YouVersion Logo
Search Icon

Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 18-19Sample

Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 18-19

DAY 3 OF 6

TEXTO BÍBLICO

MATEUS 18.15-20

Como tratar a ofensa de um irmão

15― Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre‑lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou o seu irmão. 16Mas, se ele não o ouvir, leve com você mais um ou dois outros, porque “qualquer acusação precisa ser confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas”. 17Se ele se recusar a ouvi‑los, conte à igreja; e, se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate‑o como gentio ou publicano.

18― Em verdade lhes digo que tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.

19― Em verdade também lhes digo que, se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso será feito a vocês por meu Pai, que está nos céus. 20Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali estou no meio deles.

ENTENDENDO O TEXTO

V.15-17 Nesse trecho Jesus dá lições importantes para hoje, para alguns pode ser difícil de cumprir. Jesus orienta que se um irmão na fé, pecar contra você, você deve ir até ele e mostrar-lhe o erro. Se ele não o ouvir, leve mais duas ou três testemunhas, mas se novamente não o ouvir, leve o caso à igreja. Se ele não quiser ouvir nem a igreja, Jesus diz: “trate-o como pagão (gentio) e publicano”. Existe uma regra, um passo a passo quando houver algum problema nesse sentido. Devemos sempre tentar a reconciliação, porém se a pessoa não quiser mudar a ordem é clara: deve ser tratada como gentio e publicano. Já não deve mais fazer parte da igreja. O Apóstolo Paulo trata sobre esse assunto em várias cartas que ele escreveu. Ele ressalta que esse irmão que pecou e não quis se arrepender e mudar, não deve continuar vivendo no meio da igreja, como se nada tivesse acontecido. Se for assim, ele não irá se arrepender e buscar o perdão e reconciliação com Deus e os irmãos. Além disso, será mal exemplo para outros cristãos. Esse é um assunto polêmico para alguns, mas é claro em muitos textos da Palavra de Deus. Se tiver dúvidas ore a Deus que Ele, através do Espírito Santo e da Palavra lhe esclarecerá.

V.18 Conforme falamos em Mateus 16.19, a pregação do Evangelho é a chave da entrada para o céu. Quando a pessoa aceita o Evangelho, crendo em Jesus como Único Salvador e Senhor, ela está ligada ao Reino do Céu e deve viver de modo diferente do que vivia, de acordo com os padrões desse novo Reino. Por isso, a pessoa que ouvir o Evangelho, ouvir também essa repreensão que Jesus nos ensina aqui, mas mesmo assim não se arrepender, ela não deve mais estar ligada à igreja terrena, pois na verdade também não está ligada Reino dos Céus, porque não se arrependeu verdadeiramente. Aqueles que são cristãos verdadeiros, devem seguir aos padrões bíblicos do Reino do Céu. Atenção! Infelizmente, muitas igrejas inventam regras humanas e as colocam no mesmo patamar dos ensinos bíblicos, a nossa única regra de fé e prática deve ser a Palavra de Deus, por ela devemos viver e pregar.

V.19 Se dois concordarem sobre algum assunto que pedirem, ele será concedido por Deus. Veja, aqui temos que nos lembrar que Deus ouve toda a oração que é feita em nome de Jesus, e responde de acordo com a vontade dEle. Se somos cristãos verdadeiros vamos pedir coisas para glorificar a Deus e Ele nos responderá.

V.20 Isso é lindo! Onde tiverem dois ou três reunidos em nome de Cristo, ali Ele está. Você sabia que existem países em que é proibido a pregação do Evangelho de Cristo? Onde existe pessoas fiéis que são perseguidas, presas e até mortas por afirmarem crer em Cristo? Isso de Deus estar presente mesmo em um pequeno grupo é um alento para todos!

PAUSA PARA MEDITAR

Viver em comunidade, fazer parte de uma igreja cristã saudável que prega verdadeiramente a Bíblia é um privilégio! Espero que você já faça parte e sirva a Deus ativamente em uma igreja assim. Se ainda não faz isso, ore a Deus e peça a Ele para te mostrar uma boa igreja para você fazer parte e se reunir com outros cristãos.

