YouVersion Logo
Search Icon

Todos os dias... Um presente novo... 7Sample

Todos os dias... Um presente novo... 7

DAY 7 OF 7

OLHAR PARA O FUTURO!

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. - Jeremias 29.11-12

Um dos maiores e mais conhecidos artistas brasileiros é conhecido como O Aleijadinho, famoso por suas esculturas em madeira e pedra sabão que ornamentam muitos ambientes religiosos em Minas Gerais.

Uma das suas obras mais conhecidas trata-se do conjunto de Profetas, em Congonhas do Campo. Muitos conhecem estas esculturas, mas poucos conhecem os famosos profetas.

Um chamava-se Habacuque, outro, Jeremias, e outro mais, Isaías. Eu gostaria de relembrar, com vocês, alguns pensamentos desses três homens de Deus.

Quinhentos anos antes da era cristã, Habacuque olha para o passado de seu povo, constituído de dificuldades e derrotas, e diz o seguinte: "Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral, nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no SENHOR e me alegrarei no Deus da minha salvação. O SENHOR é a minha força" (Habacuque 3.17-19).

Seguindo o exemplo desse profeta, eu faço o desafio de olharmos para este ano, e pensarmos que, mesmo que não tenha sido bom e produtivo o suficiente ou como eram os nossos sonhos, mesmo que tenhamos passado por derrotas e dificuldades façamos como Habacuque: alegremo-nos e exultemos no Senhor Deus, que se fez homem e que nasceu entre nós para nossa salvação.

Jeremias também experimentou a mesma dor quando olhou para o passado e viu seu povo derrotado pelo inimigo e levado como escravo para uma terra distante; ele chorou e disse: "Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Todavia, lembro-me também daquilo que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã" (Lamentações 3.1-26)

A reta posição assumida por este profeta é altamente encorajadora, pois conhecendo ele a sua realidade passada, encarou o futuro com grande lucidez e muita esperança, agradecendo o grande amor de Deus na certeza de que as Suas misericórdias não teriam fim. E esse grande amor de Deus se manifesta na certeza de que, dia após dia, manhã após manhã, Ele tem renovado sobre nós a sua inesgotável graça.

Da mesma forma nós, se nos lembrarmos de situações difíceis e aterradoras, seguramente poderemos também trazer às nossas mentes, muito mais coisas boas que poderão renovar a nossa esperança.

Finalmente, quero recordar algumas palavras de Isaías, quando, setecentos anos antes de Cristo, olha para o futuro e diz: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”, conforme citado pelo Apóstolo Paulo (I Coríntios 2.9).

Naquele momento Isaías antevia aquilo que Deus já tinha preparado para nós: o nascimento de Jesus Cristo, realidade no início de nossa era, quando Emanuel, Deus Homem, habitou entre nós e a sua glória foi vista por muitos.

Ainda que o passado recente possa não ter sido tão bom, olhemos para o futuro da mesma forma que os profetas o fizeram: alegremo-nos no Deus de nossa salvação, tenhamos esperança por Seu grande amor e cofiemos que coisas maravilhosas, que ninguém nunca ousou imaginar, poderão acontecer em nossas vidas.

Frase Resumo – Basta que o nascimento de Jesus, o Cristo, seja uma realidade em nossas vidas, manifestando-se em nossas famílias, e nosso futuro será brilhante.

Scripture

Day 6

About this Plan

Todos os dias... Um presente novo... 7

Sétima seleção de textos bíblicos e reflexões da série "Todos os dias... Um presente novo!"... Acompanhem todas as seleções, desde a primeira e seja edificado. São testemunhos de vida!

More