Sermão Do MonteSample
Sente-se maravilhada com o sermão de Jesus? Ao terminar o Seu discurso, aqueles que O ouviam estavam surpresos e impactados. Mas Jesus alerta-os com uma última metáfora acerca do que eles deveriam fazer assim que saíssem dali.
É muito comum que, depois de ouvirmos uma mensagem impactante, aquilo nos deixe emocionalmente e intelectualmente envolvidos. Entretanto, pouco tempo depois já não nos lembramos mais daquilo que tanto nos marcou. Porquê? Porque não colocamos em prática.
O contraste que Jesus fez na última seção sobre os falsos mestres foi entre dizer e fazer. Agora o contraste está entre ouvir e fazer. Na Sua metáfora, há um construtor prudente que cavou profundamente a terra e construiu a sua casa sobre uma base rochosa; e há o construtor insensato que não quis perder tempo com alicerces e contentou-se em construir sobre a areia.
A questão é que Jesus não está a comparar um crente e um descrente, mas dois cristãos professos. Ele está a falar de duas pessoas que ouvem as Suas palavras, leem a Bíblia, vão à igreja e ouvem as pregações. O que Ele quer mostrar é que a verdadeira questão não é saber se eles ouvem o Seu ensino, mas se praticam o que ouvem.
Na maior parte do tempo será bem difícil distinguir o cristão que pratica daquele que apenas ouve, mas Jesus alerta: uma tempestade revelará a verdade. Como diz John Stott, “talvez seja uma tempestade de crise ou de calamidade; (...) se não, certamente a tempestade do dia do juízo revelará tudo o que estiver oculto”.
Para nós, o caminho aparentemente mais fácil é ouvir e admirar-se, mas não ter o trabalho de pegar uma pá e cavar fundo, até que toda a nossa vida esteja firmada em Cristo. Mas essa é a única decisão sábia. Afinal, não estamos a ouvir as palavras de um professor, profeta ou de um ser iluminado, um mestre da moral. As palavras que ouvimos são do próprio Deus!
Isso não significa, é claro, que o caminho da salvação se dá por meio de boas obras de obediência. O que Jesus está a enfatizar é que os que realmente ouvem o evangelho e professam a fé darão evidências dessa fé por meio da obediência na sua vida. Assim, estaremos seguros em Jesus e anunciaremos com as nossas vidas que Ele é Senhor! Não há lugar melhor do que aos Seus pés.
Para refletir e praticar:
- Qual é a importância dos períodos de provação e dificuldade para o amadurecimento da nossa fé?
- Leia Lucas 14: 25-35. Qual é o preço de sermos discípulos de Jesus?
- Leia Tiago 1:23-25. Qual é o perigo que enfrentamos ao ouvirmos a palavra de Jesus, mas ao não a praticarmos?
- Qual dos ensinamentos de Jesus no Sermão a comoveu mais profundamente? O que pode fazer para não esquecê-lo?
About this Plan
Que tal estudarmos juntas o Sermão do monte? Nele, temos o próprio Deus encarnado a chamar aqueles que O querem seguir a se sentarem aos Seus pés e aprenderem o que significa, de maneira prática, ser um cidadão do Reino de Deus. Este é um estudo do Des-Abafa, ministério de mulheres da Igreja Red.
More