Daniel: Céu na TerraSample
Festeje Como se Fosse 539 (a.C.)
Em toda a Bíblia, Deus tem festas e festivais, nas quais as pessoas devem tirar o dia de folga, se reunir, comer alguma coisa, beber alguma coisa, festejar, celebrar e se alegrar no Reino dEle. A palavra em inglês para esses dias, ou feriados, é “holiday” que vem de “holy day”, que quer dizer literalmente “dia santo”, e são dias separados para o Senhor. Neste capítulo, Belsazar tem um feriado falso. Eles estão se reunindo para fazer o que é abominável aos olhos de Deus. Seu avô é Nabucodonosor, que foi um rei poderoso e guerreiro e foi proeminente na história até o capítulo quatro. O pai de Belsazar, Nabonido, era rei, mas estava longe, então esse garoto está assumindo o trono. O papai saiu, então o menino rico e mimado dá uma festa cheia de bebidas em sua casa.
Comentaristas estimam que havia mais de 15 mil pessoas na festa. Era uma festa grande. Duas coisas estão acontecendo: imoralidade sexual com concubinas e bebedeira usando as taças sagradas roubadas do templo de Deus. As duas coisas são vergonhosas e Deus não vai tolerar, então ele aparece escrevendo algo na parede.
Apenas um dedo aparece, não um homem inteiro. Imagine isso. É a maneira de Deus de dizer “isso não é pesado nem difícil para mim.” Deus usa Seu dedo em Êxodo 8 para derrotar toda a nação do Egito. Em Êxodo 31, também, Deus aparece e escreve os 10 Mandamentos com Seu dedo.
Agora esse cara deve estar pensando, “quanto será que eu bebi? Não estou bem.” mas aí ele olha em volta e todo mundo está vendo a mesma coisa. A festa parou, o DJ parou, a dança acabou e todo mundo ficou preocupado.
Novamente, como as gerações anteriores fizeram, Belsazar chama os “sábios”, mas sua avó também fica sabendo. Ela é a rainha, e sugere que Daniel seja chamado. Eles se referem a ele aqui pelo nome de nascimento, porque não importa como o chamem, ele não aceita, ele sabe quem é por sua identidade e por seu relacionamento com Deus. Não importa como outras pessoas lhe chamam. Se Deus diz que você é amado, você é amado. Se Deus diz que você foi perdoado, você foi perdoado. Se Deus diz que você foi purificado, você foi purificado. Se Deus diz que você é salvo, você é salvo. É assim que ele sobrevive à Babilônia. Ele já está com seus 80 anos de idade, então ele trabalha para o rei há muito tempo.
Então Daniel responde e diz ao rei que ele não precisa de dinheiro, poder ou fama. Às vezes as pessoas vão gastar muito dinheiro para que um líder, especialmente um líder religioso ou espiritual, diga o que eles querem ouvir, para que possam justificar o que Deus não aceita. E o que Daniel está dizendo é: “Não estou nessa pelo dinheiro, estou nessa pelo Senhor, não estou procurando emprego.” Ele é um profeta, não um político.
Daniel lê o que está escrito na parede literalmente, e daí vem a frase: Mene, Mene, Tequel e Parsim. Daniel passa logo para a interpretação. Mene: Deus contou os dias do seu reinado e pôs um fim nele, acabou. Foram necessárias gerações para construir um império, foram necessários alguns minutos para Deus derrubá-lo. Tequel: você foi pesado na balança e achado em falta, Deus não está feliz com sua vida. Peres: seu reino foi dividido e entregue aos Medos e aos Persas, duas forças militares unidas contra um inimigo em comum.
Naquela mesma noite, Belsazar foi morto. Agora você pode pensar que Deus está sendo muito crítico, mas 150 anos antes, através do profeta Isaías no capítulo 13, Deus diz que vai levantar os Medos contra eles para tomarem o trono. Não me impressiona que Deus os tenha julgado, me impressiona que Ele esperou 150 anos. Belsazar sabia exatamente o que lhe esperava, e ainda assim não se arrependeu. Assim como seu avô. Assim como seu pai.
Reflexão:
Você encontra mais segurança na sua posição, riqueza ou influência do que em Deus? A quais pecados das gerações passadas você deu continuidade?
Scripture
About this Plan
Neste plano de 12 dias, você vai estudar como a totalidade da história humana gira em torno de Jesus. A ascensão e a queda de cada nação, profeta e político são parte de Seu plano divino para salvar Seus filhos e trazer o Céu para a terra. Daniel é um exemplo de como viver fielmente em um mundo que, às vezes, parece o inferno.
More