBLICO
MATEUS 19.1-12
O divórcio
1Quando acabou de dizer essas coisas, Jesus saiu da Galileia e foi para a região da Judeia, no outro lado do Jordão. 2Grandes multidões o seguiam, e ele as curou ali.
3Alguns fariseus aproximaram‑se dele para pô‑lo à prova e perguntaram‑lhe:
― É permitido ao homem divorciar‑se da sua mulher por qualquer motivo?
4Ele respondeu:
― Vocês não leram que, no princípio, o Criador “os fez homem e mulher” 5e disse: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”? 6Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, ninguém separe o que Deus uniu.
7Eles perguntaram:
― Então, por que Moisés mandou dar‑lhe uma certidão de divórcio e mandá‑la embora?
8Jesus respondeu:
― Moisés permitiu que vocês se divorciassem das suas mulheres por causa da dureza do coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. 9No entanto, eu digo que todo aquele que se divorciar da sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher comete adultério.
10Os discípulos lhe disseram:
― Se esta é a situação entre o homem e a sua mulher, é melhor não casar.
11Jesus respondeu:
― Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado. 12Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem puder aceitar isso aceite.
ENTENDENDO O TEXTO
V.1-2 Jesus foi para outra região e uma grande multidão O seguiu e Ele curou muitos ali.
V.3 Mais uma vez os fariseus procurando uma maneira de acusar Jesus. Agora a pergunta é diferente, eles perguntam se o homem pode se divorciar de sua mulher por “qualquer motivo”.
V.4-6 Cristo cita aqui versículos do Velho Testamento, onde Deus institui o casamento e destaca que o casamento é união de homem e mulher, e os dois são uma só carne. Deus faz essa união e o homem não deve separar.
V.7 Na época de Moisés, a Lei consentia, em alguns casos específicos, o casal poder se separar, porém, não poderiam se casar novamente com outra pessoa.
V.8 Jesus explica que naquele momento foi permitido devido a dureza do coração do homem, por exemplo de não querer perdoar e se reconciliar, mas Cristo ressalta que não foi assim no começo.
V.9 Cristo afirma ainda, que se um homem se separar e se casar com outra, estará cometendo adultério. Isso ainda é um pecado horrível aos olhos de Deus, isso Deus não muda, porém como tem sido tão “comum” nos dias de hoje, parece que não se vê pecado nisso.
V.10 Os discípulos de Cristo argumentam que se casar é tão complicado e não se deve voltar atrás, então é melhor não se casar.
V.11-12 Cristo explica que não casar não é para todas as pessoas, somente para alguns que Deus dá esse dom. Quem tiver esse dom deve obedecer. Quem não tem o dom de viver sozinho, melhor é casar assim com Paulo fala em I Coríntios 7.8-11: “Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: é bom que eles permaneçam como eu. Contudo, se não conseguem se controlar, devem casar‑se, pois é melhor casar‑se do que arder em desejos.”
10Aos casados, dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: que a esposa não se separe do marido. 11No entanto, se ela o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, que se reconcilie com o marido. Quanto ao marido, não se divorcie da sua mulher.”
Confesso que esse comentário foi um dos comentários que mais estudei e meditei para escrever. Diante de nossa sociedade atual, com os casos de divórcio subindo a cada dia e se tornando “comum” até entre os cristãos a posição bíblica pode ser polêmica.
Gostaria, entretanto, de ressaltar alguns pontos, dando minha opinião baseada em vários textos bíblicos, sendo os principais: este mesmo texto de Mateus 19.1-12, Gênesis 2.24, Mateus 5.31-32, Marcos 10.1-12, I Coríntios 7.8-17, Malaquias 2.16, Atos 17.30, II Coríntios 5.17, Romanos 7.2-3 entre outros.
Em Malaquias está escrito que Deus odeia o divórcio. O plano inicial do Senhor era a união de homem e mulher até que a morte os separasse. Isso independente de papel passado ou casamento na igreja. Lembremos que o casamento era selado pela relação sexual. Atualmente, até esse princípio as pessoas querem alterar. Devemos entender que a relação sexual é uma aliança e por isso deve ser realizada após o casamento. Este é o princípio do Senhor, porém tem sido tão deturpado que parece que quando falamos sobre isso, nós que estamos errados.
Na época de Moisés, na Lei, foi instituído que o homem poderia dar carta de divórcio para a mulher, isso era uma concessão devido a dureza do coração das pessoas, devido à falta de perdão e interesse em reconciliação. Atualmente o coração duro é quebrado quando a pessoa se converte a Cristo, portanto independentemente da situação, Deus é poderoso para restaurar. Já vi casos de pessoas que se separaram no papel, porém um dos cônjuges permaneceu fiel em oração e Deus mesmo depois de anos restaurou a união. Deus faz milagres!
Hoje, Jesus, principalmente neste texto de Mateus, deixa claro que esse não é o plano de Deus. O plano de Deus é que homem e mulher vivam juntos até a morte. Em outros textos, em alguns casos (como imoralidade sexual), pode haver possibilidade de divórcio se não houver reconciliação das duas partes, porém muitos entendem que até nesse caso não há possibilidade para novo casamento.
Humanamente falando, pode-se haver exceções, como agressão física ou até algum outro motivo que pode levar ao divórcio. Nesse caso, oriento que se busque um conselheiro cristão verdadeiro, bíblico, para poder orientar.
Devemos também pensar em dois outros textos que falam que Deus não leva em conta o tempo de ignorância e também a mudança que acontece quando alguém se converte a Cristo. Quem realmente se converteu e entregou sua vida a Jesus tem uma nova vida, as coisas antigas já passaram e tudo se faz novo. Nesses casos, podemos entender que existe um perdão de Deus para todas as situações, porém devemos entender que o perdão de Deus não nos livra das consequências do pecado. Quantas famílias que se separaram sofrem até hoje de problemas emocionais, problemas que são passados para a próxima geração, marcas profundas que o divórcio, que não é o plano inicial de Deus, gera nos corações.
Termino citando palavras de Paulo que são a Palavra do próprio Deus: “Aos casados, dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: que a esposa não se separe do marido. No entanto, se ela o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, que se reconcilie com o marido. Quanto ao marido, não se divorcie da sua mulher.” I Coríntio 7.10-11.
Meu conselho pessoal é que se você ainda não se casou, ore a Deus e busque uma pessoa de Deus, uma pessoa cristã verdadeira, para construir uma família baseada nos princípios bíblicos que estão na Palavra.
Se você já é casado(a), mas tem passado por lutas, creia que Deus é poderoso para restaurar todas as coisas!
Gostaria de acrescentar ainda mais três textos para meditação:
Nada é impossível para Deus:
Jeremias 32:27 NVI "― Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim? "
Deus é misericordioso:
Salmos 103:8 NVI "O Senhor é compassivo e misericordioso, tardio em irar‑se e cheio de amor leal."
O Senhor tem compaixão dos que o temem:
Salmos 103:13-14 NV "Como um pai tem compaixão dos seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra‑se de que somos pó."
PAUSA PARA MEDITAR
Existem princípios da Bíblia que podem parecer desatualizados, porém são princípios eternos que precisamos ter como base de nossas vidas. Peça a Deus sabedoria e coragem para colocar a Palavra de Deus em prática em todas as áreas da sua vida.
Scripture
About this Plan
Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto, meditar e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.
More