Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 20-21Sample

TEXTO BÍBLICO
MATEUS 21.1-11
A entrada triunfal
1Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, junto ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, 2dizendo‑lhes:
― Vão ao povoado que está diante de vocês; logo encontrarão um jumento amarrado, com um jumentinho ao lado. Desamarrem‑nos e os tragam a mim. 3Se alguém lhes perguntar algo, digam‑lhe que o Senhor precisa deles e em breve os devolverá.
4Isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta:
5“Digam à Filha de Sião:
‘Eis que o seu Rei vem a você,
humilde e montado em um jumento,
em um jumentinho,
cria de jumenta’ ”.
6Os discípulos foram e fizeram o que Jesus tinha ordenado. 7Trouxeram o jumento e o jumentinho, colocaram sobre eles os seus mantos, e sobre eles Jesus montou. 8Uma grande multidão estendeu os seus mantos pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho. 9A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam:
“Hosana ao Filho de Davi!
“Bendito é o que vem em nome do Senhor!
“Hosana nas alturas!”.
10Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntava:
― Quem é este?
11A multidão respondia:
― Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia.
ENTENDENDO O TEXTO
V.1 Esta passagem é narrada em todos os Evangelhos. Mateus foca no cumprimento da promessa, que o Cristo prometido viria como um rei humilde. Esta é a famosa passagem usada como base para a Missa de Ramos, celebrada pelos católicos, uma semana antes da Páscoa.
V.2-3 Jesus chama dois de seus discípulos e lhes pede para entrarem na cidade e buscarem um jumentinho. Disse também que se alguém perguntasse para que seria, já era para dizer lhes que o Senhor estava precisando e logo devolveria. O Evangelho de Marcos narra que isso aconteceu e que eles responderam exatamente como Jesus lhes havia ordenado.
V.4-5 Mais uma profecia se cumprindo! Jesus viria como Rei humilde e como símbolo disso, não entraria na cidade com pompa, mas sim, de maneira simples, montado em um jumentinho. Mais uma vez Ele prova que o seu Reino é espiritual.
V.6-9 Cristo entra em Jerusalém, as pessoas colocam seus mantos e ramos no chão para o saudar e louvam a Deus por presenciarem aquele momento.
V.10-11 A cidade toda se agitou e quem não conhecia a Cristo, quis saber quem ele era e a multidão já respondia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia.
PAUSA PARA MEDITAR
E você? Quando sente a presença de Jesus, você O louva como fizeram aqueles que O viram entrando em Jerusalém? De coração, agradece com gratidão por Ele estar ao seu lado?
TEXTO BÍBLICO
MATEUS 21.12-17
Jesus purifica o templo
12Jesus entrou no templo e expulsou todos os que estavam vendendo e comprando. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas 13e lhes disse:
― Está escrito: “A minha casa será chamada casa de oração”, mas vocês estão fazendo dela um “covil de ladrões”.
14Os cegos e os mancos aproximaram‑se dele no templo, e ele os curou. 15Mas, quando os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei viram as coisas maravilhosas que Jesus fazia e as crianças gritando no templo: “Hosana ao Filho de Davi”, ficaram indignados 16e lhe perguntaram:
― Não está ouvindo o que estas crianças estão dizendo?
Jesus respondeu:
― Sim, vocês nunca leram:
“Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos
suscitaste louvor”?
17Então, deixando‑os, saiu da cidade e foi para Betânia, onde passou a noite.
ENTENDENDO O TEXTO
V.12 Jesus chega ao Templo de Jerusalém, o principal local de adoração dos judeus e encontra ali um tipo de mercado. As pessoas vendiam animais para sacrifício e como vinham judeus de várias partes do mundo, também existiam muitos cambistas para trocar as moedas. Jesus nesse momento é tomado do que dizemos de “ira santa”. Não é a ira descontrolada que muitos de nós temos em momentos de raiva, mas sim com razão e com o motivo de algo para Deus, sem descontrole, mas com firmeza.
V.13 Jesus cita um versículo do Velho Testamento “A minha casa será chamada casa de oração”, mas lá estava virando um lugar de comércio onde as pessoas eram exploradas por ladrões. Entenda aqui que podemos orar em todos os lugares, até no banheiro (risos), mas o Templo, naquele momento, era a marca da presença de Deus. Hoje não temos mais o Templo em Jerusalém. Nem aquela parede chamada de “Muro das Lamentações” é do Templo original da época de Jesus. Mesmo sem ter o Templo como os judeus tinham, podemos e devemos nos reunir na igreja, em um lugar dedicado a oração, adoração e pregação da Palavra. Se você ainda não frequenta assiduamente uma igreja, lhe digo: é uma bênção! Oro a Deus que você encontre uma comunidade de pessoas cristãs verdadeiras, que buscam aprender de Deus através da Bíblia e servir a Ele. Eu considero um privilégio poder fazer parte de uma comunidade assim. Peça a Deus para te ajudar a fazer parte de uma igreja fiel e saudável.
V.14 Jesus mesmo em meio aquele caos, parou para curar e abençoar.
V.15-17 Quando os líderes judeus viram as coisas maravilhosas que Jesus estava fazendo ficaram indignados. As crianças gritavam exaltando a Jesus, mas como os judeus não criam que Jesus era Filho de Deus, ficaram revoltados. Perguntaram a Cristo, se Ele não estava ouvindo as crianças gritando e louvando, e Cristo responde que estava se o cumprindo ali uma profecia. Era mais um sinal que Ele era realmente o Filho de Deus, o Salvador prometido.
Quero destacar aqui que Mateus cita vários textos do Velho Testamento para provar aos judeus, principais destinatários deste Evangelho, que Jesus realmente era o Cristo, o Filho de Deus. Quero também que você veja que esse Evangelho não foi escrito só para os judeus, mas também para nós nos dias de hoje, para que creiamos que tudo que está escrito é verdade. Muitas profecias foram escritas há cerca de dois mil anos antes de Cristo vir ao mundo. Como é possível que um livro escrito dois mil anos antes, com tantos detalhes, e na vinda de Cristo todos esses detalhes são cumpridos? É só por Deus mesmo! Essa é mais uma prova que a Bíblia é a Palavra de Deus. Que privilégio! Nós podermos ler, entender e crer nessa Palavra!
PAUSA PARA MEDITAR
E você? Crê realmente que toda a Bíblia é a Palavra de Deus? Diante disso, tem colocado em prática tudo o que tem aprendido?
Scripture
About this Plan

Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto, meditar e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.
More