Dia a dia com os Puritanos Ingleses - Parte 1Sample
Semente da Igreja – Jeremiah Burroughs
O poder de Deus é glorioso, não apenas para preservar Sua igreja e animar o espírito de Seus servos em momentos de maior aflição, mas também para multiplicar Sua Igreja por meio desses momentos. Se é maravilhoso ser sustentado neles, mais maravilhoso ainda é ser multiplicado por eles. “Quanto mais somos cortados, mais persistimos”, diz Tertuliano. A igreja nunca cresceu tão rápido como quando esteve sob intensa aflição.
A respeito dos primeiros cristãos, Sulpício diz que eles ansiavam tanto pelo martírio quanto os homens de sua época ansiavam pelo bispado. O sangue dos mártires foi a semente da Igreja. Plínio fala a respeito do lírio, que cresce alimentado pela seiva que dele verte, e que o mesmo ocorre com a igreja, que é o lírio crescendo entre espinhos; o próprio sangue vertido por ela a multiplica; os sofrimentos de um levam muitos outros a amar a verdade.
John Knox [...] fala de um cavalheiro, um certo John Lindsay, conhecido do bispo James Bettoune. Na ocasião em que Patrick Hamilton foi queimado na fogueira, esse cavalheiro comentou com o bispo: “Meu Senhor, se queimardes outros, destruireis a vós mesmos; se os queimardes, que a incineração seja feita em porões vazios, porque a fumaça do Sr. Patrick Hamilton contaminou todos aqueles sobre os quais ela soprou”. Dizem a respeito de uma certa Cecília [...] que sua constância e exortações, antes e após seu martírio, converteram 400 pessoas. “Pelo sangue e pela oração, a Igreja converte o mundo todo”, diz Lutero.
Os sofrimentos de um levam muitos outros a amar a verdade.
Scripture
About this Plan
Sob a ameaça de aprisionamento e morte, pastores não conformistas dos séculos 16 e 17 convocaram suas igrejas a um viver e pensar dignos. Eles revolucionaram a história da Grã-Bretanha. Este plano traz leituras extraídas de escritos e sermões de alguns dos homens mais influentes da história da Igreja.
More