YouVersion Logo
Search Icon

Bullying e Rejeição: 3 Dias Para Vencer com CristoSample

Bullying e Rejeição: 3 Dias Para Vencer com Cristo

DAY 3 OF 3

Dia 3

Desvende seu Potencial

Olá, jovem detetive!

Hoje é o nosso terceiro e último dia deste Devocional. E como um jovem detetive, é hora de investigar algo profundo e poderoso dentro de você. Coloque a sua luta à mão, porque há mistérios no que Deus já colocou em você e na ciência que nos revela grandes verdades sobre como fomos criados. Há inúmeros motivos para você acreditar no seu potencial.

Sabe quem quer que você duvide disso? Exatamente, o diabo. Faz todo sentido ele tentar te convencer de que você não tem valor, porque ele sabe que, se você não acreditar no potencial que Deus colocou em você, dificilmente será uma ameaça às trevas. Mas Deus já sabia disso e fez questão de te mostrar, através da sua palavra, que você nunca precisa se sentir rejeitado. Afinal, Jesus nunca te rejeita.

Na verdade, ele te deu uma missão muito importante, o chamado de Cristo. Jesus é fascinante não só como mestre e salvador, mas também como o maior comunicador que já existiu. Muitas vezes, o que passa despercebido é como suas palavras tocavam não apenas o coração, mas também a mente das pessoas de maneira transformadora. Em suas últimas palavras aos discípulos, a Bíblia mostra que Jesus deu uma ordem clara: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).

Pensamentos do coração

Agora, traga a sua lupa para o seu coração. Veja que coração surpreendente! Não é apenas um órgão que bombeia sangue; ele é muito mais do que isso. O coração tem neurônios próprios, cerca de 40 mil células nervosas, formando o que muitos chamam de o “cérebro do coração”. Isso significa que o seu coração literalmente pensa e tem uma inteligência que vai além do que imaginamos.

Há inúmeras passagens que mostram que a Palavra já tinha conhecimento disso, pois ela participou da nossa criação. Como quando Jesus disse em Mateus 9:4: “Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?” Muitas vezes, achamos que é o cérebro que manda em tudo, mas a ciência descobriu que o coração também manda mensagens para o cérebro e influencia o que pensamos e sentimos.

O coração tem um poder especial de falar com o nosso cérebro e mudar a maneira como vemos as coisas. E sabe o que é incrível? Jesus já nos ensinava isso há muito tempo. Ele nos mostrou que nosso coração precisa estar cheio da verdade de Deus, senão ele pode nos enganar. E como você pode fazer isso? Lendo a Bíblia todos os dias.

Quando Jesus disse que somos a luz do mundo, ele não estava apenas trazendo uma poderosa metáfora; era também uma estratégia de comunicação muito eficaz. Hoje, a ciência garante que há em cada um de nós algo como uma luz invisível aos olhos. Os elementos que compõem essa luz receberam o nome de biofótons. Há fortes evidências de que essa luz interna é afetada por nossas emoções e pensamentos. Emoções negativas como raiva, mágoa, autodepreciação tornam essa luz opaca, mas alegria, paz e gratidão fazem com que essa luz brilhe intensamente.

Neuroplasticidade e a renovação da mente

Agora, traga essa lupa para o seu cérebro. O cérebro, assim como o coração, tem uma incrível capacidade de adaptação chamada de neuroplasticidade. Isso significa que você pode literalmente reprogramar a sua mente. Quando você decide mudar a maneira como pensa e sente, novos caminhos são formados no seu cérebro, permitindo que você veja e viva de maneiras completamente novas.

Ainda mais impressionante é encarar, com sua lupa, o efeito da Palavra e de seus novos pensamentos mudando a maneira como seus genes se expressam. O seu cérebro e corpo respondem ao que você pensa. Se você alimenta sua mente e o seu coração com pensamentos de fé, de gratidão e amor, você literalmente fortalece a sua saúde e influencia o seu futuro. No entanto, pensamentos negativos e estresse acabam por ligar genes que enfraquecem o seu corpo. A Bíblia nos ensina a importância de renovar a nossa mente (Romanos 12:2). E essa renovação não é só espiritual; ela impacta a saúde do seu cérebro e do seu corpo.

