Daniel: Céu na TerraSample
Deus está no Controle de Quem está no Controle
Em Daniel capítulo 2, a trama se complica porque o rei ímpio Nabucodonosor tem um sonho. Seu espírito ficou atribulado e ele não entendeu o significado do sonho, então ele chamou conselheiros espirituais que tentaram interpretá-lo. Esses homens não sabem muito e não conseguem descobrir também, e chegam até a dizer que só Deus ou um homem de Deus poderia interpretar.
Isso irrita tanto o rei que ele quer executar todos os “sábios” da região. O que aprendemos aqui é que até o homem mais poderoso da terra e seus “sábios” não conseguem manipular Deus para conseguirem o que querem. A grande ideia é esta: não fique surpreso quando as pessoas não entenderem a Bíblia, não gostarem da Bíblia, ou não compreenderem o sentido da Bíblia, porque o que não é de Deus não pode interpretar o que vem do Espírito Santo. É aí que você precisa que o Espírito de Deus em você interprete as Escrituras que Ele escreveu. Se uma revelação vem de Deus, somente o Espírito de Deus pode interpretá-la.
Daniel descobre sobre o sonho e o decreto de matar todos os sábios e imediatamente conta para seus amigos tementes a Deus e começa a orar. A partir disso, vemos que ele tem um grupo que o ajuda em suas crises, e que ele tem uma vida de oração incrível. Oração é como nós reconhecemos que Ele vê o que nós não vemos, sabe o que nós não sabemos e pode nos ensinar a obedecê-lo e suportar nossas batalhas, nesse caso, na Babilônia. Muitas vezes, a urgência e a crise servem de combustível para a oração. Quando há uma crise, você ora diferente.
A primeira reação de Daniel quando Deus revelou a interpretação do sonho foi adorar. Isso é memorável. Ele tem muitas razões para reclamar e temer, mas foca no caráter de Deus. Quando Daniel se apresenta diante do rei, o que o fez poder chegar ali foi ter se ajoelhado diante do Rei dos Rei. Todo mundo entra na sala do trono e se ajoelha para adorar ao rei, mas ele não fica impressionado com a falsificação e não se ajoelha diante do rei falsificado; ele fica de pé porque já se ajoelhou diante do verdadeiro Rei. É aí que sua vida de oração define o resto da sua vida e, na minha experiência, a revelação divina de Deus vem no contexto de oração e adoração.
Em seguida vem a profecia. Isso pode surpreender você, mas quando a Bíblia foi escrita, 20% dela era naturalmente profético. Isso é único do nosso Livro Sagrado, e vemos um exemplo aqui com a estátua que Deus revela a Nabucodonosor. Seu sonho e a visão de Daniel eram essa pessoa gigante e poderosa que representa uma sucessão de reinos terrenos. Nabucodonosor olhou e viu sua cabeça no topo, que Daniel interpretou como sendo o reino de ouro da Babilônia, ouro roubado do templo de Israel. Depois vem a sucessão de impérios: Babilônico, Medo-Persa, Grego e Romano. Depois dele vem o Império Medo-Persa. Este é representado pelo peito e braços de prata. A conquista da Babilônia e do Império Babilônico é relatada em Ester. Depois disso vem o Império Grego, que foi trazido à existência históricamente por Alexandre, O Grande. Quando ele marchava para a guerra, os peitorais dos seus soldados, as suas espadas, os seus escudos e os seus capacetes eram feitos de bronze. Por último, o Império Romano foi a nação mais poderosa da Terra no seu tempo. Assim como a analogia do ferro e do barro não se misturando bem, esse império expandiu mas eventualmente tinha um domínio geográfico tão extenso, com tanta disparidade, que entrou em colapso. Esse é o império sob o qual Jesus nasce. A interpretação de Daniel do sonho de Nabucodonosor revelou que os reinos terrenos virão e passarão, mas o Reino de Deus jamais terá fim.
Reflexão:
Quando você acha que ouviu o Senhor, como você discerne? Como você pode aumentar conselhos sábios, orações e louvores em sua vida?
Scripture
About this Plan
Neste plano de 12 dias, você vai estudar como a totalidade da história humana gira em torno de Jesus. A ascensão e a queda de cada nação, profeta e político são parte de Seu plano divino para salvar Seus filhos e trazer o Céu para a terra. Daniel é um exemplo de como viver fielmente em um mundo que, às vezes, parece o inferno.
More