YouVersion Logo
Search Icon

Todos os dias... Um presente novo... 7Sample

Todos os dias... Um presente novo... 7

DAY 6 OF 7

SEJA VOCÊ MESMO!

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Salmo 139.23-24

Vamos ler juntos alguns textos do Evangelho de Lucas? Lucas 22.31-34, que trata de Jesus conversando com Pedro, e 22.54-62, que descreve o drama da traição deste homem de Deus.

Digo-lhes: Sejam vocês mesmos diante das circunstâncias da vida, sem fingimento ou hipocrisia. E peçam que Deus os modifique; confesse e não finja! Entendam isso tudo, a partir do que aconteceu com o Apóstolo Pedro.

Observem que Pedro viveu por muito tempo, das aparências; ele não era exatamente quem julgava ser. Como ele sempre teve uma posição de liderança no grupo de discípulos, julgava por isso, ser um cristão acima de qualquer suspeita, e cria ser um apóstolo corajoso e que nunca trairia seu Senhor. Vejam isso no versículo 33, do texto proposto.

Outra evidência é que, Pedro ainda não tivera seu coração convertido... Jesus sabia quem era Pedro, independente de sua postura de líder; vejam isso no versículo 32. Pedro imaginou que poderia prometer ir com Jesus para onde fosse preciso (v. 33), mas no momento mais difícil afrouxou e seguiu-o apenas de longe (versículo 54)!

Uma terceira observação dos fatos, nos mostra que Pedro negou seu Senhor e ouviu o galo cantar. Ele negou Jesus, negando a sua própria afirmação: "Tu és o Cristo de Deus" (Mateus 16.15-16). O galo cantou para ele, mas a verdade é que todos os apóstolos negaram ao Senhor, igualmente (Marcos 14-48-50); todos fugiram!

No final, Pedro cai em si e é levado a ser quem realmente era; e então, chora amargamente. Fato é que, depois de agir em conformidade com sua personalidade, Jesus olha profundamente para ele, o que o constrange a ser quem ele realmente era. Pedro olha para si, vê sua realidade e chora, chora muito.

Precisamos tirar lições á partir do que lemos e fazer perguntas que precisamos responder: Nós vivemos, enganosamente, alguma religiosidade externa e oca? Levamos conosco apenas uma aparência de crentes fieis? Olhando para nossa vida sob a ótica de Cristo, o resultado é bom? Somos coerentes entre o que julgamos ser versus o que fazemos? Quanto à conversão, podemos afirmar que nascemos de novo? O Espírito de Deus nos converteu?

Jesus Cristo nos conhece profundamente: O que ele vê em nossos corações? Nós o seguimos de perto? Como temos nos portado perante os ensinamentos e as ordens inquestionáveis d'Ele?

Eu tenho consciência de que nego ao Senhor muitas vezes e de muitas maneiras? Mas, e finalmente, o galo tem cantado para nós? Ou já nos tornamos surdos para estas realidades e de coração cauterizado? Diante de nossas respostas, temos chorado amargamente?

Bem era isso! Só sendo quem realmente somos, podemos nos tornar nas pessoas que Jesus Cristo quer que sejamos; crentes mais parecidas com Ele mesmo.

Frase Resumo – Sonda-me, ó Deus e conhece o meu coração. Vê se a minha vida o desagrada e dirige meus caminhos!

Scripture

Day 5Day 7

About this Plan

Todos os dias... Um presente novo... 7

Sétima seleção de textos bíblicos e reflexões da série "Todos os dias... Um presente novo!"... Acompanhem todas as seleções, desde a primeira e seja edificado. São testemunhos de vida!

More