Lendo FilipensesSample
A igreja é uma comunidade estruturada para o cuidado dos pobres e edificação dos seus membros
As igrejas devem se organizar de modo a levar seus membros à pura manifestação da verdadeira vida cristã. Sua estrutura deve viabilizar a doutrina e a prática da doutrina. Por esse motivo, ela tem bispos e diáconos, membros especialmente separados para a preservação da verdadeira doutrina, promoção da autêntica vida cristã e socorro aos pobres. A uns cabe a tarefa de zelar pela manutenção da pureza do evangelho. Seu dever consiste também em chamar sempre a igreja para viver à altura da pregação de Cristo. A outros cabe a missão de não permitir que ninguém no corpo de Cristo esteja privado do suprimento das suas necessidades básicas:
Tudo isso se ajusta aos seguintes propósitos: alimentar a igreja, fazer com que seus membros pensem de acordo com a doutrina e tenham sua vida regulada por ela. Como os membros estão expostos aos mais diferentes tipos de tribulação, cabe à igreja estabelecer estrutura que permita o pleno exercício da misericórdia entre seus membros.
Existe forma e liberdade na igreja. Os cristãos devem sempre buscar no Espírito Santo direção para criarem estruturas eclesiásticas que melhor se adequem às demandas históricas das sociedades nas quais vivem. Contudo, o que serviu para uma época pode se tornar anacrônico para outro tempo. Quanto a ter bispos (ensino) e diáconos (serviço), entretanto, não há liberdade. Tratam-se de ministérios que permitem à igreja cumprir sua missão no mundo.
Adaptado de Antônio Carlos Costa, Lendo Filipenses: um comentário para hoje.
Scripture
About this Plan
Escrita pelo apóstolo Paulo e conhecida com uma das “cartas da prisão”, Filipenses apresenta um dos textos mais impactantes da Bíblia. Comovente, doutrinário e essencialmente prático, esse texto singular aponta o modo cristão de lidar com as questões centrais da vida. Antônio Carlos Costa analisa a carta paulina em seu contexto histórico e cultural, apresentando a força da mensagem do evangelho ontem e hoje.
More