Amiga Bíblia Comentário Bíblico Devocional - Mateus 20-21Sample

Oiiiii! Meu nome é Juliana Cristina, e fico muito feliz que você tenha aceitado o desafio de começar este plano, saiba que estou orando por você!
O Evangelho de Mateus, por ser o primeiro livro do Novo Testamento e ele é o mais lido. Porém muitas pessoas começam a ler, mas não seguem em frente.
Para te ajudar, dividimos o estudo do Evangelho de Mateus em pequenos planos, com pequenas porções de leitura diária para que você, não só leia a Bíblia, mas entenda, medite no que leu e coloque em prática em sua vida.
Neste plano vamos ler e entender os capítulos 20 e 21 do Evangelho de Mateus.
TEXTO BÍBLICO
MATEUS 20.1-16
A Parábola dos Trabalhadores na Vinha
1― Pois o reino dos céus é como um proprietário que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Ele combinou pagar‑lhes um denário pelo dia e mandou‑os para a sua vinha.
3― Por volta das nove horas da manhã, ele saiu, viu outros que estavam desocupados na praça 4e lhes disse: “Vão também trabalhar na vinha, e eu pagarei a vocês o que for justo”. 5E eles foram.
― Saindo outra vez, por volta do meio-dia e das três horas da tarde, fez a mesma coisa. 6Saindo por volta das cinco horas da tarde, encontrou ainda outros que estavam desocupados e lhes perguntou: “Por que vocês estiveram aqui desocupados o dia todo?”. 7“Porque ninguém nos contratou”, responderam.
― Ele lhes disse: “Vão vocês também trabalhar na vinha”.
8― Ao cair da tarde, o dono da vinha disse ao seu administrador: “Chame os trabalhadores e pague‑lhes o salário, começando com os últimos contratados e terminando com os primeiros”.
9― Vieram os trabalhadores contratados por volta das cinco horas da tarde, e cada um recebeu um denário. 10Quando vieram os que tinham sido contratados primeiro, esperavam receber mais. No entanto, cada um deles também recebeu um denário. 11Quando o receberam, começaram a reclamar do proprietário da vinha, 12dizendo: “Estes homens contratados por último trabalharam apenas uma hora, e o senhor os igualou a nós, que suportamos o peso do trabalho e o calor do dia”.
13― Ele, porém, respondeu a um deles: “Amigo, não estou sendo injusto com você. Você não concordou em trabalhar por um denário? 14Receba o que é seu e vá. Eu quero dar ao que foi contratado por último o mesmo que dei a você. 15Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso?”.
16― Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos.
ENTENDENDO O TEXTO
V.1 Mais uma bela parábola de Jesus. Ele compara o Reino dos céus com um proprietário que contratou trabalhadores para trabalharem em sua vinha.
V.2 Ele encontrou-se com os primeiros e combinou com eles de pagar um denário, que era o valor referente a um dia todo de trabalho. Eles aceitaram e foram trabalhar.
V.3-4 Às nove, o dono da vinha, encontrou outros trabalhadores e também chamou eles e disse que pagaria o que seria justo. Talvez eles tenham pensado que o dono iria pagar o valor proporcional as horas de trabalho.
V.5 O dono saiu novamente ao meio dia, às três horas e também às cinco horas.
V.6-7 Quase no fim do dia ele encontrou outros trabalhadores parados e questionou porque eles estavam lá desocupados e eles responderam que foi porque ninguém os havia chamado para o serviço, então eles também foram convocados.
V.8-9 Terminando o dia de trabalho, o dono da vinha chamou todos os trabalhadores para pagar o salário deles. Começou pelos últimos, aqueles que trabalharam bem pouquinho, depois os que foram contratados no meio do dia e para todos ele pagou a quantia igual, um denário.
V.10 Chegaram então aqueles que foram contratados bem cedinho e que trabalharam o dia todo. Eles acreditavam que eles receberiam muito mais, porém receberam o combinado de quando foram contratados, um denário.
V.11-12 Quando eles receberam, começaram a reclamar. Eles não acharam justo! Os outros tinham trabalhado bem menos que eles, mas foram pagos como se trabalhassem o dia todo. Se ponha no lugar deles... será que você também não reclamaria?
V.13 No início do dia, esses primeiros trabalhadores aceitaram trabalhar por um denário e receberam o combinado. O patrão não estava sendo injusto, pagou o que havia combinado. Eles não foram lesados.
V.14-15 Os empregados estavam questionando a generosidade do patrão que neste caso representa Deus. Muitas vezes, não vamos entender o que Deus faz. Ele é Deus e pode fazer o que Ele quer, como Ele quer. Precisamos reconhecer que Ele é justo, mas Ele também é misericordioso e cheio de graça, assim Ele abençoa a muitos, mesmo que aos olhos de muitos, estas pessoas não mereçam.
V.16 “Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.” Existirão pessoas que nasceram em lar cristão, sempre andaram no Caminho de Jesus, serviram a Ele com todo o coração e entrarão no céu. Como também existirão pessoas más, que fizeram tudo de errado, de andaram por caminhos maus, que fizeram maldades, porém se elas se converterem, também entrarão no céu. Lembre-se do ladrão da cruz. Ele se arrependeu e creu em Jesus no último momento de vida e Jesus prometeu que estariam juntos no Paraíso.
PAUSA PARA MEDITAR
E você? O que pode tirar de lição desta parábola? Você é do grupo que é grato pois entende que recebeu muito mais do que merecia, ou é do grupo que vê Deus como injusto?
TEXTO BÍBLICO
MATEUS 20.17-19
Jesus prediz novamente a sua morte e a sua ressurreição
17Enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse:
18― Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte 19e o entregarão aos gentios para que zombem dele, o açoitem e o crucifiquem. No terceiro dia, porém, ele será ressuscitado.
ENTENDENDO O TEXTO
V.17-19 Cristo mais uma vez avisa os discípulos que ele seria entregue na mão dos judeus. Depois disso, os judeus O entregariam aos gentios, no caso, aos romanos, os quais tinham como prática a morte por crucificação. Foi assim que Cristo foi morto. Cristo também avisa que ao terceiro dia Ele iria ressuscitar.
PAUSA PARA MEDITAR
E você? Tem prestado atenção na Palavra de Deus? Os discípulos ouviram várias vezes Jesus avisando que ele iria morrer, mas que também que iria ressuscitar. Quando Ele morreu, eles ficaram perdidos, com medo, não entendendo nada. Deus também tem nos ensinado, nos avisado muitas coisas e precisamos estar atentas, praticar, aguardar e confiar.
Scripture
About this Plan

Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto, meditar e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.
More