Lendo FilipensesSample
A igreja é uma comunidade de verdadeiros amigos
Logo no início de Filipenses vemos a amizade entre Paulo e Timóteo. Eles se amavam. Eram amigos. Oravam um pelo outro. Amizade frutífera, uma vez que Deus os uniu para compartilharem dos mesmos sonhos e por meio de cooperação mútua plantarem e nutrirem novas igrejas.
Quando a conversão é seguida de amizades verdadeiras e frutuosas, a igreja cumpre duas finalidades precípuas. A primeira é oferecer ao mundo uma prova sociológica do poder do evangelho. Ao olharem para o modo como os cristãos tratam uns aos outros, as pessoas serão levadas a dizer que somente Deus pode promover tamanha harmonia. E a segunda é que a demanda por relacionamentos reais produzida pela regeneração é suprida de modo extraordinário.
Ter a vida restaurada à imagem de Deus sempre significará anelar por viver a vida que o Deus relacional revelado pelo Novo Testamento vive. O Pai ama o Filho e o Filho ama o Pai. Assim é Deus. Assim quereremos ser se tivermos nascido de novo. A igreja, com todas as suas imperfeições, foi designada por Deus para atender a essa demanda de companheirismo verdadeiro. Nossos melhores amigos podem e devem ser encontrados no seio do corpo de Cristo.
Adaptado de Antônio Carlos Costa, Lendo Filipenses: um comentário para hoje.
About this Plan
Escrita pelo apóstolo Paulo e conhecida com uma das “cartas da prisão”, Filipenses apresenta um dos textos mais impactantes da Bíblia. Comovente, doutrinário e essencialmente prático, esse texto singular aponta o modo cristão de lidar com as questões centrais da vida. Antônio Carlos Costa analisa a carta paulina em seu contexto histórico e cultural, apresentando a força da mensagem do evangelho ontem e hoje.
More