Mark Driscoll - Romanos: Teologia Para Todos (6-11)Sample
Eu estava presente quando a minha esposa, Grace, deu à luz cada um dos nossos cinco filhos. Como toda mulher, a sua gravidez inteira envolvia muitas dores e desconfortos. Quanto mais o bebê crescia, mais difícil ficava de respirar, dormir e realizar tarefas que, até então, eram normais. O seu nível de energia estava frequentemente baixo, e ao mesmo tempo o seu nível de dor estava alto. Quanto mais nos aproximávamos do parto, mais intensos e frequentes tornavam-se as dores e os problemas. Tudo culminava no momento do parto, e ela então se recuperava enquanto sua nova vida começava.
Paulo usa esta analogia para explicar a nossa vida presente. Esta vida é como um parto. É uma bagunça dolorosa, horrível e constante, que apenas piora antes de melhorar. Não apenas nós estamos sujeitos à maldição da queda, mas também toda a criação, e estamos empurrando e gemendo pelo novo mundo e pela nova vida que está para nascer. Felizmente, temos o Espírito Santo conosco a todo momento, de modo que podemos acessar o Seu divino poder para atender nossas necessidades.
Paulo conclui esta linha de pensamento com um dos resumos mais suscintos e significativos sobre a salvação em toda a Escritura. Ele nos assegura que o processo em que estamos vale a pena, e que Deus será bondoso em cumprir todas as Suas promessas para todo o Seu povo. Aqui está o que essas palavras definiam:
De antemão conheceu – Deus conhece toda a história desde o início, incluindo o plano Dele para você.
Predestinou para serem conformes – Deus escolheu antecipadamente o seu destino de ser salvo e de se tornar mais e mais parecido com Jesus.
Chamou – Deus o buscou e o chamou da morte espiritual para a vida, de modo muito parecido com o que Jesus chamou o falecido Lázaro pelo nome para sair da tumba.
Justificou – Deus o declarou legalmente justo diante Dele, pela graça e através da fé em Jesus Cristo.
Glorificou – Deus o vê como você será na enternidade – completamente curado e redimido –, quando Ele finalizar Sua obra de torná-lo como o Seu Filho, Jesus Cristo, como um de Seus “filhos” adotados.
A grande ideia é que o plano de Deus para a sua vida começou na eternidade (antes do tempo) e continua até a eternidade futura. Fé é confiar que Ele não falhará e continuar fiel e cheio do Espírito em meio ao Seu plano, enquanto passamos pela dor em nosso caminho até o Paraíso.
Reflexão:
Em que áreas da sua vida a dor da queda e da maldição está sendo mais frustrante neste momento (p. ex.: saúde física ou mental, alguém que você ama está doente ou morrendo, coisas simplesmente se despedaçando, etc.)?
De que modo você pode acolher o Espírito Santo para que Ele o ajude a processar e a passar por suas dores e problemas (p. ex.: tempo de oração, adoração, Escritura, falar com um conselheiro etc.)?
Pelo que você mais anseia no período em que você estará completamente glorificado, curado e liberto na presença de Jesus, de uma vez por todas?
Scripture
About this Plan
Este plano de 17 dias o ajudará a mergulhar na profunda teologia de Romanos, dos capítulos 6 a 11, que aborda tópicos como eleição, predestinação e livre-arbítrio. Estes tópicos complexos são esmiuçados em explicações e perguntas práticas e aplicáveis para sua reflexão, tornando a teologia acessível a todos, seja você apenas um curioso a respeito da Bíblia, um novo convertido ou alguém que segue a Jesus há muito tempo.
More