Lendo FilipensesSample
A igreja é uma comunidade de servos de Cristo
Essa é uma das definições bíblicas centrais sobre o significado da palavra “igreja”. A igreja é uma comunidade composta por homens e mulheres que não pertencem mais a si mesmos. Não há verdadeira igreja sem que pessoas sejam encontradas focadas na ideia de fazerem a vontade de Cristo. Ser servo de Cristo significa submeter-se à vontade de Cristo revelada no seu evangelho.
Ser servo de Cristo significa trabalhar para ele a partir da compreensão de que a vida de cada crente foi comprada por preço. Quando dizemos que somos servos, portanto, estamos afirmando que a nossa vida pertence a Cristo, a quem devemos lealdade e serviço em gratidão. Não há vida de serviço a Cristo onde não há amor a Deus e ao próximo. Onde esse amor estiver presente, ali o que foi tornado escravo será visto cuidando de quem carece da misericórdia humana.
O cristão se sujeita a Cristo pelo encanto por Cristo, por ver beleza no cumprimento da vontade de Cristo e por saber ser racional servir a quem tanto o ama. Ele pode sofrer, mas verá beleza e sentido no seu sofrimento. Não há nada mais libertador do que ser escravo de Cristo. Os cristãos foram escolhidos para ser servos de Cristo. Eles creem que, apesar de custoso, é belo, santo e emancipador servir a Jesus.
Adaptado de Antônio Carlos Costa, Lendo Filipenses: um comentário para hoje.
About this Plan
Escrita pelo apóstolo Paulo e conhecida com uma das “cartas da prisão”, Filipenses apresenta um dos textos mais impactantes da Bíblia. Comovente, doutrinário e essencialmente prático, esse texto singular aponta o modo cristão de lidar com as questões centrais da vida. Antônio Carlos Costa analisa a carta paulina em seu contexto histórico e cultural, apresentando a força da mensagem do evangelho ontem e hoje.
More