YouVersion Logo
Search Icon

Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 18-19Sample

Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 18-19

DAY 1 OF 6

Oiiiii! Meu nome é Juliana Cristina, e fico muito feliz que você tenha aceitado o desafio de começar este plano, saiba que estou orando por você!

O Evangelho de Mateus, por ser o primeiro livro do Novo Testamento e ele é o mais lido. Porém muitas pessoas começam a ler, mas não seguem em frente.

Para te ajudar, dividimos o estudo do Evangelho de Mateus em pequenos planos, com pequenas porções de leitura diária para que você, não só leia a Bíblia, mas entenda, medite no que leu e coloque em prática em sua vida.

Neste plano vamos ler e entender os capítulos 18 e 19 do Evangelho de Mateus.

TEXTO BÍBLICO

MATEUS 18.1-9

O maior no reino dos céus

1Naquele momento, os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram:

― Quem é o maior no reino dos céus?

2Chamando uma criança, colocou‑a no meio deles 3e disse:

― Em verdade lhes digo que, a não ser que vocês mudem e se tornem como crianças, jamais entrarão no reino dos céus. 4Portanto, quem se faz humilde como esta criança é o maior no reino dos céus.

5― Quem recebe uma destas crianças em meu nome recebe a mim. 6Mas, se alguém induzir a pecar um destes pequeninos que creem em mim, seria melhor que ele amarrasse uma pedra de moinho no pescoço e se afogasse nas profundezas do mar.

7― Ai do mundo, por causa das coisas que fazem o povo pecar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem! 8Se a sua mão ou o seu pé o induz a pecar, corte‑o e jogue‑o fora. É melhor entrar na vida mutilado ou aleijado do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser lançado no fogo eterno. 9E, se o seu olho o induz a pecar, arranque‑o e jogue‑o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno.

ENTENDENDO O TEXTO

V.1 Os discípulos perguntam a Jesus: “Quem é o maior no Reino dos céus?”. A explicação de Jesus vai nos ajudar a enxergar a verdadeira intenção dos discípulos com este questionamento.

V.2-3 Jesus mais uma vez usa exemplos reais para explicar lições espirituais. Ele pega uma criança no colo e primeiro explica aos discípulos que para “entrar no Reino dos céus” é necessário se converter e se tornar como crianças. Em João 3, Jesus explica para Nicodemos, que é necessário que a pessoa nasça de novo para entrar no céu. Além de mudar de vida, Jesus explica que temos que ser como as crianças, mas em que sentido? Inocência, pureza e principalmente confiança, dependência e obediência ao Pai.

V.4 Depois de explicar como se entra no Reino dos céus, Jesus explica como “ser o maior no Reino dos céus”, deve ser humilde, em outras traduções diz que deve se humilhar. O orgulho é o pecado que nos afasta mais de Deus. O orgulhoso crê que sabe de tudo, crê que pode com suas forças ser salvo e por isso não entrega sua vida totalmente a Deus. O orgulhoso busca a Deus com segundas intenções. Todos nós temos orgulho em nosso coração e creio que esse é o principal pecado que nos impede de andar realmente no Caminho de Jesus. Nos achamos inteligentes e autossuficientes. Jesus chama a todos nós orgulhosos, a nos humilharmos. Ele nos chama para reconhecermos a nossa pequenez. Precisamos reconhecer que sozinhos não vamos conseguir ser salvos. Precisamos reconhecer que só Jesus pode nos salvar e mais! Precisamos aceita-Lo como nosso Senhor, obedecê-Lo sem questionar, assim como uma criança deve fazer com seus pais. Sobre humildade, nosso exemplo maior é o próprio Jesus. Ele deixou a Sua glória, veio aqui neste mundo em forma humana, passou por todas as lutas, suportou a vergonha da morte na cruz por obediência ao Pai e amor a nós. É isso também que Ele espera de nós. Cristo é o maior, e o maior se humilhou e se nós quisermos ser “maiores no Reino dos céus”, devemos também nos humilhar.

V.5 Jesus aproveita a criança para dar mais algumas lições. Quem recebe uma criança, em nome de Jesus, por amor a Cristo, estaria recebendo o próprio Cristo. É amando ao próximo que colocamos em prática nosso amor a Deus.

V.6 Mas, se alguém fizer tropeçar as pessoas que creem em Cristo, melhor seria estar morto. É bem sério isso! Não podemos ser pedra de tropeço dando mal exemplo ou ensinando coisas erradas para as pessoas. Não podemos com nossa vida levar outros a pecar.

V.7 É certo que as pessoas irão pecar, mas não podemos ser nós aqueles que levam as pessoas a caírem em pecado.

V.8-9 Aqui, Jesus pegou pesado e algumas religiões levam isso ao extremo. Lembrem-se que Jesus usa exemplos físicos para explicar coisas espirituais. O que Ele quis dizer é que devemos estar atentos ao que nos tem levado a pecar e quando identificamos, devemos deixar isso longe, exterminar de nossa vida essas situações.

PAUSA PARA MEDITAR

E você? Tem deixado seu orgulho de lado e reconhecido que precisa todos os dias de Jesus como Salvador de sua vida? O obedecido de todo o coração? Tem identificado e fugido das situações que te levam a pecar?

Day 2

About this Plan

Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 18-19

Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto, meditar e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.

More