Aprendendo a Avaliar O QuadroSample
Avaliar é preciso
Vendo os irmãos de José que seu pai havia morrido, disseram: "E se José guardar rancor contra nós e resolver retribuir todo o mal que lhe causamos? " Gên. 50:15
Avaliar constantemente o quadro à nossa volta é fundamental para o nosso crescimento. No quarto versículo da Bíblia, já existe avaliação. Quando Deus inicia a sua criação, Ele começa pela luz e, em Gên.1:4, o texto diz: “Deus viu que a luz era boa” (Gên. 1:4). Isso é avaliação. No mesmo livro, no capítulo 50, acontece uma outra avaliação. Agora era do relacionamento de José com os seus irmãos.
Foi uma longa história. José, invejado por seus irmãos, fora vendido como escravo por eles. Sofrera muito no Egito, mas vence. Teve a alegria de reencontrar sua família e abraçar seu pai, Jacó. Foi um momento muito emocionante na vida de José. Porém, tempos depois, Jacó morre.
Após sua morte, os irmãos de José começam a avaliar as possíveis consequências de suas atitudes. Eles tinham uma visão a respeito das coisas e José tinha outra completamente diferente. Seus irmãos entenderam que, pelo que haviam feito no passado, José, provavelmente, queria vingança, o que nem passava pela sua cabeça. Todos, porém, ficam em paz depois de uma boa conversa e, sobretudo, de uma grande lição dada por José.
Aquele momento era de avaliação de toda a história deles até então.Que olhar José e seus irmãos teriam do passado? Que atitudes eles teriam após a morte do patriarca da família? Uma leitura correta do passado e do presente iria dar um novo rumo ao relacionamento daqueles irmãos. Por todas as experiências que acumulamos ao longo da nossa história, avaliar é preciso. Tanto para reorganizar a nossa vida, quanto para seguirmos em constante crescimento. Fazer isso da forma correta requer amadurecimento. Portanto, não perca tempo.
Perguntas para reflexão: Como você costuma se avaliar? Geralmente, como se sente quando se autoavalia? O que o deixa descontente consigo mesmo? E o que o deixa feliz?
About this Plan
Parar, pensar e avaliar são atitudes fundamentais para enfrentarmos os labirintos da vida. O comportamento que escolhemos ter diante das circunstâncias e das pessoas dá o tom da nossa trajetória. O olhar de José para a ação de Deus na sua história foi fundamental nesse processo. Ele tinha aprendido a enxergar passado, presente e futuro com as lentes do Criador.
More