O Evangelho segundo Marcos: Estudo bíblico em vídeo, com Francis ChanSample
“Aquiete-se, acalme-se”. Você já precisou ouvir alguém com autoridade dizer essas palavras acerca dos seus sentimentos de medo e agitação? Talvez sua mãe ou seu pai tenham lhe acalmado dessa forma depois de um pesadelo ou durante o estresse dos exames finais. Os discípulos de Jesus também ouviram essas palavras, de uma maneira muito especial.
Tente se imaginar na cena:
Você está finalizando um longo dia de trabalho, ouvindo Jesus ensinar as multidões. Ele está cansado, você está cansado e todo mundo precisa tirar uma folga. Então, você parte com o seu barco para o outro lado do mar da Galiléia e se retira num lugar distante, onde espera descansar. Na verdade, Jesus está tão exausto que acaba adormecendo na popa do barco e não acorda quando uma tempestade começa a rugir e agitar as ondas.
Ela se intensifica – trata-se de “um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água” (versículo 37). Você e seus amigos passavam muito tempo no mar (alguns de vocês eram pescadores), mas esse fenômeno é muito assustador. Então você se volta para Jesus.
Mas Ele está dormindo.
Mas como isso é possível? Vocês estão prestes a morrer, e Ele está profundamente adormecido com a cabeça num travesseiro. Você o sacode para que Ele acorde e não seja lançado ao mar enquanto descansa e porque algo em você espera que Ele lhe dê segurança. Ele então fala palavras extraordinárias – não para você, mas para o vento e para o mar: “Aquiete-se, acalme-se”.
A tempestade cessa. O vento se aquieta, as ondas se acalmam e você olha para seus companheiros com terror. O tempo pode ter se acalmado, mas dentro de você há uma enorme agitação.
“Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”
Este é o Filho de Deus, o Criador do mundo e comandante das forças da natureza. O que Ele deseja acontece. Marcos incluiu esta história para enfatizar o poder de Jesus sobre o mundo, para atestar sua identidade como Deus. Embora os discípulos ainda não tivessem compreendido essa verdade, nós, deste lado da história, podemos acrescentar o seguinte aos poderes de Jesus: Poder sobre o corpo humano? Sim. Poder para perdoar pecados? Sim. Poder sobre os elementos naturais? Sim.
Com todo esse poder divino, Cristo também é capaz de acalmar as suas tempestades emocionais, relacionais e circunstanciais. Ou Ele pode acalmar você durante a travessia enquanto você passa pelas tempestades. Seja como for que Ele deseja trabalhar na sua vida, tenha confiança na capacidade inimitável de Jesus de cumprir com a vontade d’Ele. E assim como os discípulos, não hesite em pedir a sua ajuda.
Scripture
About this Plan
Você às vezes sente que Marcos pulou uma parte crucial da história de Jesus? Será que sem narrar o nascimento milagroso de Cristo, ainda podemos enxergar o fato de que Deus se tornou homem? A resposta é sim. Neste estudo bíblico em vídeo da RightNow Media e Francis Chan, Francis nos pergunta: “Você já, realmente, considerou a imensidão dessa afirmação – do evento em que Deus se tornou um homem?”
More