YouVersion Logo
Search Icon

Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 20-21Sample

Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 20-21

DAY 5 OF 5

TEXTO BÍBLICO

MATEUS 21.28-32

A Parábola dos Dois Filhos

28― O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: “Filho, vá trabalhar hoje na vinha”. 29Ele respondeu: “Não quero!”, mas depois mudou de ideia e foi.

30― O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: “Sim, senhor!”, mas não foi.

31― Qual dos dois fez a vontade do pai?

― O primeiro — responderam.

Jesus lhes disse:

― Em verdade lhes digo que os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no reino de Deus. 32Porque João veio para mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. Mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram para crer nele.

ENTENDENDO O TEXTO

V.28-30 Um pai tinha dois filhos, e pede para eles irem trabalhar na vinha. O primeiro disse que não ia, mas se arrependeu e foi, o segundo, prontamente disse que iria e não foi.

V.31-32 Jesus pergunta, qual fez a vontade do pai? E os próprios judeus respondem que foi o primeiro. Com isso, Jesus ensina que os que se arrependem e buscam a Deus e entrarão nos céus, e estes passarão na frente dos religiosos, que dizem servir a Deus, mas na verdade não servem. Aqui Mateus estava se referindo aos judeus e a pessoas religiosas que servem a Deus só de aparência, mas não O obedecem.

PAUSA PARA MEDITAR

E você? Tem sido como qual dos filhos?

TEXTO BÍBLICO

MATEUS 21.33-46

A Parábola dos Lavradores

33― Ouçam outra parábola: Certo homem, proprietário de terras, plantou uma vinha; colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois, arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem. 34Quando chegou o tempo da colheita, enviou os seus servos aos lavradores para receber os frutos que lhe pertenciam.

35― Os lavradores, agarrando os servos, espancaram um, mataram outro e apedrejaram o terceiro. 36Então, o dono da vinha enviou‑lhes outros servos em maior número, mas os lavradores os trataram da mesma forma. 37Por último, enviou‑lhes o seu filho, dizendo: “Eles respeitarão o meu filho”.

38― Quando, porém, os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: “Este é o herdeiro. Venham, vamos matá‑lo e tomar a sua herança”. 39Assim, eles o agarraram, lançaram‑no fora da vinha e o mataram.

40― Portanto, quando vier o dono da vinha, o que ele fará àqueles lavradores?

41Eles responderam:

― Fará que esses perversos tenham um fim terrível e arrendará a vinha a outros lavradores, que lhe deem a sua parte no tempo da colheita.

42Jesus lhes disse:

― Vocês nunca leram isto nas Escrituras:

“A pedra que os construtores rejeitaram

tornou‑se a pedra angular.

Isso vem do Senhor

e é algo maravilhoso para nós”?

43― Portanto, eu digo que o reino de Deus será tirado de vocês e entregue a um povo que dê os frutos do reino. 44Aquele que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.

45Quando os chefes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas de Jesus, compreenderam que ele falava a respeito deles. 46Procuravam um meio de prendê‑lo; no entanto, tinham medo das multidões, pois elas o consideravam profeta.

ENTENDENDO O TEXTO

V.33 Uma parábola muito interessante. O proprietário de uma vinha preparou tudo para uma boa plantação e depois a arrendou e foi viajar.

V.34 Quando chegou a época da colheita, o dono da vinha mandou seus servos para receberem a parte dos frutos que era dele.

V.35-36 Mas os lavradores que tinham arrendado a terra, mataram os servos. O dono envia então outros servos e os lavradores também os matam. Estes servos que foram mortos representam os profetas do Velho Testamento e também João Batista que foi morto.

V.37-39 Até que então, o dono decide mandar o seu próprio filho, porém os lavradores também o matam, justamente por ser o herdeiro. O filho do dono é Jesus.

V.40-41 Jesus então pergunta aos judeus, se quando o dono da vinha viesse, o que acham que ele faria? E os próprios judeus respondem que o dono mataria todos os lavradores perversos e arrendaria para outros.

V.42 Jesus cita um texto do Velho Testamento que diz que a pedra rejeitada, seria Ele e os judeus desprezariam, mas esta pedra se tornaria a pedra principal, o alicerce para a salvação.

V.43 Jesus explica, que o Reino de Deus seria tirado daqueles judeus e dado a outros povos que valorizassem e dessem frutos para Deus.

V.44 Quem não cresse que Jesus era o Filho de Deus, seria destruído.

V.45-46 Nesse momento os líderes entenderam que Jesus estava falando deles próprios, mas ao invés de se converterem, eles procuraram mais uma vez uma chance de matar a Jesus, cumprindo assim o que a própria parábola que Jesus havia contado.

PAUSA PARA MEDITAR

E você? Tem sido uma boa lavradora, um bom lavrador? Tem dado frutos para Deus? Seja frutos de justiça, obedecendo, servindo-O e levando a mensagem de Deus para outras pessoas?

___________________________________________

Terminamos aqui o nono plano de leitura do Evangelho de Mateus. Te convido para continuar lendo conosco os próximos capítulos e também os planos de leitura de outros livros aqui mesmo no aplicativo: AMIGA BÍBLIA YOUVERSION

Conheça mais sobre o Projeto Amiga Bíblia. Fale conosco, conheça nosso canal do Youtube e nosso perfil no Facebook e Instagram, para isso, clique no link https://linktr.ee/AMIGABIBLIA

Day 4

About this Plan

Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 20-21

Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto, meditar e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.

More