YouVersion Logo
Search Icon

Daniel: Céu na TerraSample

Daniel: Céu na Terra

DAY 8 OF 12

Possivelmente o Capítulo Profético Mais Incrível da Bíblia

Gostou de ler sobre os animais no último capítulo? Não se preocupe, tem mais no capítulo 8.

Dessa vez, há um bode e um carneiro que aparecem na visão de Daniel. Ele tem essa visão enquanto está na Babilônia, mas ele vê Susã, que se tornaria a capital da Pérsia algumas centenas de quilômetros dali. Em Susã, ele vê um carneiro. De acordo com a visão, a Babilônia, nação mais poderosa da história do mundo, veria um império com dois chifres, ou dois reis e reinos, se levantando. Historicamente, esse é o Império Medo-Persa. O motivo de um chifre ser mais longo que o outro é que o Império Persa cresceu mais, ficou mais forte e acabou absorvendo o Império Medo. Deus se importa com esses impérios porque a ascensão e a queda deles afetaria o povo dEle, os israelitas, e permitiria que eles voltassem para casa, para Israel, e que Jesus nascesse lá.

Daniel recebe essa revelação de Deus, mas não entende completamente, porque precisa ser interpretada. Até Daniel, que havia interpretado muitos sonhos para reis da terra, não entende esse. Não se sinta mal se você às vezes não entende o que lê na Bíblia. Deus falou com Daniel e Daniel respondeu, “não entendi.” Deus enviou, para ele, um professor, chamado Gabriel, um dos dois anjos cujos nomes são mencionados na Bíblia. Para nós, Deus envia o Espírito Santo para nos ajudar a interpretar Sua Palavra, que é uma vantagem incrível de acreditar em Jesus Cristo.

A seguir, na visão, algo que parece um homem aparece. Provavelmente era Jesus aparecendo como homem em uma forma que chamamos de pré-encarnado, ou antes de Ele nascer na história humana.

Por último há um bode, mas não é um bode comum, e representa o rei da Grécia. Quando a Grécia se estabelece, o povo consulta um vidente, e ouvem essa visão: encontrem um bode, sigam o bode, e onde o bode se deitar, construam a cidade ali. Eles seguiram o bode, e eventualmente o bode se deitou e eles chamaram aquela cidade de Agia, a cidade do bode. Isso acontece 200 anos depois da profecia deste capítulo.

Alexandre, O Grande levou a Grécia a se tornar um grande império e, de acordo com o historiador Josefo, ele teve um sonho, ou uma visão, em que um homem que ele não conhecia aparecia para ele vestindo roxo, que era a cor da realeza. Esse homem lhe disse: "É hora de você reunir seu exército, marchar contra a Pérsia. A hora de realizar o desejo de seu pai e cumprir seu destino chegou." Ele não sabia quem era, ou de onde isso tinha vindo, mas presumiu que era uma revelação divina. Ele eventualmente conquistou a nação de Israel. No começo de Daniel, foi exatamente o que os babilônios fizeram. Eles destruíram a adoração a Deus e escravizaram o povo de Deus. Temendo que a história se repetisse, o sumo sacerdote decidiu receber Alexandre, O Grande, e honrá-lo com respeito. Ele disse aos adoradores que vestissem branco, a cor da adoração, que usamos em nossas celebrações, para mostrar que Deus perdoa nosso pecado, nos limpa e nos purifica aos olhos dEle. Tudo isso está prenunciando a vinda de Jesus, o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. O sumo sacerdote foi se vestir e escolheu vestir roxo. O sumo sacerdote, vestindo roxo, sai com os adoradores vestindo branco. Aí vem o poderoso rei Alexandre, o conquistador. Ao vê-los, ele para e fica perplexo. Ele diz: “Você é o homem que eu vi em meu sonho. Era o seu rosto, sua voz e você vestia roxo.”

Alexandre, O Grande, então se juntou ao sumo sacerdote e ofereceram um sacrifício de louvor ao Deus da Bíblia, o Senhor Jesus Cristo. Nós não sabemos se ele se converteu, ou só honrou a Deus. Mas agora ele tinha um senso de destino divino. Como resultado de tudo isso, Alexandre não proibiu o judaísmo, para que o povo de Deus continuasse a prosperar.

Tudo isso está levando ao Império Romano. O Império Romano foi o maior e mais poderoso império da história do mundo. Foi aí que Jesus veio. O império tinha um sistema de rodovias e um idioma comum, então Jesus Cristo veio na plenitude do tempo, em cumprimento da profecia, para que Ele pudesse chegar no tempo e as notícias da Sua ressurreição pudessem se espalhar em uma só língua, nas rodovias que os romanos construíram para expandir seu império. Deus está nos detalhes. Deus vai até fazer com que uma nação pavimente uma estrada, se as pessoas andarem nela para contar aos outros sobre Seu Filho.

Por último vem o chifre pequeno. Essa é a mesma figura demoníaca, satânica e má de Daniel 7. A moral da história é que Satanás quer começar pequeno. Só um pecadinho, só uma brechinha, só uma mentirinha do bem, só um segredinho. Ele começa pequeno e termina grande, e é tudo uma guerra.

Quando você ouvir a linguagem das estrelas na Bíblia, ela costuma se referir ao mundo invisível, aos anjos e outros seres divinos. Aqui, o anticristo não está prejudicando apenas o povo de Deus, ele também está lutando contra as tropas celestiais, ou as estrelas. O povo judeu eventualmente começou uma festa chamada Hanucá, o festival das luzes, para indicar que as luzes haviam se acendido de novo e que Jesus, a Luz do Mundo, era bem vindo ali.

Reflexão:

Como está sua mente? Está impressionado? O que chama sua atenção nesse capítulo e como isso valida sua confiança na Bíblia?

Scripture

Day 7Day 9

About this Plan

Daniel: Céu na Terra

Neste plano de 12 dias, você vai estudar como a totalidade da história humana gira em torno de Jesus. A ascensão e a queda de cada nação, profeta e político são parte de Seu plano divino para salvar Seus filhos e trazer o Céu para a terra. Daniel é um exemplo de como viver fielmente em um mundo que, às vezes, parece o inferno.

More