Aprendendo a Avaliar O QuadroSample
Renunciando o jeito humano de agir
Então mandaram um recado a José, dizendo: "Antes de morrer, teu pai nos ordenou que te disséssemos o seguinte: ‘Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus irmãos que o trataram com tanta maldade. Depois vieram seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: "Aqui estamos. Somos teus escravos! "
Gên. 50:16-18
Os irmãos de José queriam, do jeito deles, proteger-se daquilo que pensavam que iria acontecer. Inventaram uma história. Prostraram-se diante de José, oferecendo-se para serem seus escravos. Enfim, acharam que poderia existir alguma atitude pela qual pudessem se desculpar pelo que fizeram.
Quem age movido pela culpa realmente se torna escravo. Escravo do seu passado, dos seus erros e do seu remorso. Vai cometendo erro sobre erro porque, pensando da forma errada, age da forma errada. É o caso, por exemplo, de pais que, por não conseguirem dar mais tempo aos filhos, fazem todas as vontades desmedidamente; de cristãos que, por conta dos pecados cometidos, sentem-se incapazes de serem instrumentos nas mãos de Deus; e de pessoas em geral que, por conta do que possa ter acontecido no passado, se permitem ser abusadas das mais variadas formas, nas mais variadas esferas da sociedade.
A culpa gera escravidão. O modo humano de agir quer pagar mal com mal. Quer olhar a vida sempre da ótica do merecimento. A Graça nos liberta de tudo isso. A Graça nos convida ao caminho do novo todos os dias. A Graça é o maná que cai todas as manhãs no quintal do faminto pecador. A Graça é o preço pago na cruz do Calvário. Abandone o jeito humano de agir de uma vez por todas e seja inundado pela Graça salvadora e sustentadora de Deus.
Perguntas para reflexão: Você já agiu confiando em seus próprios pensamentos, desprezando a vontade de Deus? Como foi? Você se sente culpado por algo que tenha feito ou deixado de fazer? Já ouve arrependimento genuíno da sua parte? Você crê que a Graça de Deus é suficiente para te sustentar?
About this Plan
Parar, pensar e avaliar são atitudes fundamentais para enfrentarmos os labirintos da vida. O comportamento que escolhemos ter diante das circunstâncias e das pessoas dá o tom da nossa trajetória. O olhar de José para a ação de Deus na sua história foi fundamental nesse processo. Ele tinha aprendido a enxergar passado, presente e futuro com as lentes do Criador.
More