TEXTO BÍBLICO

MATEUS 18.21-35

A Parábola do Servo Impiedoso

21Então, Pedro aproximou‑se de Jesus e perguntou:

― Senhor, quantas vezes deverei perdoar o meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?

22Jesus respondeu:

― Eu digo a você que não até sete, mas até setenta vezes sete.

23― Por isso, o reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com os seus servos. 24Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia dez mil talentos. 25Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, a sua mulher, os seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida.

26― O servo prostrou‑se diante dele e implorou: “Tem paciência comigo, e tudo te pagarei”. 27O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir.

28― Mas, quando aquele servo saiu, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários. Ele o agarrou e começou a sufocá‑lo, dizendo: “Pague o que me deve!”.

29― Então, o seu conservo caiu de joelhos e implorou‑lhe: “Tenha paciência comigo, e pagarei a você”.

30― Ele, porém, não quis. Antes, saiu e mandou lançá‑lo na prisão, até que pagasse a dívida. 31Quando os servos que eram companheiros dele viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar tudo ao seu senhor.

32― Então, o senhor chamou o servo e disse: “Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. 33Não deveria você ter tido misericórdia do seu conservo, como eu tive de você?”. 34Irado, o seu senhor entregou‑o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia.

35― Assim também fará o meu Pai celestial a vocês se cada um não perdoar de coração o seu irmão.

ENTENDENDO O TEXTO

Devemos ligar esta passagem com a anterior, onde fala o que devemos fazer se um irmão pecar contra você. Lá, Mateus registra como tratar o ofensor e aqui ele registra sobre o que Jesus fala para o ofendido.

V.21 Esse Pedro... Achando que iria dar um bom exemplo para Cristo, pergunta e já responde: Senhor, quantas vezes deverei perdoar o meu irmão? Até sete vezes? Como se sete vezes fosse muito. E muitas vezes somos como Pedro, não é?

V.22 Jesus afirma que não seria sete vezes, mas setenta vezes sete, como um sinal de infinitas vezes.

V.23-27 Aqui Jesus conta outra parábola para ilustrar sobre perdão. Havia um servo que devia muito para o seu senhor, mais ou menos trinta e cinco quilos de prata. O senhor chamou todos os seus servos devedores e entre eles chamou este homem para acertar as contas. O homem afirmou que não tinha como pagar, por isso o credor informou que a família do devedor seria vendida para o acerto das dívidas. O servo em desespero, clamou ao senhor e este com misericórdia concedeu o perdão, cancelou a dívida e o deixou ir em paz.

V.28-30 O servo que recebeu esse enorme perdão encontrou o seu conservo que lhe devia apenas cem denários, ou seja, o salário de cem dias de um empregado, que era uma quantia insignificante perto do que o seu senhor havia o perdoado, mas mesmo assim o servo o cobrou de forma muito dura. O conservo clamou por misericórdia, mas o servo que havia sido perdoado pelo seu senhor, não perdoou a dívida do conservo e faz mais, o lançou na prisão até que pagasse tudo.

V.31-34 Os outros servos vendo como ele agiu sem misericórdia, contaram ao senhor dele. O senhor o chamou novamente e disse que ele foi mau e negligente, deveria ter usado de misericórdia também com o conservo dele. Como castigo, esse senhor entregou o servo aos torturadores, até ele pagar tudo o que devia.

V.35 Nós recebemos misericórdia e perdão de Deus pelos nossos pecados. Devemos perdoar nossos irmãos, assim como Deus nos perdoa, porque se não, Deus também não nos perdoará.

PAUSA PARA MEDITAR

E você? Tem realmente perdoado como Cristo lhe perdoa? Medite na oração do Pai Nosso (Mateus 6), pense profundamente nela, principalmente no trecho que diz: “perdoe nossas ofensas (ou nossas dívidas), assim como tenho perdoado a quem nos tem ofendido (ou aos nossos devedores). Sempre que penso nesse trecho eu tremo diante de Deus, pois com essa oração, estamos pedindo a Deus para nos perdoar como nós perdoamos, mas será que temos perdoado de verdade? Deus é misericordioso conosco, devemos ser misericordiosos com os outros.

Day 2Day 4

About this Plan

Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 18-19

Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto, meditar e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.

More