YouVersion Logo
Search Icon

Aprendendo a Avaliar O QuadroSample

Aprendendo a Avaliar O Quadro

DAY 6 OF 7

O que precisa ser feito a partir da avaliação

Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos". Gên. 50:21a

Do que você tem medo?

“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem”. A análise que José faz de sua história e a da sua família é digna de quem verdadeiramente andava com Deus. Ele percebeu, claramente, que não houvera um só dia em que Deus não estendera a Sua poderosa mão sobre a sua família, apesar de todas as suas mazelas. Por outro lado, a leitura que os seus irmãos fazem do quadro é um desastre. "E se José guardar rancor contra nós e resolver retribuir todo o mal que lhe causamos?” Foi uma análise de quem só consegue enxergar a vida do ponto de vista humano, da culpa, do rancor, do merecimento. Porém, como todos ali agora dependiam de José, é a misericordiosa avaliação dele que prevalece.

O que fazer, então, a partir do momento em que se tem uma leitura correta do que está acontecendo? José nos ensina: “...não tenham medo. Eu sustentarei vocês”. É possível que, chegando a um ponto da vida em que, entendendo a gravidade do que está acontecendo, possamos nos desesperar. A realidade é que, para muitos, pensar em futuro é sinônimo de medo.Esses precisam crer no sustento provido por Quem já cuidou de toda a história até ali.

Na Bíblia, o contrário de ter medo não é ter coragem, é crer. Portanto, crer é o que precisa ser feito. O Deus que cuidou, vai continuar cuidando. E, mesmo quando a nossa fé se mostra pequena, podemos ouvir a Sua doce e amável voz nos tranquilizando e dizendo: “não temas, eu sou contigo”.

Perguntas para reflexão: O que lhe causa medo no futuro? De que forma, você pode aprender a descansar no cuidado de Deus? Como é que, as suas lutas, assim como as de José, podem ser transformadas em manifestações de amor?

Day 5Day 7

About this Plan

Aprendendo a Avaliar O Quadro

Parar, pensar e avaliar são atitudes fundamentais para enfrentarmos os labirintos da vida. O comportamento que escolhemos ter diante das circunstâncias e das pessoas dá o tom da nossa trajetória. O olhar de José para a ação de Deus na sua história foi fundamental nesse processo. Ele tinha aprendido a enxergar passado, presente e futuro com as lentes do Criador.

More