YouVersion Logo
Search Icon

Sermão Do MonteSample

Sermão Do Monte

DAY 13 OF 15

Estamos a chegar ao final do sermão de Jesus, e agora Ele quer deixar claro que depois de ouvir todo o Seu ensino, no final só tem duas escolhas: ou virar as costas ou tornar-se discípulo. Ele mostrou que a barra é alta, que seguir o Seu caminho exige renúncia e devoção. Mas também quer enfatizar que o outro caminho, longe d'Ele, por mais fácil que pareça, não trará um bom destino.

Mas o que são exatamente esses caminhos? John Stott ilustra da seguinte forma: “Um caminho é fácil e amplo. Há muito espaço nesse caminho para a diversidade de opinião e toda uma gama de práticas pessoais. É o caminho da permissividade. Não há restrições, nem limites de pensamento ou de conduta. Os que trilham esse caminho seguem os seus próprios desejos. O caminho difícil, por outro lado, é apertado. Os seus limites são claramente marcados. A sua estreiteza é definida pelo que Deus revelou nas Escrituras como sendo verdadeiro e bom.”

Ele também comenta que as portas são diferentes. A porta larga permite que carreguemos tudo connosco, até mesmo o nosso pecado ou orgulho. Mas a porta estreita não deixa espaço para as nossas bagagens. Para passarmos por ela, temos de deixar tudo para trás - pecado, ambição egoísta, até mesmo coisas boas, às vezes.

Na Sua metáfora, Jesus também ressalta que os companheiros de viagem serão diferentes. No caminho largo, há muitas pessoas aos risos, despreocupadas e que não pensam no que vem adiante. Por outro lado, no caminho apertado há poucos que, como diz John Stott, são um “grupo de peregrinos, de mãos dadas, de costas para o pecado e com o seu rosto voltado para a cidade celestial”.

No final das contas, essa é a diferença principal: o destino. Mas desde já, podemos desfrutar da segurança que os limites do caminho estreito nos proporcionam, a companhia de irmãos que se preocupam connosco e têm o mesmo objetivo, e da leveza que nós conquistamos aos poucos, por meio de Cristo, ao abandonar a nossa bagagem de pecado, deixando-a para trás. Jesus é o único caminho que vale a pena.

Para refletir e praticar:

  • O que devemos esperar ao seguir Jesus? Como explicaria para uma pessoa que começou a sua jornada de fé?
  • Leia Mateus 11: 28-30. Como é possível conciliar as palavras de Jesus de que “o Seu fardo é leve”, com a verdade de que o “caminho para segui-Lo é estreito”?
  • Já sentiu inveja daqueles que andam pelo “caminho largo”? Porquê? Como lidou com esse sentimento?
  • Quais diferenças sente nos seus relacionamentos com cristãos e não cristãos?
Day 12Day 14

About this Plan

Sermão Do Monte

Que tal estudarmos juntas o Sermão do monte? Nele, temos o próprio Deus encarnado a chamar aqueles que O querem seguir a se sentarem aos Seus pés e aprenderem o que significa, de maneira prática, ser um cidadão do Reino de Deus. Este é um estudo do Des-Abafa, ministério de mulheres da Igreja Red.

More