Dia a dia com os Puritanos Ingleses - Parte 1Sample
Tristeza piedosa – Thomas Doolittle
Não afrouxe as rédeas de suas afeições, para não ser induzido a pecar em momentos de tristeza. Não exagere ao derramar lágrimas enquanto lava o corpo dos que morreram, pois elas precisam ser guardadas para lamentar seus pecados. Que haja uma diferença entre a sua tristeza e a tristeza dos outros, da mesma forma que deve haver diferença entre os que têm esperança e os que não têm qualquer esperança de uma ressurreição festiva para a vida gloriosa e eterna [...]. “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes”.
Os outros são ignorantes, portanto, lamentam excessivamente; mas você não deve ser assim; não deve entristecer-se dessa maneira. Você sabe, pensa e crê que a morte não passa de um sono, do qual certamente eles despertarão; que se levantarão das suas sepulturas [...] na manhã da ressureição que virá; que a alma deles nesse meio-tempo está com Deus, com Cristo e com o Eterno Espírito; que foram aceitos naquela gloriosa sociedade de anjos e santos lá no alto, em perfeito amor, constante deleite, louvando e triunfando perpetuamente, porque Deus os escolheu, porque Jesus os redimiu com Seu sangue, porque o Espírito Santo os reuniu para torná-los participantes daquela herança dos santos na luz, na vida e no amor.
Você sofreria enquanto eles se regozijam? Lamentaria enquanto entoam cânticos de louvor? Está triste porque eles são exaltados? [...] Se você pudesse ouvi-los, eles lhe diriam: “Você enfrenta adversidades diárias; nós, descanso, paz e triunfo eternos. Você está trabalhando no campo; nós recebemos a vitória. Você corre o perigo de enfrentar o pecado e Satanás; nós fomos libertos deles para sempre. Seu amor por Deus e por você é um amor imperfeito, ao passo que o nosso não necessita ser aperfeiçoado. Você não sabe o que nós sabemos de Deus, de Cristo e da Glória. Você não vê o que nós vemos, não desfruta tudo o que nós usufruímos, portanto, gaste suas lágrimas com você, não conosco. Chore por você, não por nós. ... Você ora, aguarda e tem esperança de estar onde estamos, mas não temos nenhum desejo de estar onde você está. Temos uma casa melhor que a sua para morar, melhor companhia, melhor trabalho e emprego mais agradável; portanto, chorem por vocês, mesmos, não por nós”.
Scripture
About this Plan
Sob a ameaça de aprisionamento e morte, pastores não conformistas dos séculos 16 e 17 convocaram suas igrejas a um viver e pensar dignos. Eles revolucionaram a história da Grã-Bretanha. Este plano traz leituras extraídas de escritos e sermões de alguns dos homens mais influentes da história da Igreja.
More