Aprendendo a Avaliar O QuadroSample
Enxergando Deus em meio às tragédias da vida
“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.”Gên. 50:20
Você costuma se esforçar para ver o lado bom das coisas ou das pessoas?
A vida não é só dor. Precisamos lembrar disso mesmo em meio às piores tempestades. Isso não significa negar a dor. Significa olhar sempre a vida como ela é, com suas alegrias e tristezas. José não nega o ocorrido. Ele lembra aos seus irmãos o que eles fizeram: “Vocês planejaram o mal contra mim...”. Ele não tenta colocar “panos quentes” no que ocorrera, nem tampouco fingir que nada tinha acontecido. O que ele lembra é o outro lado da história. A vida não havia se encerrado quando os seus irmãos o venderam como escravo. Pelo contrário. Tudo havia sido muito doloroso a partir daquele episódio, mas ele conseguiu ter a grandeza de enxergar o todo.
Tudo fica no devido lugar em nossa mente quando encontramos a sobriedade de enxergar a ação de Deus em meio às tragédias da vida. A dor do passado não toma o espaço em nossos pensamentos e nem a importância que não é dela. Quando enxergamos o agir de Deus em nossa vida, ficamos protegidos das consequências do mal que nos fizeram. Deus nunca deixa a ação do mal sem uma resposta da Sua bondade. O mal que nos foi feito, as oportunidades que perdemos, os traumas que nos alcançaram e todas as lutas pelas quais passamos, nada há que aconteça em nossa vida que Deus não possa transformar em bem. Além disso, Ele o faz porque tem propósitos para cada um de nós. José entendeu muito bem o porquê de Deus transformar o mal em bem na sua vida: “para que hoje fosse preservada a vida de muitos”. Deus tinha planos para a vida de José e ele sabia disso. E tem para nós também. Além do mais, Seus propósitos nunca se encerram em nós. Se é verdade que as nossas dores podem ter consequências em outras pessoas, também é verdade que enxergar a ação de Deus em nossa vida pode salvar a muitos. Faça, portanto, a sua escolha.
Perguntas para reflexão: O que as dores do passado causam ainda em você? De que forma você consegue ver Deus agindo em suas lutas? Você consegue perceber quais são os propósitos Deus para sua vida?
About this Plan
Parar, pensar e avaliar são atitudes fundamentais para enfrentarmos os labirintos da vida. O comportamento que escolhemos ter diante das circunstâncias e das pessoas dá o tom da nossa trajetória. O olhar de José para a ação de Deus na sua história foi fundamental nesse processo. Ele tinha aprendido a enxergar passado, presente e futuro com as lentes do Criador.
More