Mark Driscoll - Romanos: Teologia Para Todos (6-11)Sample
Recomendamos que você complete o plano do Pastor Mark Driscoll sobre os capítulos 1-5 de Romanos antes de começar este estudo, pois isso ajudará a prover mais contexto para o livro como um todo.
Um grande tema nos capítulos 1 a 5 do livro de Romanos foi o fato de que a graça de Deus é realmente graciosa. E aqui no capítulo 6, a pergunta que Paulo antecipa (Romanos 6:1-2) expõe a seguinte preocupação: se a graça de Deus cobre todo e qualquer pecado em favor do Seu povo, isto não encorajará algum abuso da graça de Deus? Infelizmente, alguns têm feito exatamente isto. Como pecadores, precisamos usar a graça de Deus. Contudo, em considerando se deveríamos abusar da graça de Deus, Paulo diz: “De modo nenhum!”. Várias traduções brasileiras trazem “De maneira nenhuma!”, “Claro que não!”, “Naturalmente que não!”.
Paulo, então, sumariza o que significa ser um cristão, para mostrar que a nossa motivação primária para obedecer a Deus não é um medo do que Ele pode fazer para nos punir, mas um amor por aquilo que Ele fez para nos abençoar.
1) Deus trabalha por você: Justificação (Romanos 6:3-4).
O cristão é sobrenaturalmente conectado à vida, à morte e à vitoriosa ressurreição de Jesus Cristo. Através da nossa conexão com Jesus pelo Espírito, somos capazes de nos afastar da nossa antiga vida e de andar com Ele em “novidade de vida”. Ao mencionar o batismo(v. 3-4), somos lembrados de que há dois tipos de batismo. O batismo no Espírito ocorre na conversão, e é a nossa conexão privada e interna com Deus. O batismo nas águas é a nossa confissão pública do nosso relacionamento com Deus. O batismo nas águas lembra-nos que a nossa antiga vida está, agora, morta e enterrada com Jesus Cristo. O nosso batismo no Espírito nos lembra que, agora, nós vivemos uma nova vida pelo poder de Deus.
2) Deus trabalha em você: Regeneração (Romanos 6:5-11).
Da mesma forma que, em sua antiga vida, você compartilhava da morte de Adão, em sua nova vida, você compartilha da vitória de Jesus. Como uma nova pessoa, nascida de novo em Cristo, você está livre do pecado, livre para viver para Deus. Tudo isso porque o amor de Deus o perdoa, muda a sua natureza, muda os seus desejos e lhe dá o poder do Espírito para mudar o modo como você vive, porque Deus mudou quem você é. Por último, uma vez que amamos Jesus mais que tudo e o pecado O matou, não podemos mais amar o pecado.
3) Deus trabalha através de você: Santificação (Romanos 6:12-14).
Como cristão, você é uma nova pessoa, que (ainda) não é perfeita, mas que está em um processo chamado “santificação”, que levará à eterna perfeição. A linguagem que Paulo utiliza é um emprestada dos cenários de batalha. “Não [permitir] que o pecado reine” significa que somos capazes de nos render ao Espírito em vez de ao pecado quando estamos em meio à batalha pelo nosso comportamento. Além disso, os “membros” do nosso corpo (por ex.: mente, olhos, ouvidos, boca, mãos, pés, coração etc.) são “instrumentos” ou armas para guerra, que usamos para adorar a Deus, travando guerras contra a tentação pecaminosa.
Quanto ao pecado, o cristão não precisa celebrá-lo, tolerá-lo, contorná-lo, dar desculpas a seu respeito, escondê-lo ou lutar para mantê-lo vivo, mas sob controle. Porque Jesus morreu pelo seu pecado, você pode vencer o seu pecado.
Reflexão:
Qual destas três obras de Deus (justificação, regeneração e santificação) você conhece melhor? De que modo você pode aprender melhor e aplicar a graça de Deus às obras que você não conhece tão bem?
Qual dos seus “membros” do corpo tem sido sua maior batalha (p. ex.: mente, olhos, ouvidos, boca, mãos, pés, coração etc.)?
Como você pode dar mais da graça de Deus às pessoas que são mais próximas de você (p. ex.: esposa, filho, pai, amigo, colega, membro da igreja etc.)?
Em que área(s) da sua vida você percebeu mais transformações pela graça de Deus neste último ano? Se tivesse de escolher uma área da sua vida em que você pudesse usar mais da graça santificadora de Deus, qual seria?
Scripture
About this Plan
Este plano de 17 dias o ajudará a mergulhar na profunda teologia de Romanos, dos capítulos 6 a 11, que aborda tópicos como eleição, predestinação e livre-arbítrio. Estes tópicos complexos são esmiuçados em explicações e perguntas práticas e aplicáveis para sua reflexão, tornando a teologia acessível a todos, seja você apenas um curioso a respeito da Bíblia, um novo convertido ou alguém que segue a Jesus há muito tempo.
More