O Evangelho segundo Marcos: Estudo bíblico em vídeo, com Francis ChanSample
Você por vezes sente que, sem narrar o nascimento milagroso de Cristo e ao apresentá-lo já em sua vida adulta, Marcos pulou uma parte crucial da história de Jesus? No entanto, mesmo sem mencionar a Natividade, ainda podemos perceber desde a primeira frase que Marcos enfatiza a realidade de que Deus se fez homem. No vídeo, Francis nos pede: “Reflitam. Você já parou, realmente, para pensar sobre a imensidão dessa afirmação – do evento em que Deus se tornou homem?” Ele então ora: “Ensina-nos a ficarmos maravilhados novamente, a nos sentirmos fascinados com as Boas-novas do Evangelho, em que Deus se tornou homem”.
Marcos nos arremessa direto para a cena em que Jesus é batizado por João – o acontecimento que deu início ao seu ministério, ou seja, quando Jesus começou a pregar. Aqui podemos ver a história do ponto de vista de Jesus. Ele está saindo da água, com João ao seu lado, quando ouvimos uma voz do céu dizendo: “Tu és o meu Filho amado”.
Se você foi criado na igreja, pensar em Jesus como o Filho de Deus pode não lhe parecer tão extraordinário. É apenas de quem Ele é, um dos nomes e títulos atribuídos a Cristo, uma maneira pela qual falamos a respeito d’Ele. Tudo isso é verdade. Mas Francis Chan desafia os que creem a olharem de uma nova maneira para Jesus – o Filho de Deus que veio à Terra como um ser humano. Aqueles que são novos na fé ainda estão admirados com a Encarnação – a ideia de que Deus decidiria assumir a natureza humana como parte de seu plano para redimir seu povo dos seus pecados. Por causa do seu grande amor por nós, o Criador do mundo, o Filho de Deus, tornou-se homem, plenamente humano, mesmo sendo plenamente Deus – é um mistério incrível. Ele se fez homem para nos salvar, não de problemas socioeconômicos ou de opressão militar, mas sim da eterna separação entre Deus e seus filhos.
Ao explorarmos o Evangelho de Marcos, encontramos um foco intenso sobre a divindade de Jesus. Marcos não se desculpa ao apresentar o Filho de Deus aos seus leitores. E Francis ainda nos lembra que um homem que declara ser Deus é algo de que não devemos ignorar nem afastar. É uma afirmação extremamente importante, que não deve ser subestimada. Precisamos decidir se podemos aceitar Jesus tal como Marcos o apresenta. Ele é Deus? Se sim, o que isso significa para nossas vidas? Como essa realidade afetará as nossas atitudes, convicções e comportamentos? Caso você seja cristão há um bom tempo, será que você já perdeu o fascínio pelo fato de Jesus ser o Filho de Deus – o Criador se transformando numa das suas criaturas, o Divino se tornando plenamente humano?
Se você se tornou imune a afirmações como essas, passe algum tempo lendo esta passagem do Evangelho de Marcos, concentrando-se nas palavras de João Batista e na própria cena do batismo. De que modo elas são excepcionais e inacreditáveis? Como você pode renovar a sua paixão e o seu entusiasmo pela Encarnação?
Este plano de leitura foi escrito pela equipe da RightNow Media e o respectivo vídeo foi produzido em parceria entre Francis Chan e RightNow Media.
Scripture
About this Plan
Você às vezes sente que Marcos pulou uma parte crucial da história de Jesus? Será que sem narrar o nascimento milagroso de Cristo, ainda podemos enxergar o fato de que Deus se tornou homem? A resposta é sim. Neste estudo bíblico em vídeo da RightNow Media e Francis Chan, Francis nos pergunta: “Você já, realmente, considerou a imensidão dessa afirmação – do evento em que Deus se tornou um homem?”
More