Lembre-se de José

Mais uma vez, podemos olhar para José. Sabe o que o manteve firme, mesmo diante dos maiores desafios? A visão que um dia ele recebeu de Deus. A pergunta para você é: quem está te dando a visão que você tem sobre si mesmo? O mundo? Isso precisa parar. Você precisa aprender a contar a história certa para si, uma história alinhada com a visão de Deus para a sua vida.

A comunicação é a chave

Comece por você. Quando eu falo que a comunicação é a chave, não estou falando apenas do que você diz aos outros, mas do que você diz para si mesmo. Se você me disser: “Mas eu não sei fazer isso”, eu te respondo com as palavras de Jesus: “Aprendei de mim”. Esse aprendizado é constante. Eu também não sabia me comunicar bem comigo mesma, mas aprendi com Jesus a me comunicar de um jeito melhor comigo. Eu garanto, você também consegue aprender isso.

Se você está constantemente dizendo a si mesmo que não é bom o suficiente, que vai falhar, você está criando esse futuro. Mas, se começar a dizer que Deus já te deu tudo o que você precisa, que você está em constante aprendizado e crescimento, a sua vida começa a mudar. A história que você conta a si mesmo determina a direção da sua vida. Diga a si mesmo que você é capaz, que está destinado a vencer, e o mundo ao seu redor vai começar a se alinhar com essa verdade.

Assim como José, agora você vai pedir que Deus te dê visão de si mesmo, do seu futuro. Feche os olhos e ore comigo:

“Deus, me dê a visão de quem o Senhor me criou para ser. Ajuda-me a deixar para trás os pensamentos que me limitam, abrindo espaço para me tornar a pessoa que o Senhor sonhou para a minha vida, em nome de Jesus. Amém.”

Abra seu coração

Hoje, o desafio é abrir seu coração de forma completa e intencional. Eu quero que você escreva uma carta a partir da posição do seu “eu do futuro”, como se já tivesse vencido todas as batalhas e estivesse vivendo o propósito de Deus para a sua vida. Essa carta é um exercício de fé e visão. Expresse a sua gratidão a Deus por todas as mudanças e vitórias que Ele já te deu. Fale sobre como, no futuro, você está vivendo uma vida cheia de propósito, ajudando outras pessoas e brilhando com a luz que Deus colocou em você. A transformação que você deseja já está acontecendo agora, enquanto você abre o seu coração.

Um exemplo dessa carta pode ser assim, olha… maravilhosa. Agora é a sua vez de escrever. Não economize nas palavras, deixe o seu coração falar. Dedique-se a trabalhar seu autodiálogo e entenda que é para toda a vida. Insista, insista e insista, porque é pela repetição que o seu novo padrão se tornará consciente e natural.

Resista ao diabo e ele fugirá de vós– Tiago 4:7

Em Cristo, essa persistência te fortalece, renova sua mente e alinha seu coração com a verdade divina. Através da fé e da repetição, você vencerá as mentiras e viverá o propósito que Deus tem para você. Lembre-se, a mudança acontece quando você age sobre aquilo em que acredita. Acredite!

ORAÇÃO

“Senhor, ajuda-me a substituir pensamentos que me limitam pela Tua verdade. Dá-me visão clara do meu potencial em Ti e força para persistir. Renova minha mente e coração, alinha minha vida ao Teu propósito e que eu brilhe com Tua luz nesta Terra. Em Nome de Jesus, amém.”

Deus tem uma visão poderosa para você

Continue firme, resista às mentiras e siga em frente. Agora, dedique-se a dar passos simples e práticos. Comece convidando alguém para ir à igreja com você ou se ofereça para participar do coral, do grupo de evangelismo, ou até mesmo ajudar em algo pequeno. O importante é agir na direção da pessoa que Deus te chamou para ser. Comprometa-se com esses passos e veja como Deus vai te guiar.

Muito obrigada por estar aqui e por fazer parte deste momento. Um super abraço, fique com Deus e até a próxima. Tchau, tchau!

Day 2

About this Plan

Bullying e Rejeição: 3 Dias Para Vencer com Cristo

Esse devocional de 3 dias vai te ajudar a entender que, em meio à dor invisível causada pela rejeição e pelo bullying, Deus está com você. Não se trata de ignorar a dor, mas de encarar a realidade e deixar que o Amor de Deus cure suas feridas.